Engenharia 360

Oblisco Capitale: Egito Revela Planos para Construir o Edifício Mais Alto do Mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/09/2023 4 min
Imagem reproduzida de Malevus

Oblisco Capitale: Egito Revela Planos para Construir o Edifício Mais Alto do Mundo

por Redação 360 | 26/09/2023
Imagem reproduzida de Malevus
Engenharia 360

Recentemente, a Arábia Saudita anunciou que retomou o seu projeto de construção da Torre de Jeddah. Se você nunca ouviu falar dessa história, tudo certo, o Engenharia 360 te conta! Bem, esse edifício arranha-céu, do escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, poderá ser o mais alto do mundo, ultrapassando o famoso Burj Khalifa, dos Emirados Árabes Unidos. Porém, ao mesmo tempo, o Egito projeta uma torre ainda maior, o Oblisco Capitale, ultrapassando a marca de 1000 metros de altura. Continue lendo este texto para saber mais!

Veja Também: Egito inicia construção do maior rio artificial do mundo para impulsionar agricultura

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quantos andares o Oblisco Capitale terá?

Enfim, o Oblisco Capitale poderá ser o próximo edifício mais alto do mundo, com 1080 metros de altura, ou 236 andares no total. Vamos fazer um comparativo: o Burj Khalifa, por exmeplo, tem 830 metros de altura - ou seja, o Oblisco Capitale será aproximadamente 200 metros mais alto. E o terreno reservado para ele é na área onde ficará a "Nova Capital Administrativa" do país.

Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus
Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus
https://www.instagram.com/p/CZuxD7xLzs8/?utm_source=ig_embed&ig_rid=97676d94-3846-405d-a5a6-ff3109eade69
https://www.instagram.com/p/CZrhNpTsWsh/?utm_source=ig_embed&ig_rid=6980aab1-16ba-4bc5-b464-d4d209e8acbf

Por que o governo egípcio está construindo o Oblisco Capitale?

Antes de tudo, vamos explicar melhor essa questão da nova capital. Há anos, o Egito vem planejando soluções para o enfrentamento dos problemas da superpopulação do Cairo, desde trânsito, poluição e mais; percebeu-se até mesmo uma falta de ordenação na instalação de prédios governamentais. E a proposta aceita foi da criação de uma nova capital, ainda sem nome definitivo. A mesmo fará parte, então, de um projeto para reestruturar o Egito em termos econômicos, sociais e ambientais até 2030 ("Egypt Vision 2030"), iniciado em 2016.

Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus
Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus
Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus

Resumindo, os objetivos do projeto da nova capital do país começam por concentra as estruturas do governo em uma única área para melhorar a eficiência administrativa. Depois, descongestionar o Cairo, criando uma cidade sustentável, moderna e cosmopolita com instalações e infraestrutura de classe mundial. Por último, promover melhor o desenvolvimento econômico e tecnológico no Oriente Médio.

O responsável pelo desenvolvimento desse plano ambicioso é o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, justamente com as empresas El Nasr Housing and Development. Já o projeto do Oblisco Capitale é desenhado pelo escritório de arquitetura egípcia IDIA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como o design do Oblisco Capitale foi inspirado na cultura egípcia?

Não sei se você percebeu pelas imagens, mas o nome 'Oblisco Capitale' faz referência ao formado que o IDIA pensou para esse edifício, em formato de obelisco; a ideia é fazer referência à fase faraônica da nação. Outra proposta foi o uso do padrão do Lótus Egípcio na parte externa, uma planta com significado histórico na cultura egípcia antiga.

Ademais, diz-se que o Oblisco Capitale apresentará muitas boas características sustentáveis, incluindo o uso de vidros que giram para proporcionar sombra e reduzir o calor interno, bem como a incorporação de painéis solares que captam energia solar e a transformam em energia elétrica, cobrindo a fachada sul do prédio.

Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Real Estate
Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus
Oblisco Capitale
Imagem reproduzida de Malevus

Na teoria, até agora tudo parece incrível, não é mesmo? Mas alguns argumentam que o Oblisco Capitale pode nem mesmo sair do papel, sobretudo porque seu projeto não atende bem às necessidades atuais do país. As críticas são muitas. Há especialistas que chegam afirmar que o projeto pode acelerar a favelização do Cairo e que o Egito tem questões mais urgentes a serem abordadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale destacar que projetos semelhantes no passado do Egito nem sempre foram totalmente bem-sucedidos, como na cidade de Sadat, que nunca se tornou a capital planejada.

Por hora, a previsão para construção do Oblisco Capitale está revisto para começar em 2024 e terminar em 2030. O custo estimado da obra do arranha-céu é de 3,2 bilhões de dólares, que deve ser financiado pela dívida da República Popular da China ao Egito.

Veja Também:


Fontes: Casa Vogue, Casa Vogue 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo