Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Empresa lança bicicleta com pneus da NASA ultra resistentes que não furam

por Clara Ribeiro | 12/05/2021

A startup SMART, localizada na Califórnia, lançou uma bicicleta com pneus da NASA que não furam, oferecendo uma resistência máxima. Saiba+!

Por conta das mudanças climáticas cada vez mais acentuadas e o acirramento do Aquecimento Global, milhões de pessoas buscam meios de transportes sustentáveis, como é o caso da bicicleta lançada recentemente pela NASA.

E quem curte andar de bike sabe que um pneu furado pode atrapalhar bastante a rotina. Por isso, a startup SMART, localizada na Califórnia, lançou uma bicicleta com pneus da NASA que não furam, oferecendo uma resistência máxima. 

NASA
Imagem extraída de
Inhabitat

De acordo com os desenvolvedores da bicicleta com pneus da NASA, mesmo o protótipo tendo sido desenvolvido com um aro de alumínio, o pneu está envolvido em um material de borracha e poliuretano. Desse modo, nenhum metal está em contato direto com o solo. 

Segundo a startup, a invenção pode render frutos surpreendentes: “Sabemos que estamos a poucos anos de um produto que está pronto para revolucionar toda a indústria automotiva, em escala global”. 

O pneu, batizado de METL, possui um material extremamente leve e superelástico conhecido como NiTinol+. Aliás, mesmo quando dobrado de maneira instantânea, ele consegue voltar ao formato original. Por isso, não precisa de ar para conseguir rodar, pois o material é elástico como borracha e mais forte comparado ao titânio!

NASA
Imagem extraída de
CicloVivo
NASA
Imagem extraída de
Syfy Wire

Principais vantagens dos pneus da NASA ultra resistentes

De acordo com a startup SMART, os pneus da NASA ultra resistentes possuem como principais vantagens:

  • Segurança – Acaba com a possibilidade de falha de punção.
  • Resistência – Consegue suportar deformação excessiva.
  • Robusto – Pode ser configurado em alta tração para diversos terrenos. 
  • Simples – Exclui a necessidade de ar. 
  • Versátil – A força do pneu pode limitar a energia transferida para a bicicleta. 
  • Leve – Não precisa de estrutura interna para o conjunto do pneu ou roda. 
  • Limpo – Trata-se de um modelo de pneu sustentável. 

Além disso, por usar materiais de alta durabilidade, a startup informou que reduzirá o uso do elastômero ou paredes laterais e invólucros de borracha. 

A saber, os pneus ultra resistentes, como o próprio nome diz, são construídos em parceria com a agência espacial norte-americana, NASA, que desenvolveu e testou o material SuperElastic Tire para futuras missões na Lua e em Marte

Vale destacar também que, anteriormente, eles utilizavam pneus de alumínio finos que acabavam sofrendo rachaduras e buracos por conta do terreno do “planeta vermelho”. 

Ademais, a startup SMART Tire Company foi fundada em 2020 como uma empresa de micromobilidade Spin, vinculada ao grupo Ford, voltada para o desenvolvimento de pneus para scooters elétricos.

Vale dizer que a startup também possui parceria com a empresa de bicicleta Felt Bicycles, assim como cooperações para auxiliar nas pesquisas, análise de dados, ciência de materiais e criação de novos produtos. 

Por fim, a empresa comunicou que necessitará de mais testes para criar pneus da nasa ultra resistentes para veículos que possuem 4 rodas, por isso a estratégia inicial foi lançar o modelo para bicicletas.

E então, o que achou dessa inovação? Compartilhe com aquele seu amigo que ama bike!


Fonte: Balaio do Bem.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.