Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?

Engenharia 360
por João Paulo Pinzon
| 01/06/2020 3 min

Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?

por João Paulo Pinzon | 01/06/2020
Copiado!

Todo vestibulando sempre tem que decidir qual universidade cursar a tão sonhada profissão. Para nós engenheiros não é diferente, uma vez que o curso de engenharia faz com que seja preciso analisar diversos parâmetros nas faculdades  para conseguirmos determinar qual faculdade almejar e prestar vestibular. 

O que deve-se levar em consideração 

O Brasil hoje tem mais 2,4 mil instituições de ensino superior, o que leva o estudante a procurar saber mais sobre cada uma das principais escolas superiores antes de entrarem. Aquele que opta em fazer engenharia, seja qual for das mais de 39 engenharias existentes, deve se ater a algumas competências na escolha da faculdade para que não se arrependa no futuro.

A primeira competência seria a qualidade do ensino, sendo uma das mais importantes, seja para engenharia ou quaisquer outro curso. A importância desta característica deve-se à quantidade de conhecimento que a universidade te proporciona. Sabemos que hoje em dia o conhecimento é a principal ferramenta para o sucesso e escolher uma faculdade que tem um ensino de alta qualidade é de suma importância. 

O curso de engenharia é extremamente dependente do mercado de trabalho, o que nos leva a considerar na escolha a avaliação de mercado da universidade. Existem instituições que elaboram projetos, secretarias ou até mesmo parcerias com empresas, objetivando uma adequação dos alunos no mercado de trabalho, logo uma universidade com uma boa avaliação neste quesito é sempre uma alternativa vantajosa para o profissional.

inovação
Optar por uma universidade que investe em inovação permite aos graduandos um conhecimento vantajoso perante ao atual mercado.

Por último, mas não menos importante, é a inovação e infraestrutura da universidade. O curso de engenharia é sempre muito ligado à inovação, o que cobra do profissional, até mesmo depois de formado, estar sempre ligado nas tendências tecnológicas que surgem no mercado. A inovação é peça fundamental dos empreendedores atuais e do futuro, e nós sabemos o quão importante é empreendedorismo na vida de um engenheiro. Ter uma universidade que te oferece uma infraestrutura boa conjunta com inovação fará de seus alunos grandes visionários

usp
Das 2,4 mil instituições existente, a USP por anos é considerada uma das melhores universidades do país. Foto: Divulgação/USP

Melhores universidades de cada curso

Seguindo o ranking de cursos de graduação, disponibilizado todos os anos pela Folha de S. Paulo, o RUF, estarei mostrando a vocês as universidades mais bem avaliadas perante a cada curso de engenharia. 

Engenharia Ambiental 

1° USP e UFMG (apresentam a mesma pontuação)

2° UNICAMP

3° UFRJ

4° UFSC

Engenharia Civil

1° USP 

2° UNICAMP

3° UFRJ

4° UFMG

Engenharia de Controle e Automação 

1° UNICAMP

2° UFMG

3° UFSC

4° UFRGS

Engenharia de Produção 

1° USP

2° UFSC

3° UFMG

4° UNICAMP

Engenharia Elétrica 

1° USP

2° UNICAMP

3° UFMG

4° UFRGS

Engenharia Mecânica 

1° USP

2° UNICAMP

3° UFMG

4° UFRJ

Engenharia Química 

1°  USP

2° UNICAMP

3° UFMG

4° UFRJ

Leia também: Confira a lista das melhores universidades do mundo

Você já escolheu ou vai escolher sua universidade e seu curso? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

João Paulo Pinzon

Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.

Comentários