Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como conseguir um estágio durante a pandemia?

por Samira Gomes | 15/07/2020
Copiado!

A pandemia afetou a oferta de estágios, mas trouxe oportunidades para quem deseja conquistar uma vaga

Devido à pandemia da Covid-19, houve uma redução na contratação para estágios, dado que comércios, escritórios, instituições de ensino e outras organizações foram fechados. Entretanto, alguns setores apontados como essenciais, a exemplo da saúde, varejo e logística, mantiveram as admissões invariáveis. Saiba qual direção seguir para garantir uma vaga!

mão digitando em computador
Foto: Glenn Carstens Peters/via Unsplash

Importância do estágio

Além de ser uma possibilidade de adquirir renda, o estágio é um período muito relevante para o progresso da carreira de qualquer profissional. Esse processo, pelo qual todo discente precisa passar, é o principal meio de ingresso para o mercado de trabalho e um método de aperfeiçoar todos os conhecimentos ofertados pela instituição de educação.

Dentro da sala, o estudante aprende a teoria. No estágio, todo esse aprendizado adquirido é posto em prática, quando o estagiário passa a lidar com situações divergentes, que serão capazes de ajudá-lo a construir uma carreira mais flexível e adquirir habilidades de extrema importância para o sucesso profissional.

estudante vestindo jaqueta jeans e segurando livros
Foto: Element5 Digital/via Unsplash

Oportunidades em tempos de coronavírus

Uma pesquisa, realizada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), aponta que 3,6% das contratações de estágio cresceram nos três primeiros meses de 2020. No entanto, com o surto da Covid-19, naturalmente houve uma queda nesse número.

Ainda que o número de vagas tenha sofrido uma redução, o mercado continua oferecendo oportunidades. Nos setores considerados essenciais, como instituições de saúde, supermercados e atacadistas, as admissões em meio à pandemia aumentaram em alguns casos. Segundo Nilson Neiva, supervisor do CIEE em Salvador, a demanda por estagiários em indústrias, comércio em geral e órgãos públicos é superior, e cursos como administração, educação física, ciências contábeis e letras oferecem muitas chances para os profissionais em formação.

jovem em estágio
Foto: Sales Navigator/ via Unsplash

Como se preparar?

Apesar das consequências negativas da pandemia, a oportunidade de se capacitar e aprimorar o currículo com cursos, por exemplo, surgiu com a quarentena. São diversas as plataformas que estão ofertando cursos gratuitos profissionalizantes, a exemplo do CIEE, que disponibilizou mais de 20 cursos em seu site.

Para garantir uma vaga no processo seletivo, a especialização em uma área específica de interesse é de extrema importância, tendo em vista que o candidato com maior flexibilidade, capacitação e facilidade para trabalhar em equipe tem chances mais altas de ser contratado.

Dicas para garantir uma vaga

O estágio oferece muitos benefícios. Além das técnicas e práticas que são adquiridas pelo estudante durante esse processo, é um meio de incrementar o currículo. Para garantir a sua vaga, separamos algumas dicas importantes:

Prepare o currículo da maneira correta: durante a construção do currículo, organize as informações de modo simples e direto, para que a leitura seja bem fluída. Para auxiliar nessa questão, existem alguns templates na internet.

Busque ser verdadeiro: adicionar informações falsas no currículo ou até mesmo mentir durante a entrevista podem comprometer as chances de ser aprovado no processo seletivo.

entrevista de estágio e emprego duas mulheres conversando
Seja honesto (a) durante a entrevista. Foto: Divulgação

Apresente suas experiências: ainda que sejam vivências sem relação com a área que está sendo buscada pelo candidato, é importante apresentá-las, uma vez que todo o conhecimento adquirido pode ser fundamental em diversas situações.

Tenha LinkedIn: essa plataforma é muito relevante para manter um espaço no mercado e divulgar o currículo. Muitas empresas analisam o perfil de candidatos por meio dessa rede social.

Conheça 7 dicas para conseguir um estágio usando o LinkedIn!

Já está nos acompanhando pelo Linkedin? Siga a gente por lá e fique por dentro das novidades profissionais da área de engenharia e também de vagas de estágio e emprego que publicamos!

Fonte: O Petróleo

Você encontra ou já encontrou dificuldades para conseguir um estágio? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Samira Gomes

Engenheira de Produção em formação no Vale do São Francisco. Nordestina fascinada pela escrita. Almeja levar Engenharia e Tecnologia a todos, por meio das palavras, pois acredita que a leitura é a principal ferramenta de aprendizagem.

Comentários