Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Artigo Patrocinado

Ecossistema empreendedor: como entender este conceito na prática

por Engenharia 360 | 16/08/2017
Copiado!

Muito se fala sobre empreendedorismo. Mas o que seria isso? Podemos dizer, de forma bem resumida, que é um estilo de vida capaz de identificar oportunidades e problemas em diversas esferas da sociedade e desenvolver soluções para eles.
De olho nisso, muitas empresas estão buscando profissionais proativos, motivados, capazes de trazer soluções inovadoras e de aplicar o comportamento empreendedor dentro da organização.
Mas não são só as empresas que estão se ajustando a essa tendência. As universidades também. Prova disso é o Insper, que possui o CEMP – Centro de Empreendedorismo e a Liga de Empreendedores. Mais do que ajudar na formação do profissional, a instituição incentiva o espírito empreendedor em todo o seu ecossistema.


Veja também: O que diferencia as faculdades e os engenheiros?


 

CEMP – Centro de Empreendedorismo do Insper (Foto: Reprodução/Insper).

+Centro de Empreendedorismo 

O CEMP permeia todas as etapas de um projeto de empreendedorismo, desde sua investigação, estruturação e prototipação até a sua realização. Com isso, um cronograma de atividades é definido e aplicado, repetindo eventos de sucesso ao longo dos semestres, além da consolidação de projetos para alunos interessados em aproximar-se do tema, como estágios em startups e feiras para a exposição dos novos negócios.
Por meio de parcerias com empresas e investidores, aulas, palestras e feiras, os alunos tem a oportunidade de participar de programas de aceleração e mentorias individualizadas, além de ter acesso a conteúdos exclusivos e a uma rede de contatos que ajudam a tirar as ideias do papel.
Esse suporte é feito tanto pelo site quanto presencialmente. Desde 2016, já foram validados cerca de 50 projetos e realizadas mais de 60 mentorias. Uma delas é a Monogramma, uma marca de camisa social masculina feita sob medida. A plataforma online desenvolvida por ex-alunos do Insper permite que o usuário escolha desde o tecido, passando pelo colarinho, punho, modelagem, medidas e demais atributos de estilo. Legal, né?

Membros da Liga de Empreendedores com Claudio Haddad (Foto: Reprodução/Insper).

+Liga de Empreendedores

Além disso, com a necessidade de conectar todos esses alunos e ajudá-los a aprimorarem seus negócios e serem mentorados por grandes empresários, foi criada a Liga de Empreendedores. São cerca de 20 membros que participam de reuniões e discussões internas sobre os negócios de cada integrante e semestralmente realizam um evento aberto, com o objetivo de levar alguns dos mentores para conversar com pessoas interessadas pelo tema.
Algumas das reuniões contam com a presença de empresários renomados dos mais diferentes ramos, como Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz, Sonia Hess, Beto Horst, Claudio Haddad, Edu Lyra, entre outros. Confira abaixo alguns depoimentos:

“A Liga de Empreendedores fomenta a construção de um futuro de sucesso. Nos motiva a correr atrás dos nossos sonhos, fazendo o nosso melhor, aprendendo uns com os outros e nos inspirando em grandes líderes”, relata Eduardo Tirta, aluno do 3º semestre de engenharia da computação.
“Sou um dos fundadores da Sr. Livro, uma plataforma online de livros focada em facilitar a compra de livros no meio universitário. Eu acordo todo dia e me questiono o que posso fazer para melhorar o meu negócio. Dentro da Liga, estou cercado de pessoas incríveis que amam o que fazem e que dão duro para caramba. Me inspiro e uso isso como minha motivação diária. Tenho convicção de que podemos mudar o Brasil através do empreendedorismo”, conta Mathaus Vidal, de 18 anos e aluno do 2º semestre de economia.

Foto: Reprodução/Insper.

+Quer fazer parte?

O Insper nasceu do sonho de empreendedores ao acreditarem que um modelo inovador de ensino poderia transformar o país. Foi desse sonho que se gerou a energia empreendedora presente no DNA da instituição. Com o ecossistema voltado à inovação, projetos, organizações e empresas cada vez mais encontram suporte para seu desenvolvimento e manutenção, através da colaboração em uma comunidade que sonha e realiza.
Se você quer fazer parte desse time, fica a dica: as inscrições para o vestibular desse ano já estão abertas. Saiba mais aqui.

Copiado!
Artigo Patrocinado

Matérias Relacionadas

Comentários