Engenharia 360

Conheça a Kamishibai, uma ferramenta de auditoria cada vez mais comum nas empresas

Imagem padrão usuário
por Luccas Costa
| 03/04/2017 | Atualizado em 02/01/2022 3 min

Conheça a Kamishibai, uma ferramenta de auditoria cada vez mais comum nas empresas

por Luccas Costa | 03/04/2017 | Atualizado em 02/01/2022
Engenharia 360

O Kamishibai é uma ferramenta simples e visual que tem por objetivo assegurar que os controles necessários estão sendo realizados corretamente. Você agora deve estar se perguntando "mas esse tal Kamishibai não seria a mesma coisa que uma auditoria, só que com um nome diferente?".

Bom, caso você tenha feito esta pergunta, a resposta é SIM. O kamishibai trata-se de uma auditoria, porém com um conceito bem diferente do que estamos normalmente acostumados. Mas antes de aprofundar-me na sua metodologia e benefícios, vamos entender o seu significado e contexto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conceito

A palavra Kamishibai é de origem japonesa e significa “teatro de papel”. Era utilizado para educação das crianças e analfabetos a partir de figuras desenhadas em papéis coloridos, no qual se colocavam vários cartazes, um atrás do outro, com desenhos. No verso de cada cartaz havia um script, na ordem adequada, e que servia de orientação ao artista. O principal objetivo era o ensinamento de forma simples da ética, moral e bons costumes.

Conheça a Kamishibai, uma ferramenta de auditoria cada vez mais comum nas empresas
Fonte: www.kamishibai.com

O Kamishibai, como ferramenta, surgiu na Toyota com o objetivo de incentivar os seus colaboradores administrativos e a liderança a visitar o Gemba, ou seja, o chão de fábrica da empresa, de modo a verificar se tudo se encontrava em perfeito estado. Na sua aplicação, qualquer pessoa pode fazer uma auditoria de forma intuitiva e perceber a situação real da empresa.

Mas atenção: esta ferramenta não tem como objetivo identificar as pessoas que estão cometendo erros, mas sim treinar as pessoas a perceber os problemas e desenvolver mecanismos para resolvê-los.
 
Em meu último artigo falei da filosofia Lean Manufacturing e como a sua utilização dentro das empresas tem sido fundamental para combater a crise que estamos vivendo e alcançar resultados cada vez melhores. Segundo alguns autores, muitas empresas que utilizam da metodologia Lean conseguem, nos primeiros anos de implantação, significativos avanços em seus processos, contudo, basta negligenciar um pouco a cobrança e o controle do novo método implantado, que ocorre muitas vezes um retrocesso, ou seja, em pouco tempo a melhoria se perde. Isto deve-se ao fato das pessoas retomarem antigas práticas, tornando os resultados em termos de qualidade, custo e entrega piores do que antes da implantação do Lean.

Aplicação

Dito isto, aí está um exemplo de oportunidade de quando e onde aplicar a ferramenta do kamishibai. Agora, vamos aprender como:

Passo 1°: elaborar um cartão de kamishibai. Ele geralmente é frente-verso, o qual deve conter perguntas chaves de verificação do processo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conheça a Kamishibai, uma ferramenta de auditoria cada vez mais comum nas empresas
Fonte: https://opexbr.wordpress.com

Passo 2°: defina a equipe que irá fazer a auditoria e um cronograma que deve ser seguido rigorosamente. Sendo assim, esta também pode ser conhecida como “Auditorias por níveis” ou “Auditoria escalonada”, uma vez que é desejável no seu primeiro momento, por exemplo, que o operador realize a auditoria, em seguida o seu supervisor e posteriormente o gerente da fábrica. Desta forma todos poderão analisar como está o processo.
 
Passo 3°: desenvolva um quadro para alocar os cartões de forma a garantir o gerenciamento visual da ferramenta.

Conheça a Kamishibai, uma ferramenta de auditoria cada vez mais comum nas empresas
Fonte: https://opexbr.wordpress.com

 Passo 4°: introduza a ferramenta para todos os colaboradores e não esqueça de deixar a mensagem para todos da importância e os benefícios da mesma.
 
Passo 5°: implemente uma sistemática de análise e tomada de ações para os resultados das auditorias. Assim você irá garantir o PDCA e que as melhorias de fato apareçam.
 

E aí, achou interessante? Quer aprender mais sobre esta ferramenta? Não deixe de comentar caso tenha alguma dúvida ou sugestão!

Veja Também: Engenharia Patológica - a arte de preservar as construções civis

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo