Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Biodegradáveis: entenda como embalagens de alimentos podem matar bactérias nocivas aos humanos

por Redação 360 | 14/01/2022

Um experimento muito ousado ganhou os sites de notícias recentemente. Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, desenvolveu um modelo de embalagens de alimentos biodegradáveis. Até aí, claro, nada de novo; existem muitos projetos que prometem a mesma coisa. Porém, este, em especial, conseguiu fazer um produto mais resistente à umidade ou enzimas de bactérias nocivas.

embalagens biodegradáveis
Imagem reproduzida de Blog do Saber – Cultura & Conhecimento

Características das novas embalagens criadas

Estas novas embalagens antimicrobianas foram compostas por um tipo de proteína do milho chamada zeína, mais amido e outros compostos naturais. Resultado? Uma receita natural e não tóxica que consegue, de forma muito eficiente, matar micróbios que contaminam os alimentos, ajudando a aumentar a segurança da saúde dos consumidores, reduzir desperdícios e adicionar dias à vida útil dos alimentos frescos, grandes desafios para a sociedade atual. E, atenção, os pesquisadores garantes que não há qualquer risco de antimicrobianos serem ingeridos pelo consumidor!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

embalagens biodegradáveis
Imagem reproduzida de Um só Planeta – Globo
embalagens biodegradáveis
Imagem reproduzida de CANADIAN FOOD SINC
embalagens biodegradáveis
Imagem reproduzida de The Straits Times

Os cientistas ainda desenvolveram solução para garantir que essas embalagens possam durar em ambientes variados, sendo mais uma boa alternativa para a indústria de alimentos substituir embalagens plásticas. Então, o que você acha desta novidade? Escreva nos comentários!

Veja Também: Novas perspectivas para a economia verde, agronegócio e Engenharia de Alimentos pós-crise


Fontes: Um Só Planeta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.