Engenharia 360

Que tal construir seu próprio destilador portátil e ter água potável sempre que precisar?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/10/2024 | Atualizado em 18/11/2024 5 min
Imagem reproduzida de Henry Glogau

Que tal construir seu próprio destilador portátil e ter água potável sempre que precisar?

por Redação 360 | 27/10/2024 | Atualizado em 18/11/2024
Imagem reproduzida de Henry Glogau
Engenharia 360

Com o aumento das mudanças climáticas, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade cresce ao redor do mundo. Milhões já sofrem com a escassez de água potável, uma preocupação que tem impulsionado a criação de soluções inovadoras que garantem o acesso a esse recurso vital. Neste artigo do Engenharia 360, queremos citar como exemplo o projeto de destilador solar portátil desenvolvido pelo arquiteto neozelandês Henry Glogau. Continue lendo para saber mais!

destilador portátil
Imagem reproduzida de Henry Glogau

O contexto da escassez de água potável

Antes de apresentarmos o projeto de Henry Glogau, queremos explanar sobre a necessidade de soluções inovadoras em engenharia hídrica. Atualmente, 1 bilhão de pessoas no mundo vivem em assentamentos informais, sem acesso à água potável e saneamento básico. Essas comunidades são as mais afetadas pelas mudanças climáticas e escassez de recursos. Sem água potável, sua saúde fica comprometida e também o desenvolvimento social e econômico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Glogau, durante sua formação na Royal Danish Academy em Copenhague, teve a oportunidade de trabalhar com comunidades vulneráveis no Chile. Essa experiência o inspirou a criar um sistema que não apenas purifica água, mas também considera as condições locais e os recursos disponíveis.

O que é o Portable Solar Distiller

Henry Glogau deu a sua melhor resposta criativa ao mundo; ele desenvolveu o Portable Solar Distiller (Destilador Solar Portátil), capaz de purificar água poluída e salgada através de uma tecnologia simples e design acessível, de estrutura leve e versátil, transformável e adaptável, que ainda oferece sombra e um local de encontro para aqueles que mais precisam, nos mais diferentes contextos.

destilador portátil
Imagem reproduzida de Danish Design Award

O Portable Solar Distiller pode ser montado rapidamente (em cerca de 30 minutos), a baixo custo, e gerar até 18 litros de água purificada por dia, se valendo de energia solar para destilar o líquido. E você mesmo pode reproduzir o modelo, basta separar uma lona plástica (2,4 metros de diâmetro), algumas garrafas plásticas e varas de bambu. O segredo todo está na configuração do modelo, que foi pensado para maximizar a eficiência da destilação e ainda poder também criar o espaço sombreado.

destilador portátil
Imagem reproduzida de Henry Glogau

Montagem e funcionamento do destilador passo a passo

  • Para montar o destilador portátil idealizado pela Glogau, você primeiro terá de escolher uma base sólida e plana, onde o dispositivo será acomodado.
  • Depois, será preciso reservar um recipiente de plástico escuro ou pintado de preto para absorver o calor. Essa será a base do destilador, onde deverá ser despejada a água do mar ou água poluída. O sol irá aquecer essa base ao longo do dia, fazendo com que a água evapore e deixando para trás sal, patógenos e contaminantes.
  • Certifique-se de que a lona está bem esticada para evitar que a água escape para fora da estrutura.
  • Utilize uma folha de plástico transparente para criar o dossel (cobertura) que vai cobrir a estrutura. Para melhorar a condensação, crie micro-ranhuras na parte interna do plástico, imitando as folhas das plantas para canalizar a água para o centro da estrutura. Então, o vapor de água limpa condensará na camada superior de plástico transparente, equipada com as micro-ranhuras, direcionando as gotículas para o centro da estrutura, onde cairão em direção a um funil.
destilador portátil
Gif reproduzido de Henry Glogau
destilador portátil
Imagem de Lexus Design Award reproduzida de Ciclo Vivo
destilador portátil
Imagem de Lexus Design Award reproduzida de Ciclo Vivo
  • Coloque o funil no centro da estrutura, certificando de que a peça está bem posicionada para capturar todas as gotículas.
  • Conecte uma torneira ao tubo na parte inferior do funil. A água doce condensada será, então, acessada por ela ou pode ser guiada para um tanque de armazenamento.
destilador portátil
Imagem reproduzida de Henry Glogau
destilador portátil
Imagem reproduzida de Henry Glogau
destilador portátil
Imagem de Lexus Design Award reproduzida de Ciclo Vivo
  • Por fim, verifique que todo o sistema de saída está bem vedado e seguro para evitar vazamentos.

Impacto social e ambiental do destilador solar

Uma das principais vantagens do Portable Solar Distiller é a sustentabilidade, pois ele utiliza luz solar como fonte de energia, sem depender de combustíveis fósseis. Por isso, diz-se que essa tecnologia está bem alinhada à crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de soluções que reduzam a pegada de carbono. Seu design, em sistema modular, construído com materiais locais, é facilmente adaptável às necessidades de muitas comunidades vulneráveis e carentes. E além de promover a autossuficiência, também promove o engajamento comunitário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por tudo isso (potencial de impacto positivo no futuro), o projeto foi selecionado em 2021, dentro de milhares de inscrições de dezenas de países diferentes, para receber o prêmio Lexus Design Award, apresentado na Semana de Design de Milão. Este prêmio não só valida a inovação por trás do design, mas também ressalta sua importância social em tempos de crise hídrica. Mas Glogau garante que deve continuar trabalhando para otimizar o desempenho do seu destilador.

Bônus | Solução compacta para situações de emergência

Quem dera, no futuro, todas as comunidades possam construir e manter seus próprios destiladores; isso poderia minimizar os impactos da escassez de água pelo mundo. O futuro do Portable Solar Distiller parece promissor, mas existem outros bons exemplos de design que podemos replicar. Um deles é o Destilador Solar da Aquamate, solução eficaz para obter água potável em situações de emergência, como no mar.

destilador portátil
Imagem reproduzida de Náutica Press
destilador portátil
Imagem reproduzida de Náutica Press

Um modelo como o Aquamate é capaz de produzir 500 a 2000 ml (ou 0,5 a 2 litros), destilando água do mar ou água impura usando a radiação solar. O exemplo apresentado no vídeo a seguir é compacto (com cerca de 26 x 23 x 7 cm) e reutilizável, utilizado por serviços militares e civis há mais de 50 anos. Confira:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Luz solar transforma água salgada em água potável


Fontes: Ciclo Vivo, Nautica Press, Henry Glogau.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo