Engenharia 360

10 áreas mais promissoras em que um engenheiro pode atuar

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/06/2023 | Atualizado em 08/07/2023 5 min
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

10 áreas mais promissoras em que um engenheiro pode atuar

por Redação 360 | 21/06/2023 | Atualizado em 08/07/2023
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Engenharia 360

Você sabia? A Engenharia abrange uma ampla variedade de segmentos, com mais de 30 opções disponíveis para os estudantes. Entre as áreas mais populares e disputadas estão Engenharia Aeronáutica, Ambiental, de Computação, de Controle e Automação, de Alimentos, de Petróleo, Civil, Química, de Produção e Mecânica. Estas áreas são consideradas as mais promissoras em que um engenheiro pode atuar!

Mas, antes de falarmos mais sobre tais áreas da Engenharia, vale destacar que, para atuar como engenheiro, é necessário obter o bacharelado em uma instituição credenciada pelo MEC e registrar-se no CREA - o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. E que também é importante estagiar durante a graduação, sendo a esta a melhor forma de adquirir experiência e abrir portas no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Engenharia Aeronáutica

Um engenheiro aeronáutico é responsável pela projeção e manutenção de aeronaves, incluindo aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Suas responsabilidades envolvem o projeto e estruturação desses veículos, criação de protótipos, realização de testes e coordenação de reparos. Além disso, o engenheiro aeronáutico planeja e implanta sistemas das aeronaves, como instrumentos de controle, motores e sensores, e lida com aspectos relacionados ao fluxo de tráfego aéreo.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Mario por Pixabay

2. Engenharia Ambiental

A atuação do engenheiro ambiental é voltada para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico sustentável. Ele desenvolve e aplica tecnologias para proteger a natureza das atividades humanas, diagnosticando e reduzindo impactos ambientais nas áreas urbanas e rurais. Suas atribuições incluem a avaliação do impacto ambiental de projetos industriais, garantia de conformidade com as leis ambientais, produção de relatórios sobre o impacto ambiental, medição de condições climáticas e fornecimento de certificados internacionais para empresas que respeitam o meio ambiente.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Markus Spiske por Pixabay

3. Engenharia da Computação

A diferença entre ciência da computação e engenharia da computação reside nas áreas de enfoque. A ciência da computação está mais relacionada ao desenvolvimento de software, enquanto a engenharia da computação abrange tanto o desenvolvimento de hardware quanto de software. O engenheiro da computação projeta a parte física do computador, como estruturas e componentes, além de integrar circuitos eletrônicos e desenvolver placas de ligação. Além disso, ele pode atuar em áreas como automação industrial e robótica, desenvolvendo sistemas digitais para fábricas e indústrias.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Pexels por Pixabay

Veja Também: Principais obstáculos enfrentados na capacitação dos profissionais da construção civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Engenharia de Controle e Automação

O engenheiro de controle e automação é responsável por projetar e operar equipamentos utilizados em processos automatizados de indústrias. Suas atividades incluem fabricação e manutenção de máquinas e sistemas automáticos, desenvolvimento de ferramentas computacionais, estudo de viabilidade técnica e econômica, elaboração de projetos de instrumentação, sensores e algoritmos. Esse profissional possui conhecimentos em robótica industrial, acionamentos hidráulicos e pneumáticos, mecatrônica e modelagem de sistemas automatizados.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Pixabay

5. Engenharia de Alimentos

O engenheiro de alimentos estuda a produção de alimentos em escala industrial, desenvolvendo máquinas, software e técnicas para a conservação, armazenamento e transporte de produtos de origem animal ou vegetal. Ele também cria e testa fórmulas para determinar características como cor, sabor, consistência e valor nutricional dos alimentos. Além disso, o engenheiro de alimentos pode trabalhar no controle de qualidade, coordenando análises laboratoriais, supervisionando métodos e sistemas utilizados nas matérias-primas e nos alimentos processados.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Alexa por Pixabay

6. Engenharia de Petróleo

Um engenheiro de petróleo atua principalmente na indústria do petróleo e gás. Suas áreas de atuação incluem a exploração, produção e processamento de petróleo e gás natural. Eles são responsáveis por projetar e supervisionar a construção de instalações de produção, como plataformas de petróleo offshore e refinarias. Além disso, eles desenvolvem técnicas e estratégias para maximizar a extração de petróleo e gás de reservatórios, avaliando sua viabilidade econômica e garantindo a segurança e o cumprimento das regulamentações ambientais.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Thomas H. por Pixabay

Veja Também: Engenharia do Futuro: Novos Cursos de Pós-Graduação para os Desafios Atuais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Engenharia Civil

Um engenheiro civil tem responsabilidades relacionadas à construção civil e infraestrutura. Eles são encarregados de projetar, planejar, supervisionar e executar obras e projetos como edifícios, estradas, pontes, barragens e sistemas de abastecimento de água e saneamento. O engenheiro civil analisa as características do solo, estuda a incidência de sol e ventilação do local, além de gerenciar os recursos e equipes envolvidos na construção. Eles também podem realizar inspeção e perícia em obras já realizadas.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Siggy Nowak por Pixabay

8. Engenharia Química

Um engenheiro químico trabalha no desenvolvimento e supervisão de processos produtivos em indústrias. Eles são responsáveis por transformar matérias-primas em produtos químicos, farmacêuticos, alimentos, plásticos e diversos outros produtos. Os engenheiros químicos desenvolvem técnicas e metodologias para otimizar a produção, garantir a qualidade dos produtos, controlar a poluição e cumprir as normas de segurança e regulamentações ambientais.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de David Mark por Pixabay

9. Engenharia de Produção

Um engenheiro de produção está envolvido no gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade e eficiência de processos produtivos. Eles trabalham em diversos setores da indústria, identificando oportunidades de melhoria, otimizando fluxos de trabalho, analisando dados e implementando estratégias para melhorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Além disso, podem desempenhar funções relacionadas à gestão de pessoas, compras, logística e planejamento estratégico.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Marcin por Pixabay

10. Engenharia Mecânica

Um engenheiro mecânico atua no projeto, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Eles projetam e desenvolvem motores, máquinas, sistemas termodinâmicos e veículos. Os engenheiros mecânicos têm um amplo campo de atuação, podendo trabalhar em indústrias automotivas, eletrônicas, petroquímicas, têxteis e em outras áreas onde máquinas e equipamentos são utilizados. Eles também podem liderar equipes de produção, pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e manutenção.

áreas promissoras da engenharia
Imagem de Ralph por Pixabay

Veja Também:


Fontes: Cia de Estágios.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo