Engenharia 360

Como surgiram as primeiras escolas de Engenharia?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 19/04/2022 4 min

Como surgiram as primeiras escolas de Engenharia?

por Simone Tagliani | 19/04/2022
Engenharia 360

Já percebeu como a Engenharia está por toda a parte ao nosso redor? Sua influência em nosso dia-a-dia é surpreendente, desde quando acordamos até a hora de deitar. Mas como ela surgiu?

Bem, tudo começou com a busca do homo sapiens por proteção. Com o tempo, o homem aprendeu a cultivar os alimentos que precisava, desenvolvendo a agricultura. Daí, foi possível se fixar, e refletir sobre o seu bem-estar, desenvolvendo modelos de construção de moradias. Ou seja, sobrevivência versus estabilização! Só que, desse momento até o começo oficial da Engenharia, tem muita história! E contamos um pouco dela no texto a seguir!

escolas de engenharia
Imagem reproduzida de Timetoast timelines

O desenvolvimento da Engenharia no mundo

Quando pensamos em ‘engenharias’, claro que nos vem primeiro à cabeça a Engenharia mais antiga, que é a Civil. Bem, e qual o construtor da antiguidade mais conhecido da história humana? Foi Imhotep, que viveu entre 2630 e 2611, funcionário do faraó egípcio Djoser e por muitos considerado como arquiteto, pois, no seu tempo, o termo ‘Engenharia’ ainda não era utilizado como profissão. Assim como ele, outros construtores do passado também não se referiam assim, como ‘engenheiros’; até porque, na época, quem era arquiteto ou engenheiro também poderia ser filósofo, astrônomo, médico e mais, a exemplo de Da Vinci.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
escolas de engenharia
Imagem reproduzida de Dexter Engenharia
escolas de engenharia
Imagem reproduzida de LinkedIn

Veja Também: Saiba quais materiais eram empregados na engenharia da antiguidade

Mas é claro que já se praticava Engenharia na antiguidade, como quando os Maias e Incas fizeram seus sistemas de irrigação ou os romanos os seus incríveis aquedutos. Porém, a palavra ‘engenheiro’ só começou a ser usada no século XI, justamente como referência para as invenções engenhosas e práticas criadas por gênios como Da Vinci.

Enfim, o primeiro autodeclarado ‘engenheiro’ foi o inglês John Smeaton, nascido em 1724. Considerado o “pai” da Engenharia Civil, ele desenvolveu cimento moderno, requisitos de composição de hidráulica básica, além de projetos de portos e drenagens.

escolas de engenharia
Imagem reproduzida de De olho na Engenharia

As primeiras escolas de Engenharia

No século XVIII, o discurso iluminista fez provocar várias mudanças no mundo, como uma menor influência da Igreja no ensino profissional. Inclusive, foi nesse momento da história mundial que surgiram as primeiras escolas de Engenharia.

Essas instituições, mesmo naquela época, eram bastante abertas às inovações científicas. As primeiras instruções oficiais que davam eram voltadas à Engenharia Civil, depois à Engenharia Naval, dando continuidade à exploração dos mares. Já quando chegou a Revolução Industrial, mais pessoas queriam aprender Mecânica e Elétrica. Na virada do século XIX para o XX, Produção e Logística – sobretudo com o aumento da necessidade de redução de custos de produção e máxima dos lucros. E, passada a primeira metade do século XX, Tecnologia, Computação e Eletrônica.

escolas de engenharia
Imagem reproduzida de Toledo Prudente
escolas de engenharia
Imagem reproduzida de Weekend – Perfil

A saber, a primeira escola de Engenharia do mundo foi a École Nationale des Ponts et Chaussées, fundada em 1747, na França.

escolas de engenharia
Imagem reproduzida de École Nationale des Ponts et Chaussées – Wikimedia Commons

No Brasil

Hoje, em nosso país, já existem dezenas de tipos diferentes de cursos de Engenhara – incluindo EAD. Aliás, você sabe quantas engenharias existem? Já respondemos isso por aqui, no 360, com o post ‘Conheça os 39 tipos de engenharia que existem‘.

Mas é possível que muitas outras surjam em breve, assim como aumente as necessidades do mercado – do ser humano e do planeta – e o conhecimento em áreas específicas. Prova disso é o quanto a própria Engenharia atual está distante das práticas dos antigos artesãos.

Sim, existe uma urgência por soluções menos agressivas ao meio ambiente. Assim sendo, é provável que cada vez mais os nossos posts aqui do site abordem temas como carros elétricos, edifícios verdes, reciclagem de materiais, energia solar, entre outros temas relacionados à sustentabilidade e ecologia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

escolas de engenharia
Antiga escola de Engenharia em MG | Imagem reproduzida de Unicamp

Voltando ao surgimento das escolas de Engenharia. No Brasil, a primeira instituição a falar sobre Engenharia Civil, com foco em fortificações e desenhos técnicos, foi a Real Academia de Artilharia, no ano de 1792. Depois o ensino de Engenharia evoluiu. Vamos comparar, por exemplo, com o que houve no Rio de Janeiro. Em 1810, surgiu o curso na Academia Real Militar; em 1868, na Escola Central; 1874, Escola Polytechnica; 1937, Escola Nacional de Engenharia; 1965, Escola de Engenharia da UFRJ; e 2003, Escola Politécnica da UFRJ.

escolas de engenharia
Escola Politécnica – UFRJ | Imagem reproduzida de Sintufrj

Veja Também: Confira o ranking das 7 melhores universidades do Brasil em 2022


Fontes: UniLavras.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo