Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Entenda tudo sobre os diferentes tipos e funções das espumas

por Redação 360 | 13/06/2018

As espumas são produtos encontrados em diferentes componentes industriais devido a sua vasta utilidade. Suas características permitem a utilização em funções importantes, como o isolamento térmico e isolamento acústico, principalmente em suas versões rígida e flexível, além de atuarem diretamente na proteção de superfícies de elementos pré-acabados, como base e molde em linhas de montagem industrial e, ainda, na impermeabilização.

Espumas e Resinas Shimtek

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Espuma Shimtek aplicada em Isolamento Térmico, que pode ser utilizada em caminhões frigoríficos ou paredes de câmara fria

Vídeo


Elas também são bastante usadas em peças e elementos de grande porte, que exigem resistência e peso reduzido. Produzidas sob agitação mecânica “hand mix” ou máquinas injetoras, cada tipo de espuma possui características próprias.

Os diferentes tipos de espumas

A Shimtek é uma das principais fabricantes de espumas. Tendo em vista suas diferentes utilidades e características, podemos dividi-las em três tipos. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

+Espuma rígida

A espuma rígida é subdividida em estrutural, de isolamento térmico e semi-rígido. A primeira é utilizada na fabricação de peças com estruturas rígidas voltadas desde à produção de móveis hospitalares e molduras decorativas até painéis de caixas eletrônicos.

Espumas e Resinas Shimtek

Já a espuma rígida de isolamento térmico e acústico retém os gases, garantindo tais propriedades. Para tal, sua produção é originada a partir de blocos rígidos, com densidades variadas e que permitem diferentes cortes e formatos necessários para a obtenção de peças injetadas.

Por fim, a espuma do tipo semi-rígido é utilizada na fabricação de peças com durezas e densidades distintas e que são, geralmente, revestidas com outros materiais, com o objetivo de produção de calço de embalagem e absorvedores de impactos.

+Espuma flexível

Este tipo de espuma de poliuretano, como o nome já diz, tem uma flexibilidade que permite a sua utilização em produtos como móveis, brinquedos e elementos automobilísticos. São moldáveis e com resistência à compressão.

Espuma Shimtek Flexível em bancos de bicicleta

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Espuma Shimtek Flexível em bancos de bicicleta

+Espuma de pele integral

Este tipo de espuma é formado a partir da troca de calor entre o molde e o material, levando ao surgimento de uma camada fina (a pele) no produto final. Sua utilização também é bastante extensa, como nos braços de cadeira, em volantes de veículos, em peças técnicas e encostos de cabeça.

Espumas e Resinas Shimtek

Espuma Shimtek do tipo “Pele Integral”

A Shimtek

A espuma é apenas um dos produtos da empresa Shimtek, localizada em Itupeva, no interior de São Paulo. Fundada em 1985, seu trabalho é voltado para soluções industriais a partir de resinas de poliuretano. Sua tecnologia inovadora, com produtos de qualidade, entrega ágil e preços competitivos são alguns dos motivos que justificam o reconhecimento da empresa em sua área de atuação, incluindo a certificação ISO9001:2015.

Vale lembrar que a Shimtek é a única distribuidora dos sistemas de espumas da DOW Química.

Saiba mais clicando aqui.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.