Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 05/09/2016 2 min
Engenharia 360

Como se preparar para o mercado de trabalho?

por Engenharia 360 | 05/09/2016
Copiado!

Vamos combinar: todo mundo sonha em conseguir terminar a faculdade já empregado, mas conseguir emprego com pouca experiência é difícil, certo? Mais ou menos.
O processo de se preparar para o mercado começa logo no primeiro semestre do curso. Isso, claro, se você for um aluno ativo, que saiba aproveitar as oportunidades e atividades da faculdade. Grandes instituições proporcionam uma série de experiências além das aulas, como a possibilidade de intercâmbio, estágios, estágios de férias e até mesmo a chance de participar de empresas juniores. Sabendo tirar proveito dessa estrutura, o aluno – que também é um profissional em desenvolvimento – consegue adquirir experiência, maturidade, controlar a ansiedade e, claro, estar mais preparado.

Um bom currículo concilia formação acadêmica com a personalidade do profissional. Por isso, atividades extracurriculares são bem importantes e permitem que – quando faltar experiência profissional – o recrutador perceba a iniciativa do aluno e sua capacidade de se adaptar às mudanças e resolver problemas.
Também nada adianta ter um currículo extenso, se faltar personalidade. Tanto que os recrutadores apontam que é preciso coerência entre o documento e o candidato. Segundo eles, a vontade de aprender dos estudantes não passa despercebida pelos empregadores e uma das características que eles mais procuram é dedicação.
Ao sair da zona de conforto, participar de áreas distintas, acumular diferentes atividades e aproveitar o networking que a faculdade promove (sabia que tem aluno que conseguiu estágio depois de um happy hour promovido pelo Insper?), você consegue ter um currículo atraente para os empregadores. Por isso, aproveite o tempo de curso para experimentar e adquirir bagagem para ter uma visão certeira do que você gosta e do que deseja seguir. O resto é consequência.
luca_insper
 

E se você ainda não sabe que área quer seguir?

Nem sempre você começa o curso já sabendo qual área vai seguir, mas essas vivências promovidas pela faculdade ajudam a dar um norte (sabia que o Insper conta com um núcleo de carreiras e mais de 4 mil empresas parceiras, que permitem que você descubra qual mais combina com o seu perfil, cultura e valor?). Quanto mais curioso o aluno for, mais fácil será a escolha.
Em suma, se preparar para o mercado de trabalho é uma soma de iniciativas e todas elas dependem de você. Saiba aproveitar cada oportunidade (e busque uma instituição que te dê respaldo para tal). Boa sorte, engenheiro!
 

Copiado!

Comentários