Engenharia 360

Feedback: a arte de saber transmitir e saber receber

Engenharia 360
por Cristiano Oliveira da Silva
| 23/09/2022 | Atualizado em 26/09/2022 3 min

Feedback: a arte de saber transmitir e saber receber

por Cristiano Oliveira da Silva | 23/09/2022 | Atualizado em 26/09/2022
Engenharia 360

Feedback é uma palavra de origem inglesa (ah vá…) e seu significado no idioma de origem é: “the transmission of evaluative or corrective information about an action, event, or process to the original or controlling source; also : the information so transmitted”.

Ou seja, numa tradução livre para o português, seria: “a transmissão qualitativa ou corretiva de uma informação sobre uma ação, evento ou processo à fonte original, ou emissora; também: informação transmitida”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de ViralGains

O feedback no dia-a-dia das empresas

Sabe por que você precisa compreender esta “arte” do feedback? A saber, há empresas que já atingiram um nível de maturidade onde o feedback faz parte de sua rotina.

Se pensar bem, é uma ótima oportunidade de saber o que todos pensam sobre determinado assunto e, para um bom líder, essa informação vale ouro! Qual o motivo? Simples: pois ele terá um mapa do que está indo bem e não precisa mudar, e do que não está indo tão bem e necessita de um planejamento e ação para resolver.

E como se desenvolve essa maturidade?

Ou as pessoas se capacitam e já vêm prontas ou a empresa fornece cursos e treinamentos para desenvolver essa maturidade no seu time – isso, focando em ambientes corporativos. Mas, evidentemente, há ocorrência de feedbacks em todos os âmbitos da nossa vida.

Mas você sabe realmente receber e transmitir feedback?

É possível aprender a dar e receber feedbacks de qualidade? Com certeza!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A seguir, são indicadas algumas dicas e posturas preciosas para melhorar a qualidade dos feedbacks, seja por escrito ou durante uma conversa!

Escuta Ativa

A realidade é que escutamos muito pouco o que o outro tem a dizer. Observo com frequência durante conversas algo mais parecido com uma disputa do que com uma troca de ideias. Uma disputa para saber quem tem razão, justificativas extensas e muito pouca compreensão e esforço em entender o outro lado.

Outras constantes também são as interrupções, cortes de linha de raciocínio, quase falta de educação mesmo! E como melhorar isso? Escuta ativa é um começo! Significa ouvir genuinamente e com empatia o seu interlocutor, buscando entender seu ponto de vista.

“Ah, mas tem gente que é difícil…”.

Com certeza! Você está diante de uma excelente oportunidade de desenvolver… paciência!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A, mas tem gente que não sabe ouvir…”

Tem gente…? Sei… imagino que você pratique bastante a escuta ativa. Será?

O que você tem a dizer é relevante?

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de Neil Patel

Você sabe transmitir com poder de síntese ou se perde na prolixidade?

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de sertms

E você, tem sabido ouvir com empatia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de Blog Cohros

Vale a reflexão… e aprender a utilizar e desenvolver a prática da dialética: tese, antítese e síntese. Cada um apresenta sua tese e resumem o entendimento. Isso além de inteligente, economiza tempo!

Veja Também: 8 erros mais comuns cometidos por líderes

Engenharia 360

Cristiano Oliveira da Silva

- Engenheiro Civil (Poli-USP/2003) - Palestras com foco em Capacitação e Disseminação de BIM / Soft Skills - Sócio Diretor Aplicativa Engenharia LTDA - Serviços em Engenharia Digital - INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana - MasterPractitioner e Coach Sistêmico - Músico, pai e curioso por natureza

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo