Um experimento muito ousado ganhou os sites de notícias recentemente. Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, desenvolveu um modelo de embalagens de alimentos biodegradáveis. Até aí, claro, nada de novo; existem muitos projetos que prometem a mesma coisa. Porém, este, em especial, conseguiu fazer um produto mais resistente à umidade ou enzimas de bactérias nocivas.
Características das novas embalagens criadas
Estas novas embalagens antimicrobianas foram compostas por um tipo de proteína do milho chamada zeína, mais amido e outros compostos naturais. Resultado? Uma receita natural e não tóxica que consegue, de forma muito eficiente, matar micróbios que contaminam os alimentos, ajudando a aumentar a segurança da saúde dos consumidores, reduzir desperdícios e adicionar dias à vida útil dos alimentos frescos, grandes desafios para a sociedade atual. E, atenção, os pesquisadores garantes que não há qualquer risco de antimicrobianos serem ingeridos pelo consumidor!
Os cientistas ainda desenvolveram solução para garantir que essas embalagens possam durar em ambientes variados, sendo mais uma boa alternativa para a indústria de alimentos substituir embalagens plásticas. Então, o que você acha desta novidade? Escreva nos comentários!
Veja Também: Novas perspectivas para a economia verde, agronegócio e Engenharia de Alimentos pós-crise
Fontes: Um Só Planeta.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.