Engenharia 360

Conheça os 10 componentes de uma instalação elétrica

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 28/07/2021 | Atualizado em 16/01/2023 3 min

Conheça os 10 componentes de uma instalação elétrica

por Simone Tagliani | 28/07/2021 | Atualizado em 16/01/2023
Engenharia 360

Se tivéssemos que construir uma casa agora, quais os componentes de uma instalação elétrica que precisaríamos comprar? Bem, anota aí: quadro de medição, haste de cobre, quadro de distribuição, cabos elétricos, eletrodutos, caixa de passagem, tomadas e interruptores, espelhos, soquete de lâmpada e lâmpadas.

De fato, se precisamos fazer funcionar um equipamento dentro de casa, nós simplesmente ligamos o plug à tomada. Mas raramente pensamos em como funciona, por completo, todo o sistema da nossa residência. O significado de cada um destes componentes de uma instalação elétrica você encontrará no texto a seguir. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Quadro de medição

Na lista de componentes de uma instalação elétrica, este é o aparelho que mede o consumo mensal de energia de uma casa, semelhante a um relógio.

eletricidade
Imagem extraída de Faça você Mesmo Consertos

2. Haste de cobre

Também conhecido como o fio terra, servindo para o aterramento do quadro de sistema da elétrica, evitando fuga de energia via aparelho.

3. Quadro de distribuição

Também chamado de quadro de entrada de energia, onde está o disjuntor principal e os disjuntores dos circuitos individuais da casa; sua função é receber a energia da concessionária e distribuir para os cabos elétricos em circuitos separados; já os seus disjuntores servem para proteção em caso de sobrecarga ou curto-circuito, desligando de modo individual.

componentes de uma instalação elétrica
Imagem extraída de Portal Eletricista

4. Cabos elétricos

Neste conjunto de componentes de uma instalação elétrica, os cabos são responsáveis por transportar a energia até as tomadas, interruptores e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Eletrodutos

Também chamados de conduítes, servem como proteção física e isolamento para o conjunto de cabos.

eletricidade
Imagem extraída de Elétricotando by Davi Silva

6. Caixas de passagem

São instaladas embutidas nas paredes, apresentam partes que podem ser destacadas e por onde podem sair os conduítes da elétrica e seus cabos; e nessas caixas também são instaladas as tomadas.

7. Tomadas e interruptores

Como dissemos antes, neste componentes de uma instalação elétrica, existem as caixas de passagem. E, dentro delas, serão presos os dispositivos de energia – como tomadas de 3 pinos, botão que liga e desliga a luz, soquete de lâmpada, e mais.

8. Espelhos

São aquelas lâminas plásticas instaladas frente às tomadas e interruptores, como um fechamento de acabamento na parede.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

eletricidade
Imagem extraída de Triider

9. Soquete de lâmpada

Dentre os componentes de uma instalação elétrica, este dispositivo elétrico é usado para conectar uma fonte de energia para que outro dispositivo possa ser ligado, como uma lâmpada para luminária.

10. Lâmpadas

Dispositivos que transformam energia elétrica em energia luminosa.

eletricidade
Imagem extraída de Elo7

Bônus | Os modelos de lâmpadas mais utilizados

  1. Lâmpada LED Bulbo.
  2. Lâmpada LED Tubular.
  3. Lâmpadas eletrônicas compactas.
  4. Lâmpada de Vapor Metálico.
  5. Lâmpada Blacklight (luz negra).

Veja Também: 5 riscos ocultos em instalações elétricas antigas


Fontes: Ozli Online.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital e Marketing Digital; estudante de Gestão de Projetos; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo