Você tem notado que a sua conta de luz não altera o valor, por mais que você esteja consumindo mais (ou menos)? Nós vamos te explicar o motivo!
Diversas empresas modificaram sua forma de estabelecer preços por seus serviços durante a pandemia, está sendo assim em diversos setores, e não seria diferente no nosso setor de energia.
Como é feita a medição do consumo?
Atualmente a medição do consumo é realizada através de um relógio que pode ser ciclométrico ou analógico (de ponteiro) e o valor da leitura é medido pela distribuidora;
Depois, o valor de consumo medido é multiplicado à tarifa e aos impostos vigentes em cada estado, gerando a sua conta de luz (que contém os valores de consumo, tarifas e impostos de forma detalhada).
Prezando pela saúde de seus funcionários, a empresa Enel suspendeu as medições durante o período de isolamento e possibilitou ao seus clientes uma nova função: a autoleitura. Isso significa que você mesmo pode fazer a leitura da sua conta.
Caso o cliente da Enel ache que é preciso realizar uma outra leitura, e que o valor médio não é suficiente, existe a possibilidade de tirar uma foto do relógio e colocar a foto no site.
Mas não pode esquecer: a autoleitura fica disponível apenas durante o período em que a distribuidora faz a medida na sua residência. Então se você vai usar este recurso, entre no site da ENEL para saber em que período enviar a foto do seu consumo.
O que você pensa sobre isto? Para você vale a pena realizar a autoleitura? Conta para a gente nos comentários!
Leia também: