Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

ACS testa a eficácia de tecidos para máscara caseira. Saiba qual é o melhor

por Letícia Nogueira | 04/06/2020

No dia 19 de maio, a Câmara aprovou como obrigatória a utilização de máscaras em todo o Brasil. As máscaras cirúrgicas ou as N95 são exclusivas a profissionais da saúde, ou àqueles que estejam trabalhando em locais com alto risco biológico. Isso incentiva o uso de máscaras de pano pela população. Porém, será que é possível ter a mesma segurança com a utilização de máscaras feitas em casa?

Mulher usando máscara
Câmara aprova a utilização obrigatória de máscaras (Fonte: Assembleia Legislativa)

A American Chemical Society realizou o experimento para entender a eficácia dessas máscaras, e o efeito da utilização de diferentes mecanismos de filtragem que cada tipo de tecido traria. Para os testes, foram selecionados os seguintes materiais e suas combinações: algodão, chiffon, seda, flanela e sintéticos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Durante o experimento, partículas aerossóis em uma escala de 10nm a 6µm de diâmetro eram direcionadas aos tecidos. A velocidade destas e a frequência eram similares a da respiração humana. A equipe mediu o número de partículas no ar e seus tamanhos e comparou com os números obtidos antes da passagem delas pelas amostras.

Equipamento utilizado pela American Chemical Society
Equipamento utilizado para a testagem do material (Fonte: ACS Nano)

O melhor resultado foi obtido no algodão com 600 fios por polegada (Cotton 600 TPI), um tecido mais rígido. Ele foi comparado com outras duas categorias: uma amostra de 80 fios por polegada (Q Cotton 80 TPI) e duas amostras de 120 fios envolvendo uma camada de 0,5 cm de algodão (Cotton Quilt).

Eficácia de filtragem em amostras de algodão
Diferentes amostras de algodão e seus resultados quanto à eficácia na filtragem. (Fonte: ACS Nano)

Além disso, sabendo que interações eletrostáticas podem filtrar partículas aerossóis, foram selecionados tecidos sintéticos e naturais específicos para passarem pelos testes. Para esta etapa foram escolhidas: a seda natural, o poliéster-spandex (chiffon) e o algodão-poliéster (flanela).

Os resultados mostraram que a seda com quatro camadas apresentou melhor resultado, sendo seu pior resultado para 80% de eficácia. O gráfico ainda aponta para a seda com uma camada, flanela e chiffon.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eficácia de tecidos em filtragem
Eficácia da filtragem eletrostática para diferentes amostras de tecido (Fonte: ACS Nano)

Concluindo essas duas partes de testes, os pesquisadores começaram a analisar a eficácia das máscaras que possuíssem dois tecidos diferentes. Isto é, dois materiais trabalhando em conjunto para a filtragem do ar, por meio de dois processos de filtragem: uma mecânica e outra eletrostática. Todas as amostras são um conjunto de algodão 600 TPI com: duas camadas de seda, duas camadas de chiffon, ou uma camada de flanela.

Filtragem mecânica e eletrostática em máscaras
Filtragem mecânica e eletrostática de aerossóis (Fonte: ACS Nano)

Todas os conjuntos obtiveram ótimos resultados de eficácia quando e comparados com os da N95. Elas obtiveram 80% de eficiência para partículas menores do que 300nm, e 90% para partículas maiores do que 300nm. Enquanto, a N95 absorve cerca de 95% das partículas acima de 300nm.

Eficácia da utilização de dois tecidos em máscara
Comparação da eficiência entre amostras de materiais atuando juntos e N95 (Fonte: ACS Nano)

Assim, a pesquisa conclui que a melhor máscara feita em casa é a combinação de algodão e chiffon. Mas finaliza afirmando sobre a importância de fazer o ajuste correto dela, para que não comprometa sua eficácia.

De qual material são suas máscaras? Conta para a gente!

Fonte:  Science Daily, Aerosol filtration efficiency of common fabrics used in respiratory cloth masks.

Leia também: Engenheiros remodelam máscara de proteção contra o coronavírus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Letícia Nogueira Marques

Estudante de Engenharia de Materiais pela UFABC. Acredito que não há nenhum sonho que não possa ser realizado com um pouco de disciplina e criatividade.