Engenharia 360

Entenda tudo sobre os diferentes tipos e funções das espumas

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/06/2018 | Atualizado em 22/11/2021 3 min
Engenharia 360

Entenda tudo sobre os diferentes tipos e funções das espumas

por Redação 360 | 13/06/2018 | Atualizado em 22/11/2021
Engenharia 360
Engenharia 360

As espumas são produtos encontrados em diferentes componentes industriais devido a sua vasta utilidade. Suas características permitem a utilização em funções importantes, como o isolamento térmico e isolamento acústico, principalmente em suas versões rígida e flexível, além de atuarem diretamente na proteção de superfícies de elementos pré-acabados, como base e molde em linhas de montagem industrial e, ainda, na impermeabilização.

Espumas e Resinas Shimtek
Espuma Shimtek aplicada em Isolamento Térmico, que pode ser utilizada em caminhões frigoríficos ou paredes de câmara fria

Elas também são bastante usadas em peças e elementos de grande porte, que exigem resistência e peso reduzido. Produzidas sob agitação mecânica "hand mix" ou máquinas injetoras, cada tipo de espuma possui características próprias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os diferentes tipos de espumas

A Shimtek é uma das principais fabricantes de espumas. Tendo em vista suas diferentes utilidades e características, podemos dividi-las em três tipos. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Espuma rígida

A espuma rígida é subdividida em estrutural, de isolamento térmico e semi-rígido. A primeira é utilizada na fabricação de peças com estruturas rígidas voltadas desde à produção de móveis hospitalares e molduras decorativas até painéis de caixas eletrônicos.

Espumas e Resinas Shimtek

Já a espuma rígida de isolamento térmico e acústico retém os gases, garantindo tais propriedades. Para tal, sua produção é originada a partir de blocos rígidos, com densidades variadas e que permitem diferentes cortes e formatos necessários para a obtenção de peças injetadas.

Por fim, a espuma do tipo semi-rígido é utilizada na fabricação de peças com durezas e densidades distintas e que são, geralmente, revestidas com outros materiais, com o objetivo de produção de calço de embalagem e absorvedores de impactos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Espuma flexível

Este tipo de espuma de poliuretano, como o nome já diz, tem uma flexibilidade que permite a sua utilização em produtos como móveis, brinquedos e elementos automobilísticos. São moldáveis e com resistência à compressão.

Espuma Shimtek Flexível em bancos de bicicleta
Espuma Shimtek Flexível em bancos de bicicleta

Espuma de pele integral

Este tipo de espuma é formado a partir da troca de calor entre o molde e o material, levando ao surgimento de uma camada fina (a pele) no produto final. Sua utilização também é bastante extensa, como nos braços de cadeira, em volantes de veículos, em peças técnicas e encostos de cabeça.

Espumas e Resinas Shimtek
Espuma Shimtek do tipo "Pele Integral"

A Shimtek

A espuma é apenas um dos produtos da empresa Shimtek, localizada em Itupeva, no interior de São Paulo. Fundada em 1985, seu trabalho é voltado para soluções industriais a partir de resinas de poliuretano. Sua tecnologia inovadora, com produtos de qualidade, entrega ágil e preços competitivos são alguns dos motivos que justificam o reconhecimento da empresa em sua área de atuação, incluindo a certificação ISO9001:2015.

Vale lembrar que a Shimtek é a única distribuidora dos sistemas de espumas da DOW Química.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Saiba mais clicando aqui.

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo