Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Comunicação: como falar (e ser ouvido) no mundo corporativo

por Rafael Morassi | 18/03/2021

Hoje em dia muito se fala sobre comunicação, porém a maioria dos autores trata desse tema sob uma perspectiva única: a de quem fala. Mas será que essa é a abordagem mais eficiente? Vamos avaliar juntos.

Um ponto importante é que as pessoas quando não estão envolvidas em algum problema grave no trabalho ou nas esferas particulares, tem algo próximo de 90% do seu tempo/atenção tomados por pensamentos auto-centrados, ou seja, estão preocupadas em resolver aquilo que gera incômodo a ela mesma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que será que alguém em uma condição parecida com essa iria parar para ouvir ou dar atenção ao seu discurso? Vamos a algumas dicas que podem te ajudar nessa questão.

Como melhorar a comunicação?

Comece do final para o começo!

Explico: se você quer se comunicar com alguém ou fazer uma apresentação tendo um objetivo claro em mente (liberação de verba para a execução de um projeto, por exemplo), construa o seu discurso a partir desse ponto e vá retrocedendo mentalmente até chegar no início da sua fala. Certamente não será positivo começar logo pedindo aquilo que você quer, é necessário “preparar o terreno”

Se coloque no lugar do ouvinte

As pessoas são diferentes, passaram por experiências e histórias diferentes ao longo de sua trajetória. Leve isso em conta quando for construir a sua comunicação, não pense que todos vão receber a mensagem e absorver exatamente da mesma maneira (muito menos que o jeito correto de comunicar qualquer tema é aquele que você gostaria que fosse usado com você). Se adapte ao seu público!

Não se prenda às ferramentas formais de produção de conteúdo

Nada melhor do que uma folha em branco e uma caneta para iniciar o esboço da sua comunicação. Os aplicativos de computador são excelentes na hora de montar o visual da sua história, porém eles bloqueiam demais a sua criatividade e estabelecem limites que vão te atrapalhar na construção da mensagem. Comece no papel!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mulher escrevendo em quadro ilustrando processo de comunicação
Imagem: thisisengineering | Via Unsplash

Se preocupe mais em conquistar o seu objetivo do que em ter razão

(Ou até mesmo do que em ficar com o mérito pela ideia/iniciativa)

O mais importante é que o seu projeto vá adiante, certo? Então se for necessário, divida os créditos com os demais envolvidos para facilitar o avanço dessa empreitada dentro da empresa

Beleza importa!

Por último (mas não menos importante). Monte um bom material, que seja agradável visualmente e fácil de consumir para quem estará assistindo à sua apresentação. Pode não ser o ponto mais importante, mas ninguém quer assistir à uma apresentação com centenas de slides cheio de texto, a chance de você colocar a sua plateia para dormir no meio do caminho é enorme.

Por quê você deveria dar ouvidos a isso?

São técnicas simples mas que já se mostraram efetivas diversas vezes ao longo da minha carreira. Profissionais das áreas técnicas (engenheiros, para ser mais preciso – e eu me incluo nesse grupo) costumam ignorar de certa forma o “como” na hora de comunicar seus projetos. Não se esqueça que, por mais brilhante que a sua iniciativa possa parecer, se ela não for bem comunicada pode acabar morrendo no caminho.

Leia também: 6 soft skills essenciais para profissionais de engenharia

E você? Já teve algum projeto incrível que não foi adiante por uma falha na hora da venda?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Rafael Morassi

Profissional com 10 anos de carreira na área de Supply Chain, passando por diversas posições e diferentes operações nesse período.