Engenharia 360

7 respostas que você jamais pode dar em uma entrevista de emprego

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/03/2022 4 min

7 respostas que você jamais pode dar em uma entrevista de emprego

por Redação 360 | 15/03/2022

Responda essa pergunta: como você costuma se comportar em uma entrevista de emprego? Sim, podemos comparar este momento com um primeiro encontro romântico. As duas partes estão interessadas, sim; do contrário, não estariam ali. Porém, mesmo que tenham lido o perfil do seu possível parceiro antes, só pessoalmente é que descobrem algumas características no outro que podem amar ou odiar.

Por nervosismo, despreparo ou arrogância, podemos fazer coisas nesse primeiro encontro que simplesmente vão acabar com quaisquer chances de um relacionamento. A desclassificação pode começar num simples cumprimento ou nas respostas dadas às perguntas seguintes. Sim, tem coisas que os recrutadores de emprego não gostam de ouvir. Por exemplo, você sabe o que poderia lhe prejudicar em um processo seletivo de emprego? Bem, veja no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

emprego
Imagem reprodução de Blog Alerta Emprego

As respostas que os recrutadores mais detestam

Ganhar um ‘sim’ de um recrutador é o sonho de muita gente neste momento tão delicado da crise econômica que o mundo vive. Milhões de pessoas estão desempregadas, na esperança de sair do “atoleiro”. Mas esta não é uma tarefa fácil! Você se preocupa com o cabelo, roupa, sapatos e mais. Fica na dúvida se deve ou não usar maquiagem e acessórios, muito menos expor tatuagens. Por fim, qual o tipo de postura corporal deve manter na entrevista.

Acontece que tem algo pior do que pecar em tudo isso que citamos antes, é dar respostas desnecessárias durante esta conversa, dizendo mais do que foi lhe perguntado sobre perfil, carreiras e habilidades profissionais. Vamos planejar esse diálogo, então?

1. “Talvez”, “Aham” ou “Tipo assim”

Como assim? Se o recrutador lhe faz uma pergunta, você não pode responder com frases monossilábicas. Seja objetivo, sim, mas não deixe de elaborar bem o que vai dizer. Gírias não são bem vindas neste diálogo! Lembre-se de que em um ambiente de trabalho, as pessoas devem ser tratadas com um pouco mais de formalidade. Afinal, ninguém ali é seu “mano” ou “brother” para suportar esse tipo de tratamento. Respeito é TUDO!

A saber, é bom evitar também muito ‘tecnoquês’, como siglas soltas, até mesmo em inglês, para fingir conhecimento ou ser inteligente. Isso pega mal demais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

emprego
Imagem reprodução de Carreira Fácil

2. “Devo ser contratado, pois estou desempregado há mais de anos”

Sim, às vezes o desespero bate e dissemos coisas assim. Mas você precisa evitar a todo custo, pois passa uma impressão muito negativa. O empregador não sabe se você esteve desempregado neste período por azar, doença ou porque não demonstra as qualidades que o mercado exige hoje, como inteligência emocional. E pode ter certeza de que ele vai pensar que é a terceira hipótese!

3. “Primeiro, o salário”, “Tenho flexibilidade, mas não quero viajar ou trabalhar aos finais de semana” e “Não, eu não gosto de trabalhar em equipe, mas se precisar…”

Essa nem precisa comentar. Se você estudou a vaga, sabe das necessidades da empresa, não pode dizer estas coisas. Respostas assim mostram que, no fundo, você não quer bem trabalhar, mas ganhar uma boa quantia para não fazer NADA. Nesse caso, ser sincero demais vai lhe desclassificar. E sabe o que mais? Nem tente disfarçar a situação fazendo piadas. O senso de humor é ótimo e ajuda muito, mas de mãos dadas com o bom senso.

4. “Meu chefe anterior me amava” ou “Eu detestava meu chefe anterior”

Se você tem um bom relacionamento com seu antigo empregador, diga que ele vai poder atestar o quanto você era um bom profissional, capaz e comprometido. Mas se limitou apenas a dizer isso e nada mais! Pior ainda se você falar mal de antigos colegas, chefes ou até empregados que teve. Mesmo que você esteja certo na sua avaliação sobre estas pessoas, falar delas na sua próxima entrevista só manchará a sua imagem.

seleção vagas
Imagem reprodução de NEXT EDU CURSOS

5. “Não sou perfeccionista no emprego” ou “Sou perfeccionista demais”

Nem oito e nem oitenta, sim? Arrogância e falta de profissionalismo, neurose e obsessão. Tudo isso é bastante ruim em um ambiente de trabalho. Se o recrutador perceber estas características em você, vai te eliminar por isso também.

6. “Nossa, não sei responder”, “Não te interessa” ou “Não é da sua conta”

É claro que o empregador não pode fazer perguntas muito pessoais a você – como “Pretende engravidar dois anos nos próximos?”. Mas é normal que algumas indagações surjam ao longo da conversa que podem ser um pouco mais invasivas. Por exemplo, “Você tem interesses além da sua profissão?”, “Pratica algum hobby ou trabalho social?”, “Teria planos de fazer uma especialização fora do país se pudesse?”. Treine as suas respostas para que não seja pego de surpresa!

emprego
Imagem reprodução de Canaltech

7. “Sim, eu falo inglês fluente e mexo em todos estes softwares que falou”

Se você mentir nisso será o maior pecado de todos. O entrevistador pode te pedir um teste. Daí, inevitavelmente a verdade virá à tona e será a cena mais humilhante do mundo. Não se coloque nesta posição, sim?! Seja sincero! Pode ser que o entrevistador goste de você pelas qualidades que apresentou e nem se importe de lhe ajudar na sua instrução, ensinando aquilo que não sabe e que é necessário para trabalhar na empresa. Às vezes, se valoriza mais quem é empenhado, justo, criativo, pontual e mais do que uma pessoa que acumula diplomas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bem, agora você está mais que bem preparado para ir à sua entrevista de emprego! Só uma dica final: não prolongue demais as suas respostas, mantenha uma comunicação clara e concisa, e mantenha uma postura e pensamentos positivos! Tudo dará certo! Tem o lugar certo no mercado esperando-te!

Veja Também: Desempregado? Saiba o que dizer em um processo seletivo de emprego


Fontes: Catho.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.