As instalações elétricas são essenciais para o funcionamento de qualquer residência. Elas fornecem a energia necessária para alimentar eletrodomésticos, iluminação e outros equipamentos.
Agora, se tivéssemos que construir uma casa agora, quais os componentes de uma instalação elétrica que precisaríamos comprar? Bem, anota aí:
- quadro de medição,
- haste de cobre,
- quadro de distribuição,
- cabos elétricos,
- eletrodutos,
- caixa de passagem,
- tomadas e interruptores,
- espelhos,
- soquete de lâmpada, e
- lâmpadas.
De fato, se precisamos fazer funcionar um equipamento dentro de casa, nós simplesmente ligamos o plug à tomada. Mas raramente pensamos em como funciona, por completo, todo o sistema da nossa residência. Este artigo do Engenharia 360 fornece uma lista dos 10 componentes essenciais de uma instalação elétrica residencial.
1. Quadro de medição
Na lista de componentes de uma instalação elétrica, este é o aparelho que mede o consumo mensal de energia de uma casa. Ele é composto por um relógio medidor, que registra o consumo de energia, e por um disjuntor principal, que desliga a energia em caso de emergência.
2. Haste de cobre
Também conhecido como o fio terra, servindo para o aterramento do quadro de sistema da elétrica, evitando fuga de energia via aparelho.
3. Quadro de distribuição
Também chamado de quadro de entrada de energia, onde está o disjuntor principal e os disjuntores dos circuitos individuais da casa; sua função é receber a energia da concessionária e distribuir para os cabos elétricos em circuitos separados; já os seus disjuntores servem para proteção em caso de sobrecarga ou curto-circuito, desligando de modo individual.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Observação: De acordo com o Código Elétrico Brasileiro, o quadro de distribuição deve ser instalado em local seco, arejado e de fácil acesso. Ele deve estar protegido contra impactos e deve estar localizado a uma altura mínima de 1,5 m do piso.
4. Cabos elétricos
Neste conjunto de componentes de uma instalação elétrica, os cabos são responsáveis por transportar a energia até as tomadas, interruptores e mais.
5. Eletrodutos
Também chamados de conduítes, servem como proteção física e isolamento para o conjunto de cabos.
6. Caixas de passagem
São instaladas embutidas nas paredes, apresentam partes que podem ser destacadas e por onde podem sair os conduítes da elétrica e seus cabos; e nessas caixas também são instaladas as tomadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
7. Tomadas e interruptores
Como dissemos antes, nestes componentes de uma instalação elétrica, existem as caixas de passagem. E, dentro delas, serão presos os dispositivos de energia - como tomadas de 3 pinos, botão que liga e desliga a luz, soquete de lâmpada, e mais.
8. Espelhos
São aquelas lâminas plásticas instaladas frente às tomadas e interruptores, como um fechamento de acabamento na parede.
9. Soquete de lâmpada
Dentre os componentes de uma instalação elétrica, este dispositivo elétrico é usado para conectar uma fonte de energia para que outro dispositivo possa ser ligado, como uma lâmpada para luminária.
Resumindo, as lâmpadas LED são um tipo de lâmpada que transforma energia elétrica em energia luminosa de forma mais eficiente do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Elas duram mais e consomem menos energia, o que pode ajudar a reduzir as contas de energia.
10. Lâmpadas
Dispositivos que transformam energia elétrica em energia luminosa.
Antes de concluir este texto, queremos destacar que um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mostrou que uma instalação elétrica bem projetada pode reduzir o risco de incêndio em até 70%.
Bônus | Os modelos de lâmpadas mais utilizados
- Lâmpada LED Bulbo.
- Lâmpada LED Tubular.
- Lâmpadas eletrônicas compactas.
- Lâmpada de Vapor Metálico.
- Lâmpada Blacklight (luz negra).
Veja Também:
Fontes: Ozli Online.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.