Engenharia 360

Google Tradutor: 3 formas de aproveitar melhor a ferramenta no seu dia-a-dia

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/09/2022 3 min

Google Tradutor: 3 formas de aproveitar melhor a ferramenta no seu dia-a-dia

por Redação 360 | 23/09/2022
Engenharia 360

Certamente, você já ouviu falar da ferramenta Google Tradutor, da Google. Bem, ela já causou uma verdadeira revolução na Internet. As pessoas a utilizam para traduzir textos de sites, textos acadêmicos, diálogos em chats, e muito mais. Pelo microfone dos aparelhos smart, podemos ditar textos em diferentes línguas e participar de aulas de idiomas. E, em combinação com as câmeras dos aparelhos smarts e a ferramenta Google Lens, para reconhecimento de imagens, é possível fazer a tradução de etiquetas, placas, outdoors e mais. Impressionante!

O aprimoramento da ferramenta por parte da Google

Quando, no passado, nós imaginaríamos realizar qualquer uma dessas atividades sem o tradicional mini dicionário impresso a tiracolo? Realmente, é uma alegria ter essa facilidade hoje em dia! E como se a ferramenta já não fosse útil o bastante no formato atual, ainda está sendo constantemente aprimorada, avançando em seu catálogo de idiomas – óbvio que sem ficar limitada a textos. A saber, tal aprimoramento acontece com a ajuda da tecnologia de Machine Learning, que estuda um aumento na quantidade de dados para o domínio de línguas complexas, como o alemão.

google tradutor
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Observação: idiomas ou dialetos mais antigos falados no planeta, como ioruba, são considerados pelos desenvolvedores. Mas eles ainda têm dificuldades de incorporar os dados no sistema por conta da deficiência de fontes de aprendizagem dessas próprias línguas. Claro que, à medida que os estudiosos das linguísticas ampliarem estas ofertas, os engenheiros poderão dar um passo adiante nesse grande plano da Google.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Veja Também: Ferramenta da Google transforma qualquer texto em imagens fotorrealistas

Os truques para tirar o máximo de proveito da ferramenta

“Sem Internet, posso usar o Google Tradutor?”

Sim e não; depende do seu aparelho smart! Assim, é preciso ter a versão atualizada do pacote Google – além de uma reserva de memória no aparelho – para baixar o idioma desejado. A vantagem disso é poder continuar utilizando a ferramenta mesmo sem Internet. Vale para aqueles momentos de viagens em que estamos em locais sem sinal de Internet ou Wi-Fi, ou não disponibilizamos do pacote da operadora, por exemplo.

“Não quero ler, apenas ouvir a tradução. Posso?”

Sim, também é possível! Basta ligar a função de microfone da ferramenta. Depois, peça para a pessoa na sua frente, que fala outra língua, repetir o que diz ao aparelho smart. Logo será feita a tradução; e você poderá fazer o mesmo e responder em português. Esse é um bom jeito de aprender conversação em outro idioma.

“O que está escrito nessa placa?”

Mesmo que você esteja, por exemplo, no Egito, dentro de uma loja onde todas as etiquetas dos preços ou as embalagens dos produtos estejam escritas em árabe, pode-se ter a tradução instantânea disso com auxílio do Google Tradutor. É só mirar a câmera do aparelho smart com o aplicativo aberto e o significado aparecerá na tela. Detalhe, nem sequer é necessário informar ao aplicativo Google qual o idioma que está nas publicidades, pois, graças ao seu sistema de inteligência, isso é facilmente identificado.

E aqui vai outro truque: se a tradução não aparecer nítida, salve a foto e selecione-a na sua galeria ou rolo da câmera, pois a ferramenta também oferece a possibilidade de importar uma imagem da galeria para traduzi-la em poucos segundos.

Veja Também: Google ensina: como montar um bom currículo para impressionar as grandes companhias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo