Engenharia 360

ENEL realiza consumo médio de energia durante a pandemia: aprenda a fazer a medição

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 29/05/2020 | Atualizado em 18/04/2021 2 min

ENEL realiza consumo médio de energia durante a pandemia: aprenda a fazer a medição

por Beatriz Zanut Barros | 29/05/2020 | Atualizado em 18/04/2021
Engenharia 360

Você tem notado que a sua conta de luz não altera o valor, por mais que você esteja consumindo mais (ou menos)? Nós vamos te explicar o motivo!

Diversas empresas modificaram sua forma de estabelecer preços por seus serviços durante a pandemia, está sendo assim em diversos setores, e não seria diferente no nosso setor de energia.

Como é feita a medição do consumo?

Atualmente a medição do consumo é realizada através de um relógio que pode ser ciclométrico ou analógico (de ponteiro) e o valor da leitura é medido pela distribuidora;

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Depois, o valor de consumo medido é multiplicado à tarifa e aos impostos vigentes em cada estado, gerando a sua conta de luz (que contém os valores de consumo, tarifas e impostos de forma detalhada).

Medidor de Energia Elétrica
Medidor de Energia Elétrica (Fonte: Poder Elétrica)

Prezando pela saúde de seus funcionários, a empresa Enel suspendeu as medições durante o período de isolamento e possibilitou ao seus clientes uma nova função: a autoleitura. Isso significa que você mesmo pode fazer a leitura da sua conta.

Caso o cliente da Enel ache que é preciso realizar uma outra leitura, e que o valor médio não é suficiente, existe a possibilidade de tirar uma foto do relógio e colocar a foto no site.

Imagem do site da ENEL em que mostra onde é feita a autoleitura
Imagem do site da ENEL em que mostra onde é feita a autoleitura

Mas não pode esquecer: a autoleitura fica disponível apenas durante o período em que a distribuidora faz a medida na sua residência. Então se você vai usar este recurso, entre no site da ENEL para saber em que período enviar a foto do seu consumo.

O que você pensa sobre isto? Para você vale a pena realizar a autoleitura? Conta para a gente nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo