Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça os Ironworkers!

por Müller Santos | 29/07/2015
Copiado!

No Brasil a principal característica construtiva é a alvenaria. De grande conhecimento e de relativa facilidade de trabalho (pode ser executada em pequena escala), ela domina o mercado construtor nacional. Porém, no território norte-americano principalmente, a construção civil se da em grande parte com o trabalho em estruturas metálicas. Daí surgem os Ironworkers.

IRONWORKERS

+ Quando tudo começou 

Por volta do ano de 1880 com o advento da Revolução Industrial e a crescente substituição de materiais como madeira e pedra por aço na construção civil, houve a grande necessidade de mão de obra na área. Apesar de se tratar do período de expressivas conquistas e mudanças na economia, nesta época ocorreu uma crise comercial e financeira (1880 – 1891). Com a necessidade de trabalho da população e por ser caracterizado por um trabalho de alto risco e periculosidade acentuada os trabalhadores eram normalmente jovens e pais de familia. Trabalho este não procurado e até evitado por pessoas de idade mais avançada.

Hoje, devido a uma série de leis trabalhistas que beneficiam os operários, a segurança e a valorização deles é altíssima e possuem uma série de benefícios que foram almejados com muito suor e dificuldade (insalubridade por exemplo). Para se tornar um Ironworker, é necessário participar de um curso profissionalizante, do modelo aprendiz para início da profissão – algo já vem ocorrendo de forma similar aqui no Brasil, mas de menor proporção em áreas de carpintaria, serralheria e alvenaria.

Ironworkers

+ Mas não são todos iguais! 

Existem algumas especializações:

Estruturas: É o trabalho com vigas e pilares de ferro para formar a estrutura em si. Peças essas para construção de torres, pontes e edifícios.

Ironworker

Reforço: De acordo com o tipo de empreendimento é necessário reforçar toda a estrutura a ser trabalhada devido ao peso que o conjunto excerce sobre a ferragem.

Ornamental: Para a instalação de portas, janelas, elevadores e passarelas num edifício por exemplo.

Maquinário: Carga e descarga de materiais de aço utilizando gruas, guindastes e empilhadeiras.

Soldadores: Especialistas em soldagens, são profissionais bem técnicos e valorizados.

Ironworker

No Brasil, os profisionais que podem ser comparados em certas característias são os serralheiros. Porém a construção de edificações desse tipo é mínima, gerando assim a falta de especialistas na área.

Fonte: IronWorkers

Copiado!

Comentários