Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Projetos: 3DEXPERIENCE CATIA Design 2022 e as novas necessidades da Indústria Atual e Indústria 4.0

por Redação 360 | 04/02/2022

Quando uma empresa pensa em criar um novo produto, ela deve focar não apenas em desenvolver um projeto atraente, que dê alto retorno financeiro. O lado do cliente também é importante! E o que ele deseja é viver uma boa experiência e ter emoções positivas com esta compra. Daí vem a obrigação dos empresários de buscar entender seus clientes e de ter perspicácia para abordar problemas relacionados ao que o próprio mercado exige, como apresentar soluções mais inteligentes e sustentáveis. Isso é Engenharia – e ela pode ser feita dentro do CATIA (ver a seguir)!

Aliás, sabia que o design de produtos pode mudar o comportamento das pessoas, tipo ações de compra e até consumo? Ou seja, você, como projetista, pode atrair todo o tipo de clientes para os seus projetos. Então, diga: gostaria de focar em qual perfil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Novas ferramentas digitais

Pode-se dizer que, basicamente, é impossível os profissionais da área da Engenharia conseguirem, hoje, sem ajuda, desenvolver projetos neste nível de qualidade como descrevemos antes. Para isso, eles podem contar com ferramentas digitais. E a maioria daquelas que existem hoje no mercado apresentam um impressionante valor agregado. Elas permitem facilmente que os engenheiros e outros projetistas consigam realizar trabalhos ricos de detalhes, precisão e confiabilidade, inclusive baseados em simulações 3D. Veja um exemplo a seguir!

3dEXPERIENCE
Imagem reproduzida de Leander Borges em YouTube

Conhecendo o CATIA

Aqui, no Engenharia 360, já citamos várias vezes as vantagens da plataforma 3DEXPERIENCE desenvolvida pela francesa Dassault Systèmes. Pois bem, existe um produto que podemos testar dentro dessa plataforma, que é o CATIA. Muito mais que uma ferramenta CAD 3D, trata-se de um software para projetos de Engenharia pensado para auxiliar os desenvolvedores de modelos de produtos 3D e inovação.

3dEXPERIENCE
Imagem reproduzida de Süleyman Murat AK em YouTube

Usos em Engenharia

O CATIA é usado por importantes organizações para o desenvolvimento de produtos de uso cotidiano ou que atendem necessidades específicas da indústria. Por exemplo, na área de Engenharia de Sistemas e Computação, Mecânica, Modelagem de Superfícies, equipamentos e sistemas de tubulações, de elétricos, e mais.

Vale dizer que o CATIA, conectado à plataforma 3DEXPERIENCE, fornece um ambiente para projeto colaborativo – em design social, com fonte acessada por meio de painéis 3D -, além de uma experiência intuitiva em simulação. Também que é facilmente integrada com produtos e processos existentes. Isso permite que várias disciplinas aproveitem aplicativos especializados poderosos e integrados em todas as fases do processo de desenvolvimento do produto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, uma das simulações possíveis dentro do CATIA é pelo Método de Elementos Finitos para cálculos estruturais.

3dEXPERIENCE
Imagem reproduzida de Dassault Systèmes CATIA – AMD
3dEXPERIENCE
Imagem reproduzida de T-Systems

Diferencial

Um dos recursos mais incríveis do CATIA inclui esforços naturais 3D, divisão e modelagem de superfícies, engenharia reversa e impressão 3D. Os usuários não vão apenas desenhar produtos, mas testá-los dentro do contexto que será utilizado na vida real. Esse modo de pensar e projetar é revolucionário e traz uma vantagem competitiva para as empresas dentro da Indústria Atual e Indústria 4.0.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.