As bombas centrífugas são bastante utilizadas em indústrias de engenharia, da química à siderúrgica. Elas são responsáveis pelo transporte de líquidos de um ponto a outro das plantas, incluindo bombeamento de produtos químicos em processos complexos. E para garantir o seu bom funcionamento (contínuo e eficiente), pode ser necessária a instalação de difusores de sucção. No texto a seguir, do Engenharia 360, vamos explorar seu papel de proteção e otimização das bombas centrífugas. Confira!
O que são difusores de sucção
Difusores de sucção são dispositivos que, como dissemos antes, podem ser instalados dentro de bombas centrífugas. São projetados especialmente para auxiliar na redução de velocidade de fluxo de líquido antes que o mesmo entre na bomba, ajudando a prevenir a formação de bolhas e a perda de pressão. Ou seja, são como redutores de turbulências, minimizando risco de cavitação e promovendo um fluxo mais suave e eficiente.
Vale dizer que os difusores são importantes em sistemas de bombeamento que trabalham com líquidos que contenham gases dissolvidos ou impurezas sólidas em suspensão.
Benefícios do uso dos difusores de sucção
Recapitulando, os difusores de sucção são essenciais em bombas centrífugas para:
- Prevenir a cavitação.
- Redução de perda de pressão.
- Melhoria de eficiência.
Também podemos destacar como benefício do uso dos difusores de sucção o aumento da vida útil das bombas, reduzindo custos com manutenção e reparações frequentes. Também proporcionando a melhoria da eficiência energética das bombas. Redução dos custos operacionais. E, por fim, redução de ruídos durante o funcionamento do sistema, para um ambiente de trabalho mais agradável - e até seguro.
Claro que isso só é possível com manutenção preventiva frequente, que pode seguir uma abordagem se valendo da utilização de sensores IoT e Inteligência Artificial para o monitoramento do funcionamento das bombas - incluindo vibração, temperatura, horas trabalhadas e mais. Isso permite a identificação prévia dos problemas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Funcionamento dos difusores de sucção
A redução de velocidade de fluxo de líquido proporcionada pelos difusores de sucção dentro das centrífugas é possível graças a uma série de vanes, instaladas na entrada das bombas.
Vamos explicar melhor! Ao longo das tubulações que percorrem a planta de uma indústria, os fluidos podem apresentar turbulências e variações de velocidades - principalmente se o sistema de tubulações for longo e com muitas curvas bruscas. Essas irregularidades levam à formação de bolhas de vapor. Tal fenômeno pode provocar danos às bombas, como erosão do rotor e das pás, redução da eficiência e até mesmo falhas catastróficas. É nesse ponto que os difusores de sucção entram em ação.
Veja Também: Qual a forma adequada de transportar líquidos utilizados na Engenharia?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Tipos de difusores de sucção
Algo que chama atenção de imediato no design dos difusores são as palhetas. Mas existem diferentes tipos de difusores de sucção para uso em sistemas de bombeamento. Os principais são:
- Difusores de sucção de ferro fundido: Esses difusores são feitos de ferro fundido e são projetados para ser usados em sistemas de bombeamento que trabalham com líquidos que contenham gases dissolvidos ou impurezas sólidas em suspensão.
- Difusores de sucção de aço: Esses difusores são feitos de aço e são projetados para ser usados em sistemas de bombeamento que trabalham com líquidos que não contenham gases dissolvidos ou impurezas sólidas em suspensão.
- Difusores de sucção de plástico: Esses difusores são feitos de plástico e são projetados para ser usados em sistemas de bombeamento que trabalham com líquidos que não contenham gases dissolvidos ou impurezas sólidas em suspensão.
Aplicações dos difusores de sucção
Os difusores de sucção podem ser utilizados em sistemas de bombeamento de água em indústrias químicas, têxteis, alimentícias e farmacêuticas, além de locais de tratamento de água e esgoto, e irrigação agrícola. Também bombeamento de produtos químicos, tintas e vernizes em diversas indústrias. Refrigeração de siderúrgicas, mineradoras e usinas de energia. Ou ainda em sistemas de combate a incêndio e outras aplicações em fábricas como de papel e celulose.
Na hora de escolher um tipo de difusor de sucção, é importante considerar os seguintes fatores:
- Tamanho da bomba: O difusor deve ser compatível com o diâmetro da tubulação de sucção da bomba.
- Material do difusor: Os difusores de sucção são comumente fabricados em ferro fundido, aço inoxidável ou PVC, cada material com suas características e aplicações específicas.
- Condições de operação: O difusor deve ser adequado às condições de temperatura e pressão do sistema.
- Vazão da bomba: O difusor deve ser capaz de lidar com a vazão de fluido da bomba sem restringir o fluxo.
- Tipo de fluido: O material do difusor deve ser compatível com o tipo de fluido a ser bombeado.
- Reputação do fabricante: É importante escolher um difusor de sucção de um fabricante confiável e experiente na produção de componentes de alta qualidade para bombas centrífugas.
Veja Também:
Fontes: Tractian.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.