Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a Kamishibai, uma ferramenta de auditoria cada vez mais comum nas empresas

por Luccas Costa | 03/04/2017
Copiado!

O Kamishibai é uma ferramenta simples e visual que tem por objetivo assegurar que os controles necessários estão sendo realizados corretamente. Você agora deve estar se perguntando “mas esse tal Kamishibai não seria a mesma coisa que uma auditoria, só que com um nome diferente?
Bom, caso você tenha feito esta pergunta, a resposta é SIM. O kamishibai trata-se de uma auditoria, porém com um conceito bem diferente do que normalmente estamos acostumados. Mas antes de aprofundar-me na sua metodologia e benefícios, vamos entender o seu significado e contexto.

+Conceito

A palavra Kamishibai é de origem japonesa e significa “teatro de papel”. Era utilizado para educação das crianças e analfabetos a partir de figuras desenhadas em papeis coloridos, no qual se colocavam vários cartazes, um atrás do outro, com desenhos. No verso de cada cartaz havia um script, na ordem adequada, e que servia de orientação ao artista. O principal objetivo era o ensinamento de forma simples da ética, moral e bons costumes.

Fonte: www.kamishibai.com


 

O Kamishibai, como ferramenta, surgiu na Toyota com o objetivo de incentivar os seus colaboradores administrativos e a liderança a visitar o Gemba, ou seja, o chão de fábrica da empresa, a fim de verificar se tudo encontrava-se em perfeito estado. Na sua aplicação, qualquer pessoa pode fazer uma auditoria de forma intuitiva e perceber a situação real da empresa.

Mas atenção: esta ferramenta não tem como objetivo identificar as pessoas que estão cometendo erros, mas sim treinar as pessoas a perceber os problemas e desenvolver mecanismos para resolvê-los.
 
Em meu último artigo falei da filosofia Lean Manufacturing e como a sua utilização dentro das empresas tem sido fundamental para combater a crise que estamos vivendo e alcançar resultados cada vez melhores. Segundo alguns autores, muitas empresas que utilizam da metodologia Lean conseguem, nos primeiros anos de implantação, significativos avanços em seus processos, contudo, basta negligenciar um pouco a cobrança e o controle do novo método implantado, que muitas vezes ocorre um retrocesso, ou seja, em pouco tempo a melhoria se perde. Isto deve-se ao fato das pessoas retomarem antigas práticas, tornando os resultados em termos de qualidade, custo e entrega piores do que antes da implantação do Lean.

+Aplicação

Dito isto, aí está um exemplo de oportunidade de quando e onde aplicar a ferramenta do kamishibai. Agora, vamos aprender como:
Passo 1°: elaborar um cartão de kamishibai. Ele geralmente é frente-verso, o qual deve conter perguntas chaves de verificação do processo.

Fonte: https://opexbr.wordpress.com


Passo 2°: defina a equipe que irá fazer a auditoria e um cronograma que deve ser seguido rigorosamente. Sendo assim, esta também pode ser conhecida como “Auditorias por níveis” ou “Auditoria escalonada”, uma vez que é desejável no seu primeiro momento, por exemplo, que o operador realize a auditoria, em seguida o seu supervisor e posteriormente o gerente da fábrica. Desta forma todos poderão analisar como está o processo.
 
Passo 3°: desenvolva um quadro para alocar os cartões de forma a garantir o gerenciamento visual da ferramenta.

Fonte: https://opexbr.wordpress.com


 Passo 4°: introduza a ferramenta para todos os colaboradores e não esqueça de deixar a mensagem para todos da importância e os benefícios da mesma.
 
Passo 5°: Implemente uma sistemática de análise e tomada de ações para os resultados das auditorias. Assim você irá garantir o PDCA e que as melhorias de fato apareçam.
 

E aí, achou interessante? Quer aprender mais sobre esta ferramenta? Não deixe de comentar caso tenha alguma dúvida ou sugestão!

Copiado!

Comentários