Imagine poder projetar, construir e fazer a manutenção preventiva, além de reparos e inspeções periódicas das estruturas de aviões, helicópteros, foguetes, satélites e naves espaciais. Estas são atividades de um engenheiro aeronáutico, que também cuida, no seu dia a dia, de equipamentos e sistemas de voo, gerenciamento de obras e infraestrutura aeronáutica, planejamento construtivo de aeroportos, além de planejamento e fiscalização de linhas aéreas. Saiba mais sobre tudo que envolve a Engenharia Aeronáutica no texto a seguir!

Melhores oportunidades de trabalho para um engenheiro aeronáutico
Hoje em dia, ainda é a melhor oportunidade para quem se forma em Engenharia Aeronáutica, lidar com projeto, construção e manutenção de aeronaves, além de seus sistemas. Claro que, com o avanço da nova corrida espacial, também abriram cada vez mais vagas no setor espacial – sobretudo dentro de órgãos de pesquisa científica. Lembrando também que o Brasil precisa trabalhar mais com as suas próprias pesquisas dentro de institutos, como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Entrada no mercado de trabalho para formados em Engenharia Aeronáutica
O universitário em Engenharia Aeronáutica fará uma trajetória de, no mínimo, cinco anos antes de se formar. Durante este tempo, ele estudará noções básicas de física, química, matemática e cálculo – podendo depois ainda escolher uma especialização. Na faculdade, lhe serão passadas informações sobre aeronáutica, aerodinâmica, estruturas, mecânica de voo, projeto e manutenção de aeronaves. Além disso, sistemas térmicos, dinâmica de fluidos, processos de fabricação, projetos de máquinas e ciência dos materiais – assuntos que, aliás, também são vistos em Engenharia Civil, mas com um foco diferente.

Sim, é obrigatório fazer estágio, fazer trabalho de conclusão e, após a colação de grau, fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) se quiser exercer a profissão. Já quando estiver na ativa, o engenheiro aeronáutico poderá fazer muitas coisas bacanas, entre elas:
Leia Mais
- projetar e construir foguetes e satélites;
- determinar estruturas de acordo com a trajetória a ser percorrida e as condições de estabilidade durante o voo;
- realizar manutenção das estruturas, dos sistemas e equipamentos de aeronaves;
- desenhar componentes de aviões, helicópteros, planadores, e mais;
- fazer cálculos de aerodinâmica das fuselagens;
- fazer cálculos de tensões;
- definir materiais empregados nas fabricações;
- executar ensaios e testes;
- trabalhar com motores, instrumentos de controle e sensores;
- definir especificações de mecanismos de controle de trem de pouso, alimentação de combustível, pressurização e temperatura de cabine;
- e mais.
E você, gostou de saber sobre a Engenharia Aeronáutica? Sabe mais coisas bacanas que um profissional desta área faz? Comente na aba de descrição!
Veja Também: A Engenharia Eletromagnética e o uso da 3DEXPERIENCE Works Simulation
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
