Engenharia 360

Crise energética: saiba como o conceito de 'Eletricidade 4.0' pode nos salvar

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/06/2022 3 min

Crise energética: saiba como o conceito de 'Eletricidade 4.0' pode nos salvar

por Redação 360 | 17/06/2022
Engenharia 360

Quantas crises enfrentamos neste momento, não é mesmo? Uma delas é a crise de geração de energia, que impacta severamente todas as empresas brasileiras, pois encarece desde a produção de matérias-primas, fabricação de produtos, estocagem, conservação, manutenção, entregas e além. E quanto mais impacta o bolso do consumidor, menos chances se tem de vendas e fechamentos de negócios. Nessa equação, como ficam as empresas?

Infelizmente, as perspectivas para o futuro não são boas. É que o nosso planeta está ficando mais populoso e cada vez mais consumimos energia. Se os governos não investirem em unidades de geração, transmissão e distribuição de energia, principalmente renovável, o gargalo só vai se fechar mais, sentido na alta das tarifas de energia e no meio ambiente. E não é só isso, também se faz necessário campanhas de conscientização para uso da energia de forma resiliente, segura e sustentável.

Eletricidade 4.0
Imagem reproduzida de Propmodo

Conceito de Eletricidade 4.0

Qual a solução para mitigar ou evitar, de vez, esses problemas previstos para o futuro? Bem, talvez unir a eficiência de gestão de energia com o potencial da digitalização. Assim se resume a Eletricidade 4.0, conceito que remete ao termo Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que já exemplificamos aqui, no Engenharia 360. O objetivo é educar parceiros e clientes dos negócios sobre como devem ser direcionados os esforços para o seguinte:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Zero desperdícios | Zero emissões | Zero carbono

Eletricidade 4.0
Imagem reproduzida de Citisystems

União ‘gestão + digitalização’

Pense assim: como podemos racionalizar o uso de energia dentro das empresas? Primeiro com uso da Tecnologia de Automação, capaz de contribuir para melhor controle de processos, instalações e mais, reduzindo, assim, o consumo. Segundo, apostando na digitalização para geração de dados para tomada de decisões mais precisas, em tempo real – inclusive sobre gerenciamento sobre performance energética.

Continuidade da eletrificação dos sistemas

Alguns pensam se poderiam substituir a energia elétrica por outra fonte, como de combustível, visando amenizar as contas. Porém, saiba que a eletricidade continua sendo o melhor e mais eficiente vetor de descarbonização. É por isso que muitas empresas estão lançando modelos de fogões elétricos, carros elétricos, aviões e helicópteros elétricos, e mais. É que, o ideal para a “recuperação verde” do planeta seria sermos menos dependentes do que polui ou incentivar a destruição da natureza de algum modo. Pode ter certeza de que isso vai nos ajudar bem mais no futuro!

Eletricidade 4.0
Imagem reproduzida de energy40news – Twitter

O que temos que fazer é juntar todo o conhecimento e esforços possíveis para:

  • reduzir perdas e maximizar o uso de infraestruturas;
  • melhorar a integração dos recursos energéticos;
  • apostar em investimentos de energia acessível, renovável e inteligente;
  • apostar no potencial de redes inteligentes, geração distribuída, armazenagem, resposta à demanda e eficiência energética, devido à integração total proporcionada pela Eletricidade 4.0;
  • e cobrar dos governantes a grande capacidade de geração de emprego e renda, pois até isso ajuda na economia de energia. 🙂

Veja Também: A importância do Estudo de Impacto Ambiental na engenharia


Fontes: SEGS.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo