Parece que a ficção científica está se tornando realidade, afinal! Olha que loucura a nova invenção dos cientistas japoneses: trata-se de um dispositivo que usa IA e neurociência para gravar sonhos e transformá-los em representações visuais em três dimensões. Imagine você poder revisar, ao acordar, todos os sonhos que teve durante a noite, explorando todos os detalhes do seu subconsciente como se estivesse em um filme. Seria incrível, não é?
Contando assim, parece algo surreal, muito distante de uma realidade tangível; até mesmo um enredo escrito especialmente para um episódio do seriado ‘Black Mirror’. Mas fato é que as tecnologias estão evoluindo e devem transformar essa ideia em um acontecimento do nosso cotidiano. O Engenharia 360 debate mais o assunto no artigo a seguir. Confira!
A ciência por trás do novo dispositivo
O cérebro humano é uma máquina incrível, quase como um supercomputador, que fica trabalhando o tempo todo, até mesmo enquanto dormimos. A fase mais interessante do seu funcionamento, segundo os cientistas, é quando atingimos o sono REM (movimento rápido dos olhos), estágio em que os sonhos ficam mais vívidos, um terreno fértil para a imaginação florescer. E foi justamente nesse ponto que os cientistas japoneses resolveram concentrar sua atenção.
Os pesquisadores asiáticos testaram utilizar uma combinação de ressonância magnética funcional e Inteligência Artificial para mapear e traduzir impulsos cerebrais de humanos. Quanto os participantes dos testes entravam no estágio de REM, eram gentilmente despertados e convidados a descrever o conteúdo de seus sonhos. Esse processo foi repetido inúmeras vezes, resultando em um vasto campo de dados (padrões) de imagens cerebrais e narrativas.
Na fase seguinte, esses dados foram repassados para um software de computador, gerando algoritmos para aprendizado de máquina. É com isso agora que os cientistas trabalham para que o novo dispositivo possa prever sonhos com precisão de até 70%. Se a tecnologia der mesmo certo, como eles garantem, será um grande avanço no entendimento da mente humana, abrindo portas para novas possibilidades de exploração.
O funcionamento do dispositivo gravador de sonhos
O novo dispositivo supostamente criado pelos cientistas japoneses deve funcionar se valendo de sensores de eletroencefalografia (EEG) para captar a atividade cerebral durante o sono REM. Também ressonância magnética funcional, para gerar representações tridimensionais do cérebro, mapeando as sinapses cerebrais ativas e transformando-as em imagens visuais. Por fim, Inteligência Artificial, aplicando algoritmos para analisar as imagens capturadas - essencial para decodificar os sonhos e reproduzi-los depois em 3D.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O interesse da ciência pela decodificação dos sonhos
A ideia de decodificar sonhos não é nova, mas isso nunca chegou nem perto de ser possível no passado. O que mudou agora? É que avançamos demais com as tecnologias. O Japão é especialmente um país que domina demais soluções de IA e neurociência. Eles têm um grande interesse em utilizar o novo dispositivo para auxiliar profissionais da área da saúde a entender profundamente as emoções, memórias e até mesmo distúrbios psicológicos manifestados em humanos.
Sabe-se tão pouco sobre transtornos como insônia, ansiedade, estresse pós-traumático, medos e fobias, ou qual a razão de tantas pessoas terem pesadelos constantes. Agora parece que estamos, finalmente, bem perto de entender melhor a natureza desses problemas. Qual a vantagem? Obter insights! Poder desenvolver tratamentos mais personalizados, se assim for o caso, baseados nas experiências subjetivas de cada indivíduo, melhorando a eficácia terapêutica e proporcionando um cuidado mais individualizado.
As possíveis aplicações e possibilidades de uso do dispositivo
- Para criadores de conteúdo e artistas: Permite visualizar e registrar ideias criativas surgidas durante o sono para usar como base em obras de arte, filmes ou livros.
- Saúde mental: Pode revolucionar o tratamento de distúrbios psicológicos, oferecendo insights sobre traumas e emoções ao analisar os sonhos.
- Autoconhecimento: Ajuda a explorar desejos, medos e motivações ocultas nos sonhos, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
- Criatividade: Proporciona inspiração para artistas, escritores e músicos ao revisitar e reviver sonhos para novas formas de expressão criativa.
- Pesquisa científica: Oferece uma nova maneira para neurocientistas estudarem o cérebro, desvendando os mistérios do sono, memória e consciência.
Veja Também: Novidades tecnológicas para você dormir melhor
As perspectivas para o lançamento da nova tecnologia
Finalmente, a pergunta que não quer calar: quando o gravador de sonhos chegará ao mercado? Bem, você ficará triste com nossa resposta, mas não há ainda uma previsão exata de quando o dispositivo será produzido em grande escala e lançado para o público. Os cientistas continuam aprimorando a tecnologia, sobretudo para melhorar a questão de resolução das imagens e aumentar a precisão da decodificação dos sonhos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Antes disso, precisamos debater a ética em torno dessa tecnologia. Por exemplo, será que alguém teria acesso, via IA, às informações coletadas em nossos sonhos? Como ficaria a questão da privacidade? E ainda precisamos destacar que interpretação de sonhos sempre será algo complexo e subjetivo. Então, mesmo que uma IA crie imagens com base na atividade cerebral de alguém, a compreensão dessas imagens vai depender da própria pessoa. Todavia, não podemos negar que a possibilidade de podermos gravar sonhos é mesmo fascinante.
E você, usaria um gravador de sonhos para explorar o seu subconsciente? Conta pra gente nos comentários!
Fontes: MSN, Showmetech, Correio 24 Horas.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.