Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Qual a diferença entre empresário e empreendedor?

por Júlia Sott | 20/05/2020
Copiado!

Empresário e empreendedor são palavras que geralmente são associadas à mesma coisa, mas na prática esses perfis não são os mesmos! Mas quais são essas diferenças? Vamos tirar essa dúvida juntos!

Empresário:

Primeiramente, o termo “empresário” é o nome de uma profissão. É a pessoa, física ou jurídica, que tem como função produzir e gerenciar bens e serviços ao mercado. O objetivo dela é gerar crescimento e lucratividade à empresa.

reunião de dois homens e tres mulheres com negros e brancos empresário empreendedor

O empresário precisa ter habilidades com técnicas administrativas, controle financeiro, marketing, planejamento, gestão de pessoas, vendas e etc. Ele também precisa ter vontade de resolver os problemas das pessoas e capacidade de adaptação às mudanças de cenário no mercado.

Contudo, quando as empresas começam a ficar estagnadas, sem perspectiva de crescimento e sem vontade de inovar, entra a necessidade de profissionais com espírito empreendedor.

Empreendedor:

Sim, empreendedor nem sempre é uma profissão. Esse termo está mais ligado a um comportamento, a um mindset. O empreendedor não precisa necessariamente abrir um negócio, pois ele está mais ligado à identificação de oportunidades, criatividade e muita vontade de agregar valor com inovação.

Uma pessoa empreendedora traz consigo muita motivação. Ela assume riscos e está sempre buscando novas informações e soluções para o empreendimento. Ela tem uma visão de futuro, conhecimento e apreço por sua área de atuação e está sempre construindo sua rede de contatos, hoje chamada de networking, como auxílio em sua busca de sucesso.

mulher empreendedora
Imagem: piauihoje.com

Esse perfil empreendedor é muito valorizado, visto que com a alta concorrência do mercado, a inovação e a criatividade são essenciais para que os empreendimentos se destaquem.

A união faz a força

Agora que ficou claro a diferença das duas palavras, vamos destacar a importância dessas duas funções juntas. Para que haja sucesso dentro de uma empresa, o ideal é que ela tenha empresários e empreendedores.

A união de ideias, soluções criativas e inovadoras que o empreendedor traz, junto da figura do empresário, que mantem os processos internos otimizados e perpetua os negócios no mercado, aumentam as chances de consolidação do negócio e a possibilidade de destaque de forma significativa!

E aí? Seu perfil é mais de empresário ou empreendedor? Conte para a gente nos comentários ou no instagram do Engenharia 360!

Leia também Engenheiras empreendedoras: 4 exemplos pra você se inspirar!

Fontes: Revista Exame; Instituto Brasileiro de Coaching – IBC;

Copiado!
Engenharia 360

Júlia Sott

Engenheira Civil formada em 2019 pela UNIJUÍ e atualmente em busca de um trainee (até rimou). Após a formatura embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano. Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.

Comentários