Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia Civil x Arquitetura: qual escolher?

por Larissa Fereguetti |
Copiado!

A velha guerrinha entre Engenharia Civil x Arquitetura é muito comum, principalmente durante a faculdade. Porém, a verdade é que esses profissionais precisam trabalhar em sintonia. Inclusive, por normalmente trabalharem juntos em projetos, chega a ser difícil escolher entre as duas na hora de decidir qual carreira seguir. Para ajudar na escolha, mostramos alguns pontos das profissões.

Engenharia Civil

O Engenheiro Civil é responsável pelo projeto, gerenciamento e execução de obras diversas (desde casas até pontes, estradas e barragens). Na área de construção civil, precisa garantir a segurança e a estabilidade da obra.

Para ingressar em um curso de Engenharia Civil não é preciso amar cálculo e física, mas você precisa pelo menos tolerar essas disciplinas, visto que é provável que elas sejam parte do seu dia a dia depois de formado (a não ser que você opte por uma área mais de gestão, mas nem sempre dá para escapar).

homem e mulher analisando planta baixa, representando engenharia civil x arquitetura
Imagem: forumdaconstrucao.com.br

A matriz curricular envolve, além de muito cálculo e física de forma bruta, muitas disciplinas em que esses conteúdos são aplicados, como estruturas, hidráulica, concreto armado, resistência dos materiais e mais. Matérias que fogem um pouco das exatas também fazem parte da grade, como Sociologia, Administração e Economia, mas elas não são maioria. A duração do curso é, normalmente, de 5 anos.

Arquitetura

Na Arquitetura (ou Arquitetura e Urbanismo), o profissional possui uma formação voltada para o projeto de espaços internos e externos, considerando vários fatores, com aspectos culturais, funcionais, meio ambiente, sociedade, estética e mais. Assim, é um curso que envolve exatas, mas que é bem mais voltado para a parte humana que a Engenharia Civil.

A grade curricular possui disciplinas como urbanismo, diferentes projetos, topografia, desenho técnico, História, Sociologia e mais. Isso faz com que o aluno precise ter um pouquinho de afinidade com várias áreas (ou pelo menos com a maioria delas). A duração do curso é, normalmente, de 5 anos.

imagem ilustrativa de projeto arquitetônico feito por arquiteto ilustrando engenharia civil x arquitetura
Imagem: guiadoestudante.abril.com.br

O profissional pode atuar tanto na área de interiores como exteriores, na parte de planejamento urbano, arquitetura industrial, restauração, paisagismo e mais. Nas obras, trabalha em parceria com vários engenheiros e designers.

Engenharia Civil x Arquitetura

Assim, é fácil perceber que, enquanto a Engenharia Civil é mais voltada para a área de exatas (com cálculos, físicas e derivados que não acabam mais), a Arquitetura possui um lado mais voltado para a parte humana.

No quesito área de atuação em obras e projetos de construção, o arquiteto é responsável pela parte de design de projeto, enquanto o engenheiro fica com a parte de fazer os cálculos necessários para que o projeto se torne real. Ou seja, o arquiteto coloca no papel o desejo do cliente e o engenheiro fica com a parte da infraestrutura.

Porém, apesar de parecerem profissões isoladas, o arquiteto e o engenheiro precisam ter diálogo, trabalhar juntos e estabelecer os elementos do projeto em harmonia. Não há essa história de uma profissão melhor que a outra ou de um profissional ser melhor por ficar com a parte mais difícil. Ainda, se algo deu errado, normalmente não é culpa do engenheiro ou do arquiteto isoladamente (nem do pobre coitado do estagiário!), o problema é de responsabilidade de toda a equipe.

Referências: Guia do Estudante; Uceff.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários