Engenharia 360

Onda de Calor: Riscos para Smartphones e Estratégias de Proteção

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/11/2023 | Atualizado em 16/12/2023 3 min
Imagem gerada em IA de Freepik

Onda de Calor: Riscos para Smartphones e Estratégias de Proteção

por Redação 360 | 30/11/2023 | Atualizado em 16/12/2023
Imagem gerada em IA de Freepik
Engenharia 360

A Engenharia Eletrônica está preocupada em buscar soluções para resfriar os smartphones. Sabe por quê? É que as altas temperaturas podem impactar os componentes dos aparelhos celulares, comprometendo seu desempenho. Esse é mais um problema que devemos somar à lista de novas preocupações trazidas pelas mudanças climáticas do planeta. E a coisa não vai melhorar!

A Terra enfrentou em 2023 temperaturas de 1,32 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. O resultado disso foram incêndios florestais, tempestades e inundações devastadoras, como nunca antes visto. A situação é mesmo alarmante, afetando toda a população mundial. Estamos perto de ultrapassar limites críticos. E os impactos já são sentidos na produção de equipamentos eletrônicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O texto a seguir, do Engenharia 360, apresenta dicas e informações de cuidados para você proteger seu smartphone e aproveitar as altas temperaturas sem preocupações. Confira!

smartphones
Imagem gerada em IA de Freepik

Veja Também: Vale do Silício Aposta em Microchips com Diamante Sintético para Inovação na Eletrônica

A situação atual da eletrônica

Os termômetros vão lhe avisar! Quando as altas temperaturas e o sol abrasador chegarem, os delicados circuitos e bateria do seu celular vão sofrer. Essa combinação é um inimigo sorrateiro dos smartphones! Mesmo os dispositivos mais sofisticados, como da Apple e Samsung, podem não resistir nesse jogo perigoso de equilíbrio térmico dos componentes. É que mesmo com todo o esforço de pesquisa dos engenheiros, parece que a eletrônica está neste momento um passo atrás dos graves eventos - que só eram previstos pelos cientistas para décadas à frente. Triste demais!

Sem contar que muitas pessoas desrespeitam as condições de funcionamento dos smartphones. Por exemplo, insistindo em utilizar o celular enquanto o mesmo carrega na tomada, ainda mais com cabos ou carregadores não originais, ou de qualidade inferior. Esse hábito terrível pode ampliar ainda mais os problemas. Mas será que isso pode mesmo provocar a queima do celular? Afinal, a que ponto o calor se torna um perigo real para os dispositivos?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bem, conforme a opinião dos especialistas, não se sabe ainda quais são os limites. Mas prudência é a chave para proteger esses preciosos aparelhos!

smartphones
Imagem gerada em IA de Freepik

Perigos e ações preventivas

O fato é que existe, sim, até risco de explosões de smartphones pelo superaquecimento dos componentes internos. Claro, isso é remoto. Porém, as circunstâncias específicas podem levar a incidentes inesperados. Fique esperto!

São ações preventivas que podemos tomar para manter nossos dispositivos eletrônicos funcionando sem problemas em meio ao calor escaldante:

  • evitar deixar os aparelhos em exposição direta ao sol,
  • manter os smartphones fora do carro em dias quentes,
  • limitar o uso de aplicativos pesados,
  • remover a capinha do celular, e
  • ativar modos de economia de energia.
smartphones
Imagem gerada em IA de Freepik

Sobre os aplicativos para resfriar o celular

Exato! Existe um boato na Internet de que alguns aplicativos para Android e iOS poderiam resfriar celulares. Achamos prudente citá-los neste texto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A resposta é não, essas ferramentas não são a melhor solução. A promessa é que elas realizariam automaticamente o fechamento de outros aplicativos não utilizados, como de jogos e streaming, que poderiam estar sobrecarregando e consequentemente aquecendo a bateria, acabando com a sua vida útil. Mas isso não seria imprescindível, já que os sistemas nativos dos celulares oferecem recursos para gerenciar esses aspectos. O mais correto é consultar um especialista em software para avaliar a confiabilidade de um aplicativo como esse antes de instalar.

As recomendações práticas e fáceis apresentadas anteriormente oferecem uma melhor proteção aos smartphones. A onda de calor pode ser implacável, mas esses cuidados preventivos devem ajudar a manter esses dispositivos de engenharia seguros e prontos para enfrentar os dias mais quentes.

Veja Também:


Fontes: Tecnoblog, G1, CNN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo