Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça duas propostas incríveis de tecnologia para carro anfíbio [perfeitos para andar na água]

por Redação 360 | 27/07/2021

O sonho de alguns de andar na água pode virar realidade graças à esses modelos de carro anfíbio! Conheça-os e compare seu design!

Recentemente, nós, do Engenharia 360, apresentamos diversas tecnologias novas e revolucionárias para veículos – projetos para carros elétricos, carros movidos a vento e muito mais. E nesta nossa lista de inovações, não poderia ficar de fora a história do lançamento do carro anfíbio Volkswagen Type 166, ou apenas Schwimmwagen, como é mais conhecido. Saiba tudo sobre ele no texto a seguir!

O primeiro carro anfíbio da Volkswagen

Quem aí não se deparou com uma rua alagada e sonhou com um carro anfíbio? Com tantas mudanças climáticas, até que não seria uma má ideia, não é mesmo? E olha que maravilha, o Volkswagen Type 166 pode andar no asfalto, na terra e até na água. Ou seja, ele pode ser a solução que buscávamos para um futuro possivelmente cheio de desafios. Mas para entender essa tecnologia, precisamos voltar ao passado!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pois bem, esse modelo surpreendente de carro anfíbio foi, na verdade, criado há décadas atrás por Ferdinand Porsche. Seu objetivo era atender às tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Isso explica porque o Type 166 tinha e ainda tem esse visual tão “diferentão”! Infelizmente, é difícil estimar quantas unidades deste veículo ainda existem no mundo e, principalmente, rodando. Mas, calma, seu sonho ainda não acabou!

tecnologia de automóveis
Volkswagen Type 166 – Imagem reproduzida de Wikimedia Commons
veículos
Imagem extraída de VEICULOS E ARMAMENTOS MILITARES
veículos
Imagem extraída de Wikipedia

Quem foi Ferdnand Porsche?

Ferdnand Porsche foi um importante engenheiro automotivo. Ele nascou na Áustria e ficou famoso por seus projetos inovadores, incluindo o desenvolvimento do Fusca, da Volkswagen. Também foi o responsável pela construção do primeiro modelo de carro Porshe. Trabalhou como motorista na Primeira Guerra. E recebeu o título de doutorado honorário da Universidade Técnica de Sttutgartr, e posteriormente um título honorário de professor.

Teve outros carros anfíbios no passado?

Sim, é claro que existiram outros carros anfíbios ao longo da história da Engenharia Automotiva. Um exemplo é o carro Aquada. E também os modelos da Tim Dutton – produzidos desde 1989.

O modelo de carro anfíbio inspirado no 007

Apaixonado por carros com design inusitado e fã dos filmes do Agente 007, Frank M. Rinderknecht (designer de automóveis suíço e fundador da empresa Rinspeed) criou um modelo de veículo esportivo que vai direto da rua para debaixo d’água, o sQuba. Trata-se do primeiro carro anfíbio do gênero a mergulhar, podendo alcançar 120 km/h na estrada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sQuba tem chassi feito em fibra de vidro. E também foi equipado com dois depósitos capazes de armazenar 33 litros de oxigênio para abastecer a cabine de ar quando estiver mergulhando debaixo d’água. Usa  propulsor elétrico com 50 cavalos de potência para rodar em terra firme. E, quando mergulha, ele aciona dois motores – 3.6 kw cada um.

A saber, o primeiro modelo de carro anfíbio de Rinderknecht foi apresentado em 2008, no Salão do Automóvel de Genebra. E, de lá para cá, o design do protótipo já recebeu muitas melhorias. Confira como ele ficou nas imagens a seguir!

tecnologia de automóveis
sQuba – Imagem reproduzida de Siemens Blogs
tecnologia de automóveis
Rinspeed sQuba – Imagem reproduzida de Wikipedia
veículos
Imagem extraída de 1ZOOM
veículos
Imagem extraída de motor1
veículos
Imagem extraída de TopWorldAuto

Fontes: MobiAuto, Theenemy, Revista Galileu, UOL, Catraca Livre, G1, UOL 2, Auto Mais TV.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.