Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como eu me decidi pela Engenharia de Produção

por Jéssica Dias | 07/01/2015
Copiado!

Uma pergunta muito frequente que eu recebo é por que motivos eu resolvi fazer Engenharia de Produção, então hoje resolvi compartilhar com vocês como foi o meu processo decisório. Quero deixar claro que essa é minha experiência pessoal, cada pessoa tem suas razões pessoais ao fazerem suas escolhas e meu propósito aqui é só dizer pra vocês o que me motivou a fazer o que faço hoje. Espero que gostem e compartilhem conosco como vocês escolheram o curso de vocês!

engenharia-de-produca-blog-da-engenharia

Até o início do terceiro ano do Ensino Médio eu não tinha ideia do que fazer, só sabia o que eu com certeza não queria: cursos na área de saúde e alguns cursos de humanas, como Direito. Eu sempre estudei em escola pública, sempre tirava notas boas, mas tinha minhas matérias favoritas: Matemática, Física, Inglês, Português – sempre gostei de escrever – e a parte de Biologia Celular.

Junto com o terceiro ano comecei a fazer um curso pré-vestibular, onde tive professores excelentes de todas as disciplinas. Porém, um deles me conquistou desde a primeira aula; ele ministrava Álgebra e Física. Fiquei completamente encantada com a forma que ele apresentava a matemática e a física, os exemplos práticos, a ‘razão’ de ser importante estudarmos cada um daqueles tópicos… Assim fui gostando mais e mais da área de exatas, mas ainda não conseguia me decidir por um curso específico, só sabia que eu queria uma profissão que me permitisse ajudar a organização em que eu estivesse de alguma forma.

engenharia-de-produca-blog-da-engenharia.jpg2

Comecei então a pesquisar sobre todos os cursos possíveis na área, lia todos os sites possíveis e, como sempre, já fui eliminando o que eu não queria.

Eu gostaria de fazer um curso em que eu pudesse aprender sobre várias áreas diferentes, que me desse a oportunidade de trabalhar em empresas de ramos diferentes e que também me desse certo “suporte” caso eu quisesse abrir minha própria empresa um dia, além da vontade de fazer da organização um lugar melhor.

A graduação que, na minha opinião, reunia a maioria das características que eu procurava estava na Engenharia de Produção: eu poderia atuar em áreas diferentes, como Financeira, Gerência de Projetos, chão de fábrica e manufatura, Logística, consultoria, tecnologia etc; o curso oferecia disciplinas de gestão estratégica, organização industrial, operações e serviços, empreendedorismo, o que na minha concepção poderia ser importante ao tentar abrir meu próprio negócio; além disso, era um trabalho que poderia melhorar os processos dentro da organização.

engenharia-de-produca-blog-da-engenharia.jpg3

E foi dentro deste contexto que eu decidi que essa seria a minha primeira graduação.


:: Saiba mais: O que faz um Engenheiro de Produção?


É claro que você pode, com seu trabalho, ajudar a qualquer organização em qualquer profissão que você esteja, e também pode ter seu próprio negócio sem, necessariamente, cursar Engenharia de Produção ou qualquer outro curso. Isso tudo depende também de nós! O determinante para a minha escolha foi o meu perfil, minha interpretação das coisas que li e minha visão do que seria importante para a carreira que eu quero construir. Por esses e por outros motivos essa decisão não pode ser terceirizada, afinal é você quem vai passar 5 anos na faculdade e viver aquela profissão no futuro.

Portanto, leve em conta o que é importante pra você, suas habilidades, suas opiniões, suas limitações (caso você tenha alguma), aquilo que você gosta e deseja para seu futuro. O que quer que você faça, seja o melhor que você pode ser!

E você, como foi a escolha da sua graduação? Compartilhe conosco!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários