Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Como transformar um problema em oportunidade: conheça a engenharia geotécnica

Imagem padrão usuário
por Kássio Adriano
| 21/05/2015 2 min

Como transformar um problema em oportunidade: conheça a engenharia geotécnica

por Kássio Adriano | 21/05/2015
Copiado!

Iniciando uma série de artigos com a finalidade de apresentar algumas áreas de atuação do engenheiro civil, quero lhe apresentar a engenharia geotécnica ou geotecnia, como preferir, que se trata da junção de três ciências:

  • Geologia de engenharia
  • Mecânica dos solos
  • Mecânica das rochas

O engenheiro geotécnico atua em projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamento de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções etc

tunel

A engenharia geotécnica está diretamente ligada à terramecânica, que prevê a atuação de maciços terrosos quando sujeitos a alterações causadas por obras. A Geotecnia está associada de forma geral a todos os ramos da geologia. 

Leia também: Soluções para drenagem através de Geossintéticos

O engenheiro especializado em geotecnia está habilitado a trabalhar no segmento que lide direta ou indiretamente com o solo. Na realização das sondagens no terreno, ele é responsável por identificar as camadas do solo da região, reconhecer as propriedades mecânicas e geotécnicas.
fundação


+ Qual caminho seguir para ser um engenheiro geotécnico?

Primeiro passo é adquirir experiência em canteiro de obras, pois, sendo recém-formado será muito difícil iniciar a carreira nesse campo de atuação. O mercado de trabalho valoriza bastante a experiência profissional nessa especialidade.
fundação1

Leia também: Posso me tornar um Engenheiro Civil? Sim, claro ou com certeza!

Durante a formação universitária, você aprenderá a calcular e projetar, mas apenas no canteiro terá acesso as diversas metodologias, desafios e soluções. Depois da engenharia civil, terá de cursar pós-graduação, (especialização ou mestrado), disciplinas da atuação geotécnica, como concreto armado, estruturas metálicas, mecânica dos solos, estabilidade das construções.

Aconselhável, ainda, possuir afinidade com a execução de cálculo estrutural, pois irá atuar na investigação dos solos, elaboração de projetos de fundações, contenções e escavações, supervisão de serviços de terraplanagem e perícias técnicas.

O campo de atuação do engenheiro civil é muito amplo, identificar a área que deseja seguir o quanto antes, certamente o tornará um profissional ainda melhor.

 

Copiado!
Imagem padrão usuário

Kássio Adriano

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários