Engenharia 360

Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 29/07/2019 | Atualizado em 16/06/2022 2 min

Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil

por Beatriz Zanut Barros | 29/07/2019 | Atualizado em 16/06/2022
Engenharia 360

Os cursos de especialização, principalmente na área de engenharia, fazem parte da busca contínua por aprimoramento de diversos tipos de profissionais.

Até mesmo os profissionais mais experientes estão buscando por novos conhecimentos. Por isto, existem cursos de especializações para diversos públicos, com diversas durações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

MBA no Brasil:

A maioria dos cursos de especialização, como o MBA são voltados para profissionais experientes. Hoje, grande parte deles exige anos de experiência da área a ser cursada. Isso porque o intuito deste curso é gerar uma troca de experiências entre os alunos.

Uma das melhores opções no Brasil hoje é a Fundação Getúlio Vargas; Que conta com cursos que variam entre 38 mil reais e podem chegar até a 118 mil reais.

Outro instituto também renomados para este tipo de curso de especialização, é a FIA (Fundação Instituto de Administração), cujos valores variam de 30 mil a 80 mil reais.

TCC - Trabalho de Conclusão da Faculdade | curso MBA
Imagem reproduzida de Blog MBA USP Esalq

Mestrado na Europa:

É comum em se pensar é mais difícil para as pessoas mais experientes largarem os negócios que elas têm no Brasil para passar dois anos fazendo MBA na Europa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por isto faço a comparação com o mestrado: são cursos de especialização, com o intuito de aprimorar o conhecimento em uma determinada área, e introduzir o estudante com uma qualificação melhor ao mercado de trabalho.

Se você tem um passaporte europeu, a questão de preços ficou ainda mais fácil para você! Uma vez que, na Europa os preços são diferenciados para cidadãos Europeus. A taxa varia, de forma geral, de acordo com a universidade escolhida.

Alguns exemplos de cursos de especialização na Europa:

Um mestrado na Espanha tem valores em torno de 5 mil euros para cidadãos europeus, e 10 mil euros para cidadãos não europeus.

Em Paris, os mestrados giram em torno de 6 mil euros para cidadãos e 12 mil euros para não cidadãos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já um mestrado Portugal, tem o valor em torno de 3 mil euros para cidadãos europeus, e 14 mil euros para cidadãos não europeus. Porém, em algumas universidades de Portugal são concedidos descontos para nós, brasileiros, por falarmos a língua portuguesa. Com isto, os valores giram em torno de 7 mil euros.

Considerando o valor do câmbio de R$4,21; um curso de especialização na Europa sai a partir de R$21.050,00.

De maneira geral, um curso de especialização na Europa consegue, sim, ser mais barato do que algumas propostas de MBA no Brasil. Devemos considerar que toda a forma de aprimoramento profissional é válida, e devemos tentar nos manter sempre atualizados na nossa carreira.

Veja Também: O que é essencial nos cursos das universidades e o que deveria sair da grade curricular?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Guia da Carreira

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo