O setor do design vive uma transformação com a chegada dos recursos de Inteligência Artificial. Por exemplo, recentemente, a Adobe, referência em soluções de edição, anunciou a integração das suas ferramentas com a IA generativa para o Adobe Premiere Pro, seu popular software de edição de vídeos, abrindo um leque de possibilidades para cineastas, editores e criadores de conteúdo - inclusive em engenharia.
Neste momento, para atingir suas metas no mercado, a Adobe mira ações que já provaram ser um sucesso. A exemplo do Photoshop - servindo muito bem para edições de imagens estáticas - e até do Firefly, que agora também deve ser estendido ao Premiere Pro, permitindo que os editores de vídeo preencham cenas com objetos gerados por IA ou removam detalhes com facilidade, sem o tedioso trabalho manual.
A novidade agora é a parceria com um dos maiores laboratórios de pesquisa de Inteligência Artificial, promovendo uma IA amigável especialmente para edições de vídeos no Adobe Premiere Pro. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
Uma parceria pioneira para ampliar horizontes
Recentemente, a Adobe fechou uma parceria revolucionária com a OpenAI, conhecida principalmente pelo seu chatbot ChatGPT. A ideia é integrar IA ao seu renomado, Premiere Pro numa colaboração histórica!
Isso é só o começo. A Adobe também conta hoje com outras aliadas, como as startups Runway e Pika Labs. Na prática, essa iniciativa é o que permite hoje a empresa oferecer os mais avançados recursos para trabalhos em vídeo, com planos de, no futuro, ainda expandir a gama de recursos disponíveis e garantindo mais capacidade para o software. O objetivo é fazer edições mais inteligentes e eficientes do que nunca.
Veja Também: Como analisar e resumir PDFs com IA da Adobe
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Novos recursos de IA que impulsionam a criatividade
Adicionar e remover objetos
Uma das novas funcionalidades oferecidas pela IA no Adobe Premiere Pro é a capacidade de adicionar e remover objetos de forma rápida e intuitiva. Traduzindo, seria permitido selecionar áreas da imagem e inserir ou retirar objetos de forma automática, economizando tempo e esforço de edição. Para preencher cenas com elementos gerados por IA, bastaria usar prompts de texto simples ou extrair elementos indesejados com apenas alguns cliques.
Estender cenas e gerar conteúdo
Outro recurso oferecido pela Adobe via IA é de estender cenas de forma automática. Por último, gerar vídeos de apoio com base em descrições textuais simples, como vistas aéreas ou planos gerais, aprimorando a narrativa e enriquecer a produção de vídeo. Para os editores, isto traria mais flexibilidade e criatividade para seus projetos.
Dicas de especialistas de como explorar o Adobe Premiere Pro
Rumo a um novo paradigma na edição de vídeos
Claro que, como sempre, o uso da IA parece entrar em conflito com questões éticas. Mas a Adobe se diz comprometida em trabalhar com transparência e usar de forma correta a nova tecnologia. A empresa implementou um sistema de "Credenciais de Conteúdo". Assim, os usuários devem ser informados constantemente sobre o uso de inteligências de terceiros e todas as criações indicarão claramente quais modelos foram utilizados, garantindo responsabilidade e rastreabilidade.
Queremos concluir este texto destacando mais uma vez a importância dessa colaboração entre Adobe e OpenAI, que já começa a impactar o futuro da edição de vídeos. Ela revela como a IA é hoje parte integrante do processo de criação - inclusive em engenharia, como já dissemos várias vezes no Engenharia 360. Assim sendo, os designers podem esperar, daqui por diante, um fluxo de trabalho mais eficiente, criativo e repleto de possibilidades.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: CNN Brasil, Mundo Conectado, Adrenaline.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.