A energia solar é uma das melhores fontes de energia, considerada altamente sustentável. Justamente por isso, ela está ficando popular e sendo cada vez mais requisitada aos engenheiros. Mas já pensou se é preciso e por que deveríamos limpar as placas solares? Bem, é que só assim seria possível garantir que o sistema fotovoltaico instalado funcione com a máxima eficiência.
O acúmulo de sujeira compromete a geração de energia e até a vida útil dos paineis, consequentemente também o retorno financeiro do investimento. Pensando nisso, o Engenharia 360 te convida a explorar como limpar as placas solares e a importância dessa manutenção. Continue lendo este artigo para saber mais!
Por que devemos limpar as placas solares?
Limpeza de placas solares é considerada uma ação de manutenção preventiva dos sistemas fotovoltaicos para geração de energia.
Poeira, fuligem, folhas, excrementos de pássaros e outros detritos acumulam-se facilmente sobre os paineis e podem bloquear a passagem da luz e reduzir de 25% a 30% a eficiência do sistema, sem contar que podem deixar manchas difíceis de remover. O comprometimento de captação de luz é ainda maior em regiões com baixa pluviosidade e alta poluição. Deixando claro que chuva forte não é capaz de limpar completamente as placas solares.
Então, resumindo, a placa limpa capta mais radiação solar e produz mais energia, assim como garante o fabricante. Sua vida útil é prolongada para mais de 25 anos. E o retorno financeiro do investimento em energia solar vem mais rápido, economizando até 95% na conta de luz ao longo do tempo.
Quando e como realizar a limpeza de placas solares?
Antes de tudo, devemos esclarecer o que dizem os especialistas sobre a frequência ideal para limpeza das placas solares. Pois bem, eles afirmam que essa necessidade pode mudar conforme a localização e as condições ambientais de onde foi instalado o sistema fotovoltaico. Pode ser uma vez por ano, para regiões com chuvas regulares; a cada seis meses, para áreas com pouca chuva e alta poluição; e trimestralmente, em locais com alta concentração de poeira ou detritos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Aqui vai uma dica especial do Engenharia 360: de preferência, realize a limpeza de placas solares no período da manhã ou no final da tarde (ainda melhor se for em um dia nublado), quando o material está mais frio, evitando, assim, choques térmicos que possam danificar o vidro.
Passo a passo para a limpeza
Agora o passo a passo para limpar as placas solares:
- Desligamento do sistema: A primeira coisa que deve ser feita é desligar a chave interruptora na string box para evitar acidentes elétricos.
- Reserva de materiais: Água limpa em temperatura ambiente, detergente neutro (opcional), rodo, vassoura com cerdas macias, pano em tecido macio para secagem e esponja não abrasiva.
- Inspeção visual: Verificar se há danos ou rachaduras nos paineis.
- Remoção da sujeira solta: Isso deve ser feito com vassoura, retirando folhas, galhos e poeira acumulada na superfície das placas.
- Lavagem com água limpa: O líquido (que pode levar algumas gotas de detergente neutro) precisa ser jogado de cima para baixo, seguindo a inclinação.
- Enxágue e secagem: Todo o sabão precisa ser retirado para evitar acúmulo de cálcio da água e até de detergente da mistura, causadores de manchas e corrosão.
- Ligamento do sistema: Após a limpeza e secagem, é preciso ligar novamente a energia na chave interruptora.
- Verificação de eficiência: De tempos em tempos, é interessante fazer uma conferência da produção de energia, garantindo se tudo está funcionando corretamente.
Use o inversor ou aplicativos de monitoramento do sistema para acompanhar a produção de energia. Caso note uma queda significativa desde a última limpeza, é hora de realizar a manutenção.
Veja Também: Como funciona uma placa fotovoltaica para energia limpa?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quais os cuidados nós devemos tomar na limpeza de placas solares?
Tome muito cuidado na hora de limpar as placas solares! Como dissemos antes, não se esqueça de desligar a energia! Também não use produtos corrosivos (como acetona e ácido hidrofluorídrico) nem ferramentas abrasivas (como lã de aço ou lâminas) ou muito menos máquinas de alta pressão de regulagem adequada, que possam causar arranhões e microfissuras ou até remover o revestimento antirreflexo. E de forma alguma deixe de usar equipamentos de proteção, incluindo luvas e óculos com certificação técnica NR35.
Sempre que possível, contrate empresas especializadas para realizar esse serviço. E consulte o manual do fabricante para conferir as recomendações específicas sobre como realizar a limpeza das placas solares corretamente.
Fontes: Portal Solar, Leroy Merlin.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.