Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Confira uma amostra do design da exposição sobre as Olimpíadas Tóquio 2021 montada na Japan House de São Paulo

por Redação 360 | 26/07/2021

A Japan House é um emblemático projeto de arquitetura japonesa na capital de São Paulo e recebe, agora, um espaço dedicado às Olimpíadas!

Desde o dia 20 de julho de 2021, começou, na Japan House, uma exposição alusiva às Olimpíadas de Tóquio. O edifício de notável arquitetura está localizado na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, vizinho à Praça Oswaldo Cruz, no cruzamento com a Rua 13 de Maio. E quem tiver oportunidade, pode conferir até dia 12 de setembro a atração especial! Mas, antes disso, o Engenharia 360 dá uma “palinha” de tudo que está rolando no local. Confira!

O que é a Japan House de São Paulo?

A Japan House é um projeto global do governo japonês com a finalidade de “lançar um novo olhar sobre o Japão contemporâneo”. E especialmente a Japan House de São Paulo foi inaugurado em maio de 2017, combinando arte, tecnologia e negócios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projetado pelo famoso arquiteto japonês Kengo Kuma, o edifício apresenta uma fachada com “cortina” de réguas de madeira hinoki trabalhada por artesãos japoneses. Além disso, em outra ala, uma parede de cobogós – que são aqueles pequenos blocos vazados inventados por engenheiros no período da Arquitetura Modernista Brasileira.

Japan House
1 Imagem reproduzida de ArchDaily Brasil
Japan House
Imagem reproduzida de Projeto São Paulo City

O que tem de especial o lounge para as Olimpíadas na Japan House?

A intenção da Japan House São Paulo é trazer novidades esportivas e informações sobre a organização das competições que estão sendo realizadas em Tóquio, no Japão. No evento, serão apresentadas todas as novas modalidades esportivas, como o surf e o skate, e as que retornam ao calendário olímpico este ano, como o beisebol e o softbol. Mas o maior destaque irá, sem dúvidas, para o karatê, modalidade indicada pelo país anfitrião.

OO longe em si foi instalado no térreo e os visitantes deste espaço serão recebidos durante o período dos jogos pelos mascotes:

  • Miraitowa (junção das palavras mirai e towa, que significam futuro e eternidade), que representa os atletas olímpicos, e
  • Someity (resultado da fusão abreviada da expressão japonesa ‘someiyoshino’, alusão a uma popular variedade de cerejeira do Japão e aos que possuem um incrível poder mental e força física, e da expressão inglesa ‘so mighty’ ou ‘tão poderosa’), que representa os atletas paralímpicos.
Japan House
Imagem reproduzida de Jornalwebdigital

Os visitantes do lounge especial sobre as Olimpíadas 2021 montado na Japan House também podem assistir a um vídeo que fala sobre os mais de 50 símbolos que representam cada esporte dos jogos. E uma área destinada aos esportes paraolímpicos apresenta alguns equipamentos utilizados pelos atletas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Japan House
Imagem reproduzida de ABCdoABC
arquitetura
Imagem extraída de Exame
arquitetura
Imagem extraída de CASACOR
arquitetura
Imagem extraída de CASACOR
Japan House
5 Imagem reproduzida de Perfil Brasil

Atenção! A entrada na Japan House de São Paulo durante a exposição é gratuita, mas precisa ser agendada pela Internet. O local terá sua capacidade de ocupação reduzida para 40% e seus visitantes deverão seguir todos os protocolos de prevenção ao Covid-19.


Fontes: Lance, ArchDaily, G1, Agência Brasil.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.