Engenharia 360

Diga adeus aos PDFs tediosos: a IA da Adobe resume e responde perguntas para você!

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/03/2024 4 min
Imagem reproduzida de PDFgear

Diga adeus aos PDFs tediosos: a IA da Adobe resume e responde perguntas para você!

por Redação 360 | 05/03/2024
Imagem reproduzida de PDFgear
Engenharia 360

Os PDFs nos auxiliam demais nos dias de hoje, tanto no trabalho quanto no estudo das engenharias. Porém, documentos muito extensos costumam ser tediosos, sendo assim, de difícil entendimento ou absorção de conteúdo. Mas com a nova ferramenta Adobe AI Assistant, disponível para programas Acrobat e Reader, não será mais preciso fazer a leitura de tudo.

A ideia é que o assistente possa resumir rapidamente as informações e até responder a perguntas específicas, sem que o usuário passe os olhos sobre todo o documento. Podemos estar diante de uma verdadeira transformação na maneira como interagimos com os PDFs. Confira mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Adobe AI Assistant
Imagem reproduzida de FavTutor

Veja Também: Dicas de Como Criar Apresentações de Slides Cativantes na Faculdade de Engenharia

Democratizando o acesso à informação

Testemunhamos nos últimos anos os incríveis avanços da tecnologia de Inteligência Artificial. Agora, ela pode nos auxiliar na navegação por documentos complexos, resumindo pontos-chave e extraindo informações vitais. Ou seja, não seria mais necessário ler relatórios ou manuais extensos para obter respostas. E a Adobe vem, então, com esta proposta de contribuir para uma maior produtividade e otimização dos fluxos de trabalho nas mais diversas áreas, como da Engenharia.

Nas palavras de Shantanu Narayen, CEO da Adobe, o objetivo é claro: democratizar o acesso à informação. Ao capacitar os usuários a interagir com PDFs de forma mais intuitiva e eficiente, o Assistente de IA da Adobe abre caminho para um cenário digital mais acessível e produtivo.

Seja você estudante, profissional ou empreendedor em Engenharia, esta ferramenta inovadora certamente irá aprimorar seu fluxo de trabalho de gestão de documentos como nunca.

Veja Também: Adobe Max 2023: Revolução na Moda com Vestidos Interativos do Project Primrose

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As principais funcionalidades da Adobe AI Assistant

Mas afinal, o que esta tecnologia Adobe AI Assistant pode fazer? Veja, a seguir, sua lista de recursos:

  • Resumir documentos extensos: colocando o conteúdo em tópicos concisos, poupando tempo e facilitando a compreensão.
  • Responder perguntas: com interatividade avançada, pode responder sobre o conteúdo em PDF, proporcionando uma experiência interativa única.
  • Destacar informações: com comando certo, o usuário pode obter facilmente informações específicas nos documentos, inclusive com links clicáveis para acesso rápido (hiperlinks e atalhos).
  • Realizar conversão do conteúdo em diversos formatos: transformando as respostas em, por exemplo, e-mails, relatórios ou apresentações.
  • Dar recomendações: além de gerar rascunhos, o assistente pode oferecer recomendações inteligentes sobre como utilizar as informações extraídas de forma eficaz.
Adobe AI Assistant
Imagem reproduzida de Mashable

Em resumo, com todos esses recursos disponíveis, o usuário da Adobe IA Assistant pode encontrar nos documentos de PDF as informações de que precisa para realizar seus trabalhos ou estudos, inclusive em Engenharia. Com isso, ele não precisa mais perder tempo com detalhes irrelevantes.

Os resumos claros e respostas precisas do sistema lhe ajudarão na melhor compreensão do conteúdo. E, certamente, a ferramenta torna esses documentos especialmente mais acessíveis para pessoas com dislexia ou outras dificuldades de leitura.

Veja Também: TCC sem estresse: guia de aplicativos para ajudá-lo durante todo o processo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As principais vantagens do sistema Adobe IA Assistant

Antes de tudo, vale destacar que o Adobe IA Assistant é fácil de usar, sobretudo porque se vale de uma interface de chat. Dentro do software, o usuário pode navegar pelo documento, criar links, fazer cópias dos resumos e compartilhar.

Seus dados não são expostos, permanecendo seguros. Ou seja, o conteúdo do documento "lido" pela Inteligência Artificial não é usado para treinar modelos de IA sem consentimento, segundo a própria Adobe. E para finalizar, o AI Assistant funciona não apenas com PDFs, mas também com documentos do Word, PowerPoint e transcrições de reuniões.

Adobe AI Assistant
Imagem reproduzida de Inc. Magazine

Disponibilidade

Atualmente, o Assistente de IA da Adobe está disponível em versão beta para assinantes individuais ou empresas em planos Standard e Pro do Acrobat e Reader, sem custo adicional somente durante esta fase de teste. Por hora, a versão para desktop é apenas em inglês. Mas, após o aprimoramento, expansão das capacidades e atualização dessa tecnologia, deverá haver opções para outros idiomas e uma cobrança, sim, ainda não divulgada pela empresa.

A saber, esses são hoje os valores dos planos disponíveis da Adobe:

  • Standard: US$ 12,99 por mês.
  • Pro: US$ 19,99 por mês.
  • Teams: Planos para desktop e web.

Os planos ambiciosos da Adobe para o AI Assistant

É claro que o potencial do Assistente de IA da Adobe é ilimitado. Nos planos da empresa está a expansão das capacidades do sistema para abranger uma gama maior de formatos de documentos, extraindo informações de múltiplos documentos simultaneamente; facilitação dos comandos para a IA; integração do serviço Firefly de IA generativa para criação e edição de imagens; e integração a outros serviços Adobe. Assim, a ferramenta estará ainda mais poderosa e versátil.

Veja Também:


Fontes: Exame.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo