Você já chegou a pensar na quantidade de bactérias que podem estar acumuladas neste momento sobre os eletrônicos da sua casa? É isso mesmo! Vírus, ácaros, germes e bactérias sobre poeiras, sujeiras e gorduras praticamente criando um bioma novo, que pode afetar drasticamente a saúde e o bem-estar da sua família. Em muitos casos, pode ser algo até mais ameaçador do que uma tampa de vaso sanitário ou um ralo de cozinha, pode acreditar. E o que podemos fazer a respeito? Bem, aproveite os produtos de limpeza para realizar uma higienização eletrônica profunda.
Detalhes de como limpar eletrônicos
Antes de tudo, é preciso ler o manual de cada fabricante para entender qual é o tipo de limpeza específica recomendada para cada aparelho. Nesses documentos, podemos encontrar informações detalhadas importantes, como algumas boas instruções que não podemos ignorar. Mas, por hora, podemos lhe adiantar algumas dicas. Veja a seguir!
Celulares e Tablets
Para eles, já existem produtos específicos para limpeza de tela - que é uma superfície sensível e merece cuidados especiais -, algo que deve ser feito diariamente para a retirada adequada da gordura corporal, além de ácidos trazidos pelas mãos e outras sujeiras transmitidas pela boca e face.
Televisores e monitores
Claro que existem produtos para a limpeza de tela desse tipo eletrônico também, sem contar fios e entradas de cabos, mas podemos realizar algo mais simples, como uma limpeza cautelosa, feitas com movimento circulares, com um pano macio - como uma flanela - e umedecido com água e vinagre branco, uma mistura perfeita para remover manchas de gordura, de dedos principalmente.
Controles de games e teclados de PCs
Para retirar a sujeira acumulada entre os botões de games, nada melhor do que um aparelho de ar comprimido, que pode ser usado em diversas direções, algo que pode ser feito uma vez por semana.
Especialmente com relação aos teclados, pode-se, de vez em quando, antes de passar o spray, sacudi-los delicadamente para baixo para retirar um pouco da sujeira. Outra medida é passar um aspirador de pó sobre as teclas e depois passar um pano umedecido e até um cotonete umedecido sobre as teclas e carcaça, sem pressionar - até para não arrancar nenhuma letra ou símbolo marcado nos componentes.
Por fim, a alternativa mais extrema seria retirar as peças espaço, shift, enter e tab do periférico, que dariam mais espaço para se tentar limpar por dentro. Mas se a sujeira insistir em não sair apenas com água e vinagre, daí vale a pena recorrer ao álcool isopropílico diluído em água.
Notebooks
Limpar o telhado deste eletrônico é um pouco diferente, já que toda a parte de "cérebro" do computador fica abaixo dessa superfície, não sendo possível retirar suas peças. Além do pano umedecido, pode-se usar um pincel macio para ir recolhendo partículas de sujeira entre as teclas. Também existe um tipo de lata de ar comprimido perfeita para retirar sujeiras remanescentes e insistentes que podem ficar acumuladas no fundo do teclado.
Veja Também: Descubra quais as vantagens e desvantagens de comprar robôs para limpeza da casa
Mais uma vez, não esqueça de consultar o manual do fabricante. E lembre-se de desligar todos esses aparelhos da tomada ou de seus carregadores antes de qualquer procedimento de limpeza.
Fontes: TechTudo, TecMundo, Casa Prática Qualita, TechTudo 2.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.