Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba como melhorar sua conexão wi-fi de forma simples

por Clara Ribeiro | 08/01/2021
Copiado!

É preciso verificar se não há barreiras que reduzem o sinal da sua conexão.

Agora, mais do que nunca, as pessoas têm a necessidade de uma conexão wi-fi mais potencializada. Afinal, em 2020, em paralelo à pandemia de Covid-19, houve uma expansão sem precedentes na prática da educação a distância (EAD) no mundo todo.

Em todos os níveis de ensino, desde educação básica até graduação e pós-graduação, inúmeros cursos migraram para a modalidade online. Além disso, diversos tipos de trabalho também foram adaptados para serem realizados em casa, trazendo mudanças significativas em empresas e instituições, que podem ser permanentes neste sentido.

Por isso, algumas condições são essenciais para realizar tais atividades com segurança, e talvez a principal delas seja uma conexão wi-fi estável. Sendo assim, trazemos aqui duas dicas para você melhorar a qualidade de sua conexão, seja para trabalhos, estudos ou lazer.

internet wi-fi imagem ilustrativa de roteador

Localização do roteador

É fácil perceber, quando estamos em casa, que em algumas áreas e cômodos a internet Wi-fi não “pega” tão bem. Quando estamos fazendo uma videochamada, assistindo a um filme ou jogando um jogo, por exemplo, falhas de conexão podem atrapalhar bastante.

Para isso, uma tática simples, mas que pode resolver o problema com eficiência, é observar a localização do roteador. Normalmente, roteadores comuns têm um raio de alcance de cerca de 40 metros para ambientes internos, e de 90 metros para ambientes externos.

Esta diferença ocorre por conta das paredes, móveis e objetos de dentro de casa que bloqueiam as ondas de conexão. Por isso, se o roteador fica dentro de um armário, coloque-o para fora, sobre o mesmo armário ou outro móvel.

Uma ótima opção é deixá-lo em um ponto central da casa, de modo que cubra a maior área possível e que fique perto de dispositivos como computadores e consoles, que sempre estão conectados com a internet. Também verifique se você não vai precisar aumentar os cabos de conexão para fazer essa mudança.

Repetidor de sinal de internet

Uma alternativa interessante para casas grandes e mais espaçosas, o repetidor de sinal muitas vezes não inspira confiança. Muito se fala sobre esse tipo de aparelho deixar a internet mais lenta, o que é mito.

Como o próprio nome diz, o aparelho apenas repete, ou seja, retransmite o sinal que recebe do roteador central, apenas aumentando a área de alcance.
Uma vantagem do repetidor é que não é necessário haver correspondência de sua marca com a marca do roteador. Isso facilita caso você queira consultar lojas e ofertas de diferentes marcas.

No entanto, se atente às configurações necessárias do aparelho, para ter um melhor proveito possível, assim como um melhor custo-benefício. E então, o que achou das sugestões? Tem alguma outra que também funciona? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: Saiba mais sobre a Internet das Coisas (IoT) na Construção Civil

Conhece mais alguma dica? Deixe nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários