Engenharia 360

Engenharia Aeronáutica: cuidado das aeronaves e atividades aeroespaciais

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min
Imagem reprodução de UniSant’Anna

Engenharia Aeronáutica: cuidado das aeronaves e atividades aeroespaciais

por Redação 360 | 24/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Imagem reprodução de UniSant’Anna
Engenharia 360

Imagine poder projetar, construir e fazer a manutenção preventiva, além de reparos e inspeções periódicas das estruturas de aviões, helicópteros, foguetes, satélites e naves espaciais. Estas são atividades de um engenheiro aeronáutico, que também cuida, no seu dia a dia, de equipamentos e sistemas de voo, gerenciamento de obras e infraestrutura aeronáutica, planejamento construtivo de aeroportos, além de planejamento e fiscalização de linhas aéreas. Saiba mais sobre tudo que envolve a Engenharia Aeronáutica no texto a seguir!

Engenharia Aeronáutica
Imagem reprodução de JC Concursos

Melhores oportunidades de trabalho para um engenheiro aeronáutico

Hoje em dia, ainda é a melhor oportunidade para quem se forma em Engenharia Aeronáutica, lidar com projeto, construção e manutenção de aeronaves, além de seus sistemas. Claro que, com o avanço da nova corrida espacial, também abriram cada vez mais vagas no setor espacial - sobretudo dentro de órgãos de pesquisa científica. Lembrando também que o Brasil precisa trabalhar mais com as suas próprias pesquisas dentro de institutos, como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia Aeronáutica
Imagem reprodução de Senge-CE

Entrada no mercado de trabalho para formados em Engenharia Aeronáutica

O universitário em Engenharia Aeronáutica fará uma trajetória de, no mínimo, cinco anos antes de se formar. Durante este tempo, ele estudará noções básicas de física, química, matemática e cálculo - podendo depois ainda escolher uma especialização. Na faculdade, lhe serão passadas informações sobre aeronáutica, aerodinâmica, estruturas, mecânica de voo, projeto e manutenção de aeronaves. Além disso, sistemas térmicos, dinâmica de fluidos, processos de fabricação, projetos de máquinas e ciência dos materiais - assuntos que, aliás, também são vistos em Engenharia Civil, mas com um foco diferente.

Engenharia Aeronáutica
Imagem reprodução de AEROIN

Sim, é obrigatório fazer estágio, fazer trabalho de conclusão e, após a colação de grau, fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) se quiser exercer a profissão. Já quando estiver na ativa, o engenheiro aeronáutico poderá fazer muitas coisas bacanas, entre elas:

  • projetar e construir foguetes e satélites;
  • determinar estruturas de acordo com a trajetória a ser percorrida e as condições de estabilidade durante o voo;
  • realizar manutenção das estruturas, dos sistemas e equipamentos de aeronaves;
  • desenhar componentes de aviões, helicópteros, planadores, e mais;
  • fazer cálculos de aerodinâmica das fuselagens;
  • fazer cálculos de tensões;
  • definir materiais empregados nas fabricações;
  • executar ensaios e testes;
  • trabalhar com motores, instrumentos de controle e sensores;
  • definir especificações de mecanismos de controle de trem de pouso, alimentação de combustível, pressurização e temperatura de cabine;
  • e mais.

E você, gostou de saber sobre a Engenharia Aeronáutica? Sabe mais coisas bacanas que um profissional desta área faz? Comente na aba de descrição!

Veja Também: A Engenharia Eletromagnética e o uso da 3DEXPERIENCE Works Simulation

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo