Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenheiro Concurseiro: dicas de rotina e organização para concursos

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 26/06/2020
Copiado!

Técnicas de estudo, organização e desenvolvimento de uma rotina para quem deseja prestar concursos públicos

Mesmo com o mercado da engenharia se apresentando aquecido e com previsão de crescimento para algumas áreas antes da pandemia, muitos profissionais preferem prestar concursos públicos no lugar de tentar vagas no setor privado.

A escolha de dedicar grande parte do deu tempo ao estudo para concursos públicos é uma decisão difícil, ela pode afetar a vida social, o trabalho atual e outros estudos em paralelo.

Geralmente, quando o profissional decide estudar para prestar concursos, ele pensa a longo prazo, não somente com relação ao tempo que levará para ele ser aprovado como também na segurança e estabilidade que um cargo público pode lhe proporcionar pelo resto da vida.

Separamos abaixo, uma lista de passos a seguir para os engenheiros que pretendem ser concurseiros ou já são, na hora de organizar e montar sua rotina de estudos.

1 – Descubra quanto tempo livre você possui

Tempo de estudo
Fonte: estudaqui.com

O primeiro passo é você descobrir o tempo livre que possui e que possa ser convertido em horas de estudo. Para começar, anote em uma folha todos os compromissos fixos da semana, por exemplo: aulas, trabalho, curso, horário de almoço, etc. Em seguida, estipule o horário que você acorda e que vai dormir.

Após todos essas tarefas anotadas, contabilize e anote os horários que sobraram, por exemplo: se você trabalha pode ser que às terças-feiras lhe sobre 3 horas após o jantar e antes dormir, ou pra quem não trabalha e nem estuda durante a tarde, pode ser que sobre um tempo maior, de mais ou menos 4 horas, entre o almoço e o jantar.

2 – Escolha os cargos para quais você pretende prestar concurso

Você precisa ter claro em sua mente os cargos que lhe interessam nos concursos públicos. Isso por que os conteúdos a serem estudados se alteram de cargo para cargo.

Após definir esse cargos, anote-os logo ao lado do rascunho das horas livres que você descobriu que possui. Existe uma infinidade de cargos dentro de cada profissão, mas essa etapa é muito importante pois é onde você define com o que quer trabalhar e isso precisa ser decidido com muita responsabilidade, porque fará parte da sua rotina e interferirá diretamente no seu bem estar e na sua satisfação profissional.

Escolhas cargos concursos
Fonte: cisassessment.com

3 – Descubra os editais abertos e os conteúdos que deve estudar

Tendo os cargos definidos, está na hora de procurar os editais de concursos públicos abertos para esse cargo, ou até mesmo pesquisar os editais que estão para abrir e, nesse caso, acessar o último edital lançado.

Edital
Fonte: Google Imagens

É através do edital que você descobrirá os conteúdos que deve estudar, além das datas das provas e o tempo que você tem de estudo até essa datas chegarem.

Abaixo seguem alguns site que vocês podem acessar para encontrar editais abertos, além deles segue também dois App que ajudam muito:

APP Agrega – Concursos públicos abertos – Disponível para Android

APP Alerta Concurso – Disponível para Android e IOS

4 – Montar sua rotina de estudos

Com todos os dados acima coletados, horários livres, cargos pretendidos, conteúdos a serem estudados e datas das provas, chegou a hora de montar sua rotina de estudos.

Talvez a melhor forma é criando uma planilha no Excel. Uma dica é separar cada tarefa em cores, pois na sua planilha também irá entrar suas tarefas fixas. Então, por exemplo: azul – tarefas fixas, vermelho – horários de estudo, verde- cursos, amarelo- horários de lazer, como no quadro abaixo:

Planilha de Organização
Planilha de Organização

É muito importante que você se lembre de colocar os horários de lazer, eles são importantes para o seu desempenho. Para você conseguir ter uma boa produtividade, o seu corpo e a sua mente precisam estar bem também. Não se esqueça de anotar em uma agenda física ou na agenda do celular as datas das inscrições e das provas.

5 – Técnicas de estudo

Com sua rotina toda esquematizada e organizada, está na hora de você montar técnicas e estratégias de estudo para o concurso público. A imagem abaixo apresenta o percentual de como aprendemos de acordo com cada forma de estudo. Essa piramide foi desenvolvida por William Glasser, um psiquiatra norte americano.

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser
A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser Fonte: ifsc.com.br

Através da Pirâmide de aprendizagem podemos perceber que absorvemos 80% daquilo que fazemos, ou seja, revisando e realizando questões.

Escolha a forma que você melhor se adapte. Uma sugestão é dividir o seu tempo, se você possui 2 horas de estudo, divida-o assim:

  • 30 minutos lendo;
  • 30 escrevendo/resumindo o que você entendeu;
  • 45 minutos resolvendo questões;
  • 15 pausa para descanso (muito importante).

Outra dica é sempre dividir o seu tempo de estudo dando mais prioridade para as matérias que possuem mais peso no concurso (o edital te dá essa informação) e as que você possui maior dificuldade.

Por exemplo, em 4 horas de estudo, seguindo a divisão lhe mostramos anteriormente, estude nas duas primeiras horas uma matéria mais difícil ou de mais peso.

Mas por que isso? Nas últimas duas horas seguintes seu cérebro estrá mais cansado, não absorvendo o mesmo que no início. Dessa forma, pode deixar para estudar uma matéria que você considera mais fácil ou de menos peso no final.

E aí, já começou a se organizar? Lembre-se: por mais que a rotina de um concurseiro seja pesada, é necessário separar um tempo para descanso e lazer.

Se você já tem sua rotina montada, compartilhe conosco, quais estratégias você utiliza para estudar? Deixe nos comentários.

Ouça também nosso Podcast sobre Engenheiro concurseiro onde falamos mais um pouco sobre o assunto. Nossos Podcasts também estão disponíveis em outras plataformas.

Algumas de nossas matérias relacionadas ao tema:

Fontes: Catracalivre, Estudaqui.

Copiado!
Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil ,pesquisadora , sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Mestranda em Engenharia Geotécnica, Pós-graduanda no MBA em Gestão e Engenharia de Custos e Pós-graduanda no MBA em Gerenciamento de Obras.Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram.

Comentários