Engenharia 360

Como Funciona uma Usina de Concreto?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 18/09/2023 4 min
Usina de concreto do Túnel de Taguatinga | Imagem de Agência Brasília via Flickr – https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/52049753872/

Como Funciona uma Usina de Concreto?

por Simone Tagliani | 18/09/2023
Usina de concreto do Túnel de Taguatinga | Imagem de Agência Brasília via Flickr – https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/52049753872/
Engenharia 360

Quem estuda ou trabalha com construção civil já ouviu falar em usina de concreto. Trata-se de um modelo de instalação essencial para a produção e distribuição de concreto usinado. E, aliás, esse é um bom ramo de negócio para investir no mercado atual. Mas, antes, é preciso conhecer os diferentes tipos de concreto ou adquirir concreto usinado para suas obras, procurando a central mais próxima.

Vale dizer que é comum que empreiteiras e engenheiros, especialmente em áreas urbanas onde os canteiros são restritos, contratem usina de concreto. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

usina de concreto
Imagem de Fotos GOVBA via Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Instalada_na_Bahia_uma_das_maiores_
empresas_de_cimento_do_mundo.jpg

Quais são os benefícios de contratar uma concreteira para fornecimento de concreto?

Antes de explicar como funciona uma usina de concreto, queremos esclarecer porque muitas empreiteiras e engenheiros optam por contratar usinas de concreto. As razões são diversas. Primeiro porque muitas vezes é simplesmente inviável a produção manual de concreto. Também tem a questão da complexidade logística - usinas de concreto são frequentemente localizadas em zonas estratégicas das cidades, reduzindo a distância para as obras - e a otimização de espaço, que são outros desafios que podem ser superados caso haja a contratação dos serviços de uma usina de concreto.

Algo que pesa demais nessa decisão é a questão da padronização e garantia de qualidade do produto que é oferecido. Já que o concreto produzido pelas concreteiras segue rigorosamente normas técnicas, como a NBR 7212/2012, o que assegura a uniformidade do material e sua conformidade com os padrões de segurança e resistência estabelecidos. Essa tranquilidade é ainda mais bem-vinda em grandes obras, reduzindo as complicações, sobretudo com mão de obra, que venha a levar a variações no traço da massa, por exemplo.

Por fim, as usinas de concreto também oferecem serviços de bombeamento, simplificando ainda mais o processo de entrega e colocação do concreto, especialmente em locais de difícil acesso.

Em suma, as usinas de concreto desempenham um papel fundamental na indústria da construção, fornecendo concreto de alta qualidade para atender às necessidades das obras.

usina de concreto
Usina de concreto do Túnel de Taguatinga | Imagem de Agência Brasília via Flickr - https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/52049753872/

Veja Também: Domine o Detalhamento de Estruturas em Concreto Armado: Boas Práticas e Dicas Essenciais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são os cuidados recomendados ao receber concreto de uma usina?

Quando o concreto chega de uma usina de concreto, não se pode jogar o material diretamente nas formas. Antes, é preciso verificar o lacre da betoneira, realizar ensaios de abatimento do concreto - chamado de slump test - para medir sua consistência e garantir a qualidade do material.

Recomenda-se adquirir o concreto de uma concreteira que esteja até 35 km da obra. Contudo, em cidades com trânsito mais intenso, essa distância deve diminuir para 15 km apenas, evitando que o produto chegue vencido na obra, ou seja seja adicionada uma quantidade excessiva de água.

Aliás, nem água demais, nem água de menos! A cura do concreto é importante para evitar a perda de água e garantir a continuação das reações químicas entre a água e o cimento, o que fortalece o concreto e previne o surgimento de fissuras. Atenção: até 30% da resistência do concreto pode ser perdida se a cura não for realizada.

A cura envolve manter o concreto úmido e na temperatura adequada por um período de tempo especificado. Isso ajuda o concreto a ganhar resistência e durabilidade.

usina de concreto
Imagem de Life Of Pix em Pexels
usina de concreto
Fábrica de concreto da Novacap | | Imagem de Agência Brasília via Flickr - https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/33914426308/

Veja Também: Construção em tempo recorde: Prédio é erguido em menos de 30 horas na China

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são os principais passos no processo de produção de concreto em uma usina de concreto?

Como explicado de forma breve antes, um central de concreto deve ser monta em região onde possa atender a demanda. Mas essa escolha de local também depende de outras questões, como a concorrência. Já para obras mais distantes, algumas empresas atendem com modelos de usa de concreto móvel.

O passo a passo do processo de produção de concreto em uma usina de concreto inclui:

  • armazenamento e separação, em silos e tanques, dos agregados (areia e brita), cimento, aditivos e água;
  • pesagem dos ingredientes em quantidades precisas de acordo com a formulação específica para o tipo de concreto desejado;
  • mistura dos ingredientes de forma intensa até se tornar uma massa homogênea de concreto;
  • carregamento do concreto em caminhões-betoneira, equipados com tambores giratórios - para manter a mistura em constante movimento - para o transporte até a obra;
  • descarregamento do concreto no local da obra;
  • realização do processo de cura, onde o concreto é cuidadosamente tratado para evitar a perda de umidade, garantindo a resistência e durabilidade do concreto;
  • e, durante esse processo, o concreto é regularmente testado, para garantir que ele atenda a rigorosos padrões de qualidade e resistência.

Veja Também:


Fontes: Concreto Usinado.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo