Engenharia 360

AirFarm: Cultive Alimentos Frescos em Qualquer Lugar com a Fazenda Inflável Premiada na CES 24

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/02/2024 3 min
Imagem reproduzida de Midbar via AbuDhabiPR

AirFarm: Cultive Alimentos Frescos em Qualquer Lugar com a Fazenda Inflável Premiada na CES 24

por Redação 360 | 08/02/2024
Imagem reproduzida de Midbar via AbuDhabiPR
Engenharia 360

Recentemente, tivemos a CES 24, a edição de 2024 da maior feira de tecnologia do mundo. Na ocasião, uma das novas tecnologias apresentadas ao público foi a AirFarm da Midbar. Trata-se de um modelo de fazenda inflável que promete revolucionar a agricultura, inovando em "Segurança Humana para Todos". Um conceito inovador de sustentabilidade apresentado para o futuro, promovendo segurança alimentar diante das mudanças climáticas.

Imagine poder cultivar alimentos frescos em qualquer lugar, com economia de água e recursos naturais, sem uso de agrotóxicos. Esta ideia foi premiada na CES 24. Entenda o porquê no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

fazenda inflável
Imagem reproduzida de Midbar via Economic News Brasil

Quais as principais características da AirFarm?

A AirFarm é uma estrutura versátil, de design modular e compacto. A solução foi apresentada na CES 24 como sendo acessível para comunidades em desenvolvimento e áreas com infraestrutura precária. De acordo com a empresa Midbar, o sistema se vale de tecnologias de ponta. Por exemplo, automatização via Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), garantindo um ambiente controlado e eficiente para cultivo, reduzindo significativamente o consumo de recursos naturais.

Observação: Vale destacar que dentro da AirFarm, faz-se o uso da técnica de aeroponia. Nesse caso, as raízes das plantas são nutridas por uma névoa nutritiva, reduzindo drasticamente o consumo de água. A saber, estima-se uma economia de 99% em comparação com métodos tradicionais de agricultura.

fazenda inflável
Imagem reproduzida de Midbar via Agrofy News
fazenda inflável
Imagem de Site Oficial CES 2024, reprodução via Aqui Notícias

Qual a capacidade de produção da fazenda inflável?

O volume versus tempo de produção de alimentos frescos dentro da AirFarm seria recorde - 140 quilos de alimentos por mês. Em menos de um dia é possível instalar a fazenda inflável, em diferentes tipos e tamanhos de terrenos, e já começar a plantar. Não se faz necessário o uso de estruturas pesadas, por exemplo. Isso se torna perfeito em situações de emergência, como desastres naturais e campos de refugiados, e até mesmo para uso pessoal.

A maior vantagem do uso da AirFarm seria a capacidade de produzir alimentos livres de agrotóxicos, com zero pesticidas, e até muito menos fertilizantes, garantindo alimentos mais saudáveis e seguros para o consumo humano. Estamos diante de uma engenharia de agricultura de menor escala, mas altamente sustentável!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual será o futuro da agricultura com as fazendas infláveis?

As fazendas infláveis são só um exemplo de como a engenharia pode contribuir com soluções para a segurança alimentar global. Nesse contexto, a AirFarm pode se tornar uma ferramenta valiosa para o combate à fome e à desnutrição em todo o mundo. À medida que enfrentamos novos desafios por conta do aquecimento global e mudanças climáticas, entendemos como a profissão tem o compromisso de avançar com as tecnologias, abrindo caminho para ações ambientalmente responsáveis.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Globo Rural - Globo, Canal Tech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo