Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Vamos economizar energia? 4 dicas de como reduzir o consumo dentro de casa

por Simone Tagliani | 14/03/2022 | Atualizado em 22/03/2022

Nos últimos, temos sentido demais no bolso a conta de energia elétrica. Mas esta não é a pior parte da história. É que uma parcela do motivo de tudo isso estar acontecendo é que há muita gente no mundo usando de forma indevida os recursos da Terra. E, como sabemos, a vida é finita e os recursos são finitos, incluindo a água, que influencia demais na dinâmica de produção e uso de energia elétrica em nosso país e em diversas outras partes do mundo.

Está mais do que na hora, portanto, de repensarmos o modelo de consumo e atitudes que mantemos para a preservação do planeta além da economia de nossas finanças! Compartilhamos com você, no texto a seguir, algumas dicas!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

economia de energia
Imagem reprodução de Decor Fácil

1. Usar lâmpadas mais econômicas

As lâmpadas incandescentes realmente são coisa do passado. As fluorescentes, que economizam 80%, as substituíram. Mas a melhor alternativa da atualidade são mesmo os modelos de LED, com até quase 90% de economia de eletricidade.

economia de energia
Imagem reprodução de Thony – Blog da Thony

2. Aproveitar, ao máximo, a luz natural

Luz do sol é de graça! Podemos usá-la para gerar energia renovável para a nossa casa ou para o aquecimento de água por meio de placas solares. Sim, é um investimento alto, mas que se dilui na conta ao longo dos anos e dá retorno em pouco tempo. Um sistema básico de aquecimento, por exemplo, é formado por coletores solares e um reservatório térmico. A água fria sai da caixa para um boiler que aquece as placas com ela. Então, as placas absorvem o calor do sol e aquecem a água. Como pode ver, é uma solução limpa e muito boa para o planeta – e para o seu bolso!

Mas também estamos querendo lembrar, neste item, sobre como aproveitar melhor a luz natural que entra nos ambientes. Com ela, em horários do dia, não precisamos ligar qualquer lâmpada, bastando apenas abrir as janelas. E aqui vão algumas dicas adicionais! Pinte o máximo de paredes e teto da casa com cores claras, pois isso fará refletir melhor todos os fachos de luz, espalhando-os bem nos espaços. Claraboias, iluminação zenital e grandes aberturas podem ser adotadas para a arquitetura da sua casa durante a reforma. O que acha?

luz natural
Imagem reprodução de HCC Energia Solar

3. Instalar temporizadores ou sensores de presença

Isso pode ser feito em todos os cômodos da casa ou pelo menos onde não há uso frequente – como escadas e corredores. E não se preocupe com o visual dos ambientes, pois tais sistemas podem ser embutidos até mesmo em lâmpadas. Um exemplo são as fotocélulas, que só deixam as luzes acenderem quando anoitece. E ainda existem os dimmers, para interruptores, que ajudam a controlar a intensidade da luz utilizada também.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

elétrica
Imagem reprodução de Oferta Viva

4. Usar bons aparelhos e do jeito certo

A nossa última dica tem a ver com os eletrodomésticos e eletroeletrônicos que você vai coloca dentro de casa. Tente adquirir equipamentos novos com selo Procel de economia de energia – sempre que possível com categoria A. Evite usá-los em horário de pico – entre as 18 e 21 horas – incluindo o chuveiro elétrico.

economia de energia
Imagem reprodução de Seu Crédito Digital

Lembre-se de que economizar energia pode ser bom para a sua saúde também, estimulando a realizar mais exercícios dentro de casa. E minimizar o desperdício não é racionar energia. Atos como o que descrevemos antes não comprometem a qualidade de vida, a produtividade ou o desenvolvimento do país. Pelo contrário, nos dá chance de ter um futuro! Pense nisso!

Veja Também: Energia cara? Usar ou não usar ar condicionado? [melhores soluções de mercado]

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.