Engenharia 360

Feedback: a arte de saber transmitir e saber receber

Engenharia 360
por Cristiano Oliveira da Silva
| 23/09/2022 | Atualizado em 26/09/2022 3 min

Feedback: a arte de saber transmitir e saber receber

por Cristiano Oliveira da Silva | 23/09/2022 | Atualizado em 26/09/2022
Engenharia 360

Feedback é uma palavra de origem inglesa (ah vá…) e seu significado no idioma de origem é: “the transmission of evaluative or corrective information about an action, event, or process to the original or controlling source; also : the information so transmitted”.

Ou seja, numa tradução livre para o português, seria: “a transmissão qualitativa ou corretiva de uma informação sobre uma ação, evento ou processo à fonte original, ou emissora; também: informação transmitida”.

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de ViralGains

O feedback no dia-a-dia das empresas

Sabe por que você precisa compreender esta “arte” do feedback? A saber, há empresas que já atingiram um nível de maturidade onde o feedback faz parte de sua rotina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Se pensar bem, é uma ótima oportunidade de saber o que todos pensam sobre determinado assunto e, para um bom líder, essa informação vale ouro! Qual o motivo? Simples: pois ele terá um mapa do que está indo bem e não precisa mudar, e do que não está indo tão bem e necessita de um planejamento e ação para resolver.

E como se desenvolve essa maturidade?

Ou as pessoas se capacitam e já vêm prontas ou a empresa fornece cursos e treinamentos para desenvolver essa maturidade no seu time – isso, focando em ambientes corporativos. Mas, evidentemente, há ocorrência de feedbacks em todos os âmbitos da nossa vida.

Mas você sabe realmente receber e transmitir feedback?

É possível aprender a dar e receber feedbacks de qualidade? Com certeza!

A seguir, são indicadas algumas dicas e posturas preciosas para melhorar a qualidade dos feedbacks, seja por escrito ou durante uma conversa!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Escuta Ativa

A realidade é que escutamos muito pouco o que o outro tem a dizer. Observo com frequência durante conversas algo mais parecido com uma disputa do que com uma troca de ideias. Uma disputa para saber quem tem razão, justificativas extensas e muito pouca compreensão e esforço em entender o outro lado.

Outras constantes também são as interrupções, cortes de linha de raciocínio, quase falta de educação mesmo! E como melhorar isso? Escuta ativa é um começo! Significa ouvir genuinamente e com empatia o seu interlocutor, buscando entender seu ponto de vista.

“Ah, mas tem gente que é difícil…”.

Com certeza! Você está diante de uma excelente oportunidade de desenvolver… paciência!

“A, mas tem gente que não sabe ouvir…”

Tem gente…? Sei… imagino que você pratique bastante a escuta ativa. Será?

O que você tem a dizer é relevante?

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de Neil Patel

Você sabe transmitir com poder de síntese ou se perde na prolixidade?

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de sertms

E você, tem sabido ouvir com empatia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

feedback - comunicação na empresa
Imagem reproduzida de Blog Cohros

Vale a reflexão… e aprender a utilizar e desenvolver a prática da dialética: tese, antítese e síntese. Cada um apresenta sua tese e resumem o entendimento. Isso além de inteligente, economiza tempo!

Veja Também: 8 erros mais comuns cometidos por líderes

Engenharia 360

Cristiano Oliveira da Silva

- Engenheiro Civil (Poli-USP/2003) - Pesquisador colaborador UFABC - Capacitação e disseminação de BIM - Gerente de Engenharia / BIM Manager - Projetos, Planejamento e Qualidade na empresa BEN - Bureau da Engenharia - INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana - MasterPractitioner e Coach Sistêmico - Analista Corporal - O Corpo Explica - Músico, pai e curioso por natureza

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo