Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça os óculos inteligentes lançado pelas empresas Facebook e Ray-Ban

por Redação 360 | 13/09/2021

Imagine mandar vídeos e fotos dos seus óculos direto para as suas redes sociais em tempo real. Agora isso será possível graças a um novo produto no mercado!

Duas grandes parceiras comerciais, o Facebook – um conglomerado de tecnologia e mídia social – e a Ray-Ban – marca de óculos de sol e óculos de grau – lançaram juntas um super par de óculos inteligentes para fotos e vídeos. Essa tecnologia tem sido destaque em muitos sites de notícias nesta semana. Saiba mais sobre o caso no texto a seguir!

óculos inteligente
Imagem reproduzida de The Verge

O lançamento do Facebook e Ray-Ban

Facebook e Ray-Ban apresentaram para a imprensa nesta semana – início de setembro de 2021 – um óculos que não é um simples óculos. Na verdade, o acessório apresenta duas câmeras que permitem captar fotos e fazer vídeos de até 30 segundos. Além disso, um sistema que permite ouvir música ou atender chamadas. É simplesmente fantástico!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

óculos inteligente
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO
óculos inteligente
Imagem reproduzida de
Pocket-lint

Claro que uma ideia dessas já estava nos planos de vários designers há décadas. Só o próprio Facebook já estava há cerca de 5 a 10 anos tentando levar ao mercado verdadeiros óculos de realidade aumentada, que sobrepor objetos virtuais à visão do mundo real do usuário. Nesse meio tempo, outras empresas já apostam no conceito de óculos inteligentes, como o Google – que em 2013 lançou um protótipo para o público. E algo similar também foi explorado pelo Snapchat, em 2016.

O sistema dos óculos inteligentes

Os óculos do Facebook e Ray-Ban funcionam do seguinte modo: comandos de voz são enviados pelo usuário por meio da assistente de voz. Os materiais gravados são, então, acessados através de um aplicativo para iPhone ou celulares Android. Já outros materiais, como fotos e vídeos podem ser compartilhados em diversas redes sociais pelo app, inclusive em concorrentes como Twitter, TikTok e Snapchat.

óculos inteligente
Imagem reproduzida de Recentech

Claro que para que os óculos funcionem desse jeito é preciso fornecer dados como  endereço de e-mail e senha, mais a conexão Wi-Fi. Um lado positivo do acessório é que ele sempre fornece status da bateria. Aliás, a mesma pode durar cerca de 6 horas “em uso moderado”.

A distribuição do produto no mercado

Serão comercializados 20 estilos diferentes de óculos Ray-Ban mais icônicos com o Ray-Ban Stories emparelhado no aplicativo Facebook View. Por exemplo, modelos como Wayfarer/Wayfarer Large, Round e Meteor em cinco opções de cores e uma gama de lentes, incluindo transparente, sol, Transition e de prescrição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

óculos inteligente
Imagem reproduzida de Oficina da Net

A princípio, eles deverão custar algo em torno de U$ 200 em lojas online ou de varejo dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e o Reino Unido – a empresa não revelou se pretende vendê-lo no Brasil. Porém, é preciso destacar que, conforme as empresas, esses produtos não têm capacidades de realidade aumentada, tecnologia que exibe animações e outros elementos gráficos através das lentes. Mas há esperança de que essa realidade mude num futuro próximo se as tecnologias de telas cada vez mais finas e menores, além de processamento computacional para gerar esses gráficos em tempo real, sejam desenvolvidas.


Fontes: G1, Istoé Dinheiro, Money Times.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.