Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pós-Olimpíadas 2021: coisas BIZARRAS que o Japão nos apresentou

por Redação 360 | 09/08/2021

O Japão foi muito notícia no período das Oimpíadas 2021. Mas como será que é morar no país? O 360 traz um resumo da arquitetura residencial moderna do país!

Para você que viu as Olimpíadas 2021 de Tóquio pela televisão e foi buscar mais informações sobre a cultura e vida do Japão na Internet. Não bateu aquela vontade de ir estudar ou até mesmo tentar ganhar a vida por lá? O 360 vai te apresentar agora algumas curiosidades sobre esse país surpreendente!

tecnologia
Imagem reproduzida de Panrotas

Moradias do Japão | Como viver em grandes centros?

O Japão possui muitas florestas e montanhas. Tem uma população rural de cerca de 33% vivendo em pequenas cidades ou províncias; e uma população urbana de cerca de 67%, vivendo, em sua maioria, em grandes centros urbanos. E sua capital, Tóquio, é a metrópole com maior aglomeração populacional do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bem, no país, o aumento da procura por imóveis levou as construtoras a oferecerem apartamentos cada vez menores. Mas, para os japoneses, nem sempre optar por morar em apartamentos pequenos é uma questão de necessidade. Às vezes, pode ser uma escolha de estilo de vida também!

A maioria dos habitantes desses grandes centros urbanos do Japão trabalha fora, sai cedo, não almoça em casa e passa o tempo livre com os amigos em parques e restaurantes. Assim sendo, muito da Arquitetura e Urbanismo do país é pensado para facilitar a vida corrida de trabalho e estudos da população. Por exemplo, espaço com poucos móveis, lavanderias coletivas e restaurantes com cardápios variados e a baixo custo.

tecnologia
Imagem reproduzida de CASA CLÁUDIA

Aluguéis de apartamentos

Para você saber o tipo de apartamento que está sendo mais oferecido nos sites das locadoras de imóveis do Japão, é preciso ficar atento à combinação de letras e números. Eles usam números como 1, 2 ou 3 para descrever a quantidade de cômodos e determinadas siglas para descrever os cômodos dos apartamentos. Por exemplo: K (Cozinha), D (Sala de jantar), L (Sala) e R (Quarto). Veja os exemplos:

  • 1R : 1 quarto individual (com banheiro).
  • 1K : 1 quarto individual + cozinha (com banheiro).
  • 1DK : 1 quarto + cozinha + sala de jantar (com banheiro).
  • 1LDK : 1 quarto + cozinha + 1 sala de jantar + 1 sala de estar (com banheiro).
  • 2K : 2 quartos + 1 de cozinha (com banheiro).
  • 2DK : 2 quartos + 1 cozinha + 1 sala de jantar (com banheiro).
  • 2LDK : 2 quartos + 1 cozinha, 1 área para refeições + 1 sala de estar (com banheiro)
  • 3K : 3 quartos + 1 cozinha (com banheiro).
  • 3DK : 3 quartos + 1 cozinha + 1 sala de jantar (com banheiro).
  • 3LDK : 3 quartos + 1 cozinha + 1 sala de jantar + 1 sala de estar (com banheiro).

O preço dos aluguéis de apartamentos no Japão, como na maioria das cidades no mundo, vai depender da localização e tamanho. É aconselhável fazer uma boa pesquisa. E vale lembrar que, fora da região de Tóquio, os preços são bem mais acessíveis!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Características dos Imóveis

Entrada da Casa

Os apartamentos japoneses possuem um tipo de entrada chamada Genkan, onde você deve deixar seus sapatos antes de entrar. Ali, geralmente se encontra um pequeno armário usado para guardar os calçados.

tecnologia
Imagem reproduzida de Segredos do Mundo – R7

Paredes e pisos

Quase sempre, as paredes das construções do Japão são finas. Por isso, é preciso prestar atenção com barulhos, pois a cultura japonesa preza pelo silêncio e pelo respeito com o espaço do outro. Já para pisos, é comum o uso de madeira ou linóleo, para facilitar a limpeza e a manutenção. Em contrapartida, o uso de carpete não é comum, pois a manutenção pode ser cara. Apartamentos maiores, em geral, têm pelo menos um cômodo com piso de tatame, usado como quarto dos moradores. 

tecnologia
Imagem reproduzida de ArchDaily Brasil
tecnologia
Imagem reproduzida de Wikipedia

Sala

No Japão, é mais raro apartamento com sala de estar e jantar separadas. Muitas vezes, este espaço serve também de dormitório. Nesse caso, é aconselhado o uso de poucos móveis como, por exemplo, uma mesa de centro – que também será usada para refeições – e um futon como sofá – que pode se transformar em cama. 

tecnologia
Imagem reproduzida de Ei Imóvel

Banheiros

Os novos apartamentos do Japão possuem sanitários com aquecedor de assento, jatos de ducha sanitária, opções de descarga e até dispositivos sonoros (música) para disfarçar “barulhos”. Banheiros de apartamentos grandes vêm com sanitário separado do banho e até banheira- o famoso ‘ofurô’.  Já os pequenos costumam juntar o vaso sanitário com a banheira, e até mesmo com a máquina de lavar roupas.

tecnologia
Imagem reproduzida de inova.jor
tecnologia
Imagem reproduzida de Coisas do Japão

Quartos

Os apartamentos do Japão costumam ser medidos em tatame, cujo tamanho tradicional é de 90 cm por 180 cm (1,62 metros quadrados) por 5 centímetros. Por exemplo: uma sala ou quarto japonês pode ter entre 6 a 8 tatames (média de 10m) – apesar de já ser comum o uso de camas, é tradicional em uma casa japonesa o uso de futon. E para finalizar, em apartamentos pequenos, com apenas um quarto, as visitas são acomodadas na sala, que vira um quarto de visitas. 

tecnologia
Imagem reproduzida de Pinterest
tecnologia
Imagem reproduzida de Westwing

Cozinha

Você poderá estranhar o tamanho das cozinhas no Japão, em média de 4m².  Geralmente o espaço não possui mesa, usado exclusivamente para cozinhar e guardar os mantimentos. Aliás, a maioria das casas do país possui um fogão elétrico de duas bocas, sem forno. E o uso de panelas e grelhas elétricas também facilita bastante. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Claro que, às vezes, se torna mais barato e vantajoso almoçar fora de casa, já que facilmente se encontram vários restaurantes, lancherias e pequenos armazéns por perto. Mas vale lembrar que é muito comum, no Japão, você encontrar máquinas automáticas que oferecem variados tipos de comida e de bebida. Boa opção para quem não tem muito tempo reservado para as refeições do dia.

tecnologia
Imagem reproduzida de CASA CLAUDIA
tecnologia
Imagem reproduzida de YouTube

Sistema de água quente e ar condicionado

Fechando com chave de ouro, precisamos citar que muitos imóveis no Japão tem aquecimento em todas as torneiras, bem como aparelhos de ar condicionado para regular a temperatura ambiente durante o verão e o inverno.

Então, depois desse “tour” pelas casas e apartamentos do Japão, ficou com vontade de visitar ou morar no país? Escreva nos comentários!


Fontes: Village House, G1, Coisas do Japão, Skdesu, Shinjuku Japanese Language Institute.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.