Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como publicar artigos científicos?

Engenharia 360

4 min

POR Kamila Jessie 12/04/2019

Considerável parcela de nós engenheiros opta por seguir no campo da pesquisa, cujo produto está intimamente ligado à divulgação da ciência por meio da publicação de artigos científicos. Porém, o que ninguém conta é que essa parte pode ser mais complicada do que parece. É por isso que a gente explica o que você deve levar em conta na hora de escolher o meio de publicação.

Por que publicar?

Ainda que possa parecer voltado para o ego do pesquisador dizer isso, a publicação de artigos científicos traz autoridade e crédito ao seu nome. Portanto, de um ponto de vista individual, encorpar o Lattes trata-se de uma questão de agregar valor ao próprio serviço, visto que numerosas publicações e citações tornam o currículo mais competitivo para conseguir, não apenas novos aceites de trabalhos, como também bolsas de agências de fomento ou destaque em concursos públicos.

Fundamentalmente, e de uma perspectiva coletiva, a maior motivação para publicar dados é divulgar ciência e pesquisa. Este é o principal objetivo das publicações, afinal, o formato de artigo científico torna os dados acessíveis para a comunidade acadêmico-científica, incluindo a da engenharia.

Onde publicar seu trabalho acadêmico?

O veículo de divulgação do trabalho científico vai depender do conteúdo abordado (em termos de tema e qualidade dos dados), do público-alvo que você pretende atingir e da disponibilidade de recursos (tempo e dinheiro! Há periódicos pagos, há custo de viagens e inscrições para congressos e também o tempo até a publicação ocorrer efetivamente). Mas vamos lá, a gente detalha:

Revistas

A publicação científica em revistas e periódicos costuma ser direcionada a um eixo temático. Muito provavelmente, em paralelo à sua pesquisa experimental, você deve estar desenvolvendo ou vá desenvolver uma revisão de literatura que inclui uma carga de leitura bem grande. O contato com artigos da sua área deve familiarizar você com algumas revistas, mas, de toda forma, apontamos alguns indexadores como: Scielo, Directory of Open Access Journals ou mesmo o Google Scholar. Nesses sites você tem acesso a uma variedade de artigos e periódicos, que podem ser buscados por autor, palavra-chave ou assunto.

Outra coisa a avaliar ao escolher o periódico onde divulgar seu trabalho científico é a classificação no sistema Qualis. Este sistema estratifica a produção acadêmicano que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos, avaliando a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação brasileiros.  A classificação é feita em categorias A1, A2, B1 a B5 e C, sendo o A1 uma revista de maior qualidade e o C de menor qualidade. Alguns professores podem solicitar que você selecione uma revista que atenda uma categoria específica.

artigo científico
Imagem: reviewers.plos.org

Além disso, a escolha da revista deve considerar o objetivo e o escopo que ela abarca e também o impacto dos trabalhos que ela costuma publicar. Você consegue encontrar estes aims and scope na página de informações para autores da revista em análise, mas é importante ser realista ao questionar que tipo de estudo é mais frequente em cada periódico: são pesquisas de nível nacional ou mundial? Revisão bibliográfica ou trabalhos de caráter experimental? Relacione essas informações com o seu trabalho e verifique a pertinência da publicação no veículo antes de selecioná-lo para divulgar seu trabalho científico. A submissão passa por um corpo editorial que avalia a pertinência do tema, pode pedir informações extras e alterações no corpo do texto. Este processo pode levar meses, então é importante ter critério com antecedência para ganhar tempo depois.

artigo científico
Imagem: sciencemag.org

Anais de congressos

É bom lembrar que nem só de revistas vive o meio acadêmico! Existe a possibilidade de publicação científica em anais de eventos (conference proceedings). Os anais de congressos são um compilado do material discutido em um dado evento, incluindo resumos e trabalhos apresentados.

Esta é uma oportunidade valiosa para divulgação de artigos científicos, principalmente para estudantes que estão interessados em seguir na pesquisa ou conhecer um pouco mais da área. A experiência de visitar um congresso, workshop ou simpósio, seja para exibir um pôster ou apresentar um trabalho oralmente, permite que você conheça demais figuras da área e entre em contato com outros trabalhos.

Esteja atento às chamadas de trabalhos (call for papers), que podem configurar uma oportunidade para viajar e conhecer outras perspectivas do tema com o qual você trabalha, e também divulgar o seu! Congressos costumam abarcar uma programação que inclui palestras, mesas redondas, assim como expositores que podem ser uma oportunidade de mercado.

artigo científico
Imagem: weef-gedc2018.org

O que fazer?

Resumidamente: Avalie seus dados e em que tipo de veículo eles se enquadram. Depois disso, cheque seus objetivos acadêmicos e o que cada um desses veículos pode prover na divulgação do seu artigo científico. Identifique as revistas e os congressos. Refine os resultados de acordo com seus recursos e com a visibilidade do evento ou o impacto do periódico. Submeta o manuscrito.

É mais uma pesquisa, não é?

artigos científicos
carreira acadêmica
carreira acadêmica na engenharia
periódicos científicos
publicação científica

Kamila Jessie

Doutoranda em Hidráulica e Saneamento na USP, formada em Engenheira Ambiental e Sanitária, sonhadora em tempo integral, amante de ciências e inventividades.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Sensor instalado em veículo em movimento consegue detectar objetos enterrados
Supercongelamento permite preservar tecido humano por mais tempo e pode facilitar a doação de órgãos
Pesquisadores estudam novas formas de carbono tão resistentes quanto diamante
Parques eólicos no oceano: saiba mais sobre a tecnologia offshore
Cientistas desenvolvem dispositivo que pode manipular células cerebrais pelo celular
Embalagem eco-friendly de games reduz uso de plástico
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados