Engenharia 360

Preparando-se para uma entrevista de emprego em Inglês: etapas e técnicas essenciais

Engenharia 360
por Mauricio da Silva
| 23/03/2023 | Atualizado em 12/04/2023 4 min
Imagem reproduzida de Unsplash

Preparando-se para uma entrevista de emprego em Inglês: etapas e técnicas essenciais

por Mauricio da Silva | 23/03/2023 | Atualizado em 12/04/2023
Imagem reproduzida de Unsplash
Engenharia 360

Quando ingressamos no mercado de trabalho, é comum passarmos por entrevistas de emprego - inclusive entrevista de emprego em Inglês. Apesar de ser algo rotineiro, não é incomum sentirmos certo grau de nervosismo, especialmente quando a vaga é na área de Engenharia, na qual investimos anos de estudo em busca da oportunidade perfeita.

A ansiedade pode nos levar a questionar se seremos bem-sucedidos ou se conseguiremos a vaga. No entanto, independentemente do nervosismo, podemos nos deparar com uma situação única. Saiba mais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O quão importante é o idioma Inglês

entrevista de emprego em Inglês - Pessoa em dúvida - Por Afif Ramdhasuma - Imagem extraída de Unsplash
Imagem Reproduzida de Unsplash

De acordo com o site Stoodi, o Inglês é o segundo idioma mais falado no mundo, com um total de 500 milhões de falantes nativos e sendo o idioma oficial de 54 países. Sua utilização se expande ao mundo comercial e suas palavras são incorporadas em diversos aspectos do cotidiano em todo o planeta, tornando-se presente na vida de grande parte das pessoas na Terra. Por isso, em muitas profissões atualmente, é essencial ter conhecimento da língua inglesa!

É importante ressaltar ainda que todos nós já utilizamos pelo menos alguma palavra em Inglês em nosso dia a dia, como notebook, smartphone, coffee break, e-mail, delete, entre outras.

Veja Também:

Razões para engenheiro ter proficiência em inglês [+ lista de termos técnicos no idioma]

Bandeira do Reino Unido - Por Simon Frederick - Imagem extraída de Unsplash
Imagem Reproduzida de Unsplash

Além de ampliar as possibilidades de comunicação, o conhecimento do idioma aumenta as oportunidades de conhecer novos lugares. Infelizmente, muitas pessoas acabam perdendo grandes oportunidades ou desistindo simplesmente porque não falam Inglês ou não se sentem seguras para se comunicar na língua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes de prosseguirmos com este texto, é importante destacar um fato: ao elaborar seu currículo, é essencial mencionar explicitamente seu nível de conhecimento no idioma inglês. Se você compreende bem o idioma, mas não consegue formular frases, deixe isso claro desde o início. A transparência é uma excelente forma de causar uma boa primeira impressão e também pode evitar futuras dores de cabeça.

Se você domina o idioma exigido para a vaga e foi selecionado para uma entrevista, é hora de mostrar do que é capaz!

Veja Também:

7 respostas que você jamais pode dar em uma entrevista de emprego

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Enfrentando a entrevista de emprego em Inglês

Entrevista de emprego - Por LinkeIn Sales Solution - Imagem Extraída de Unsplash
Imagem reproduzida de Unsplash

Aqui vão algumas dicas úteis:

  • Primeiro, seja sempre cortês. Cumprimente a todos - seja na recepção, portaria, café, onde for. Deseje um bom dia ou boa tarde com uma voz firme, porém que transmita calma e tranquilidade.
  • Dependendo do nível de fluência do seu idioma, pode ser que a entrevista não seja completamente em Inglês. Contudo, independente disso, esteja preparado. É melhor ir preparado do que ser pego desprevenido, não é mesmo?
  • Mantenha a calma, não saia atropelando palavras. Atente-se ao que o entrevistador perguntar e mostre que é capaz de responder às perguntas naturalmente; ao começar a falar demais, corre o risco de se perder no assunto e acabar criando algum nervosismo.
  • Lembre-se de que as entrevistas - incluindo as entrevistas de emprego em Inglês - têm como objetivo demonstrar aos recrutadores e às empresas o nível de habilidade dos candidatos. Portanto, evite decorar respostas prontas, pois isso pode transmitir a impressão de que você não domina o idioma.

Seguindo essas dicas, é possível que o seu nervosismo diminua um pouco. No entanto, se você ainda se sentir ansioso, alguns dias antes da entrevista, é recomendável que você pratique o seu inglês. Assista a filmes com legendas em inglês, leia letras de músicas e tente conversar com estrangeiros online. Isso ajudará a aprimorar o seu vocabulário e poderá ajudar a reduzir a tensão de participar da entrevista.

Para quem é da área da Engenharia

No caso de entrevista de emprego em Inglês para engenheiros, é possível que sejam feitas perguntas específicas sobre a profissão no idioma. Para se preparar, é recomendado que o candidato leia documentos técnicos de faculdades ou empresas estrangeiras. Entretanto, é importante lembrar da dica anterior de manter a conversa no ritmo sugerido pelo entrevistador, pois interromper o fluxo das ideias nunca é uma boa opção.

Vídeo Reproduzido do Canal English Yourself

Para quem não sabe falar Inglês

Se você ainda não sabe falar Inglês e tem interesse em aprender, saiba que existem diversas maneiras de estudar por conta própria ou com o auxílio de escolas de idiomas. Além disso, há vários canais no YouTube que podem ajudar bastante! A seguir, apresentamos uma lista com alguns canais interessantes para aprender, e você pode clicar nos nomes para ser redirecionado aos canais.

Canais:

Para encerrar essa matéria, fique com uma frase inspiradora do empreendedor estadunidense Emanuel James "Jim" Rohn:

"Construa a sua coragem para lutar contra o que está prendendo você, o que está impedindo você de seus objetivos e sonhos. Seja corajoso em sua vida e na sua busca das coisas que você quer e na pessoa que você, quer se tornar."

Gostou do que leu? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Veja Também:


Fontes: Canal English Yourself.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Mauricio da Silva

Estudante de Engenharia Elétrica; Técnico em Eletrotécnica; além de possuir conhecimentos em Elétrica Industrial e Residencial.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo