Engenharia 360

Como Calcular o Volume de Areia em um Caminhão Basculante

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/02/2024 2 min
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Como Calcular o Volume de Areia em um Caminhão Basculante

por Redação 360 | 02/02/2024
Imagem de rawpixel.com em Freepik
Engenharia 360

Calcular o volume de areia em um caminhão basculante é essencial para garantir a segurança e a eficiência no transporte desse material. Neste guia do Engenharia 360, você aprenderá o passo a passo para realizar esse cálculo de forma precisa e confiável. Confira!

Passo 1: Medição da Caçamba

O primeiro passo é medir o comprimento e a largura da caçamba do caminhão. Em seguida, multiplique essas dimensões para encontrar a área da caçamba. Por exemplo, se a caçamba tem as dimensões de 3,4m x 2,5m, a área será de 8,5 m².

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Calcular o Volume de Areia em um Caminhão Basculante
Imagem reproduzida de TRANSLUSA Transporte caminhão

Veja Também: Concreto Auto Adensável: como usar e quais as principais vantagens?

Passo 2: Medição da Altura

Após medir a caçamba, crave um vergalhão ou um sarrafo em cinco pontos do material transportado (um em cada canto da caçamba e um no centro) e anote as alturas encontradas. Em seguida, encontre a altura média do monte de areia somando os valores anotados e dividindo por 5. Por exemplo, se as alturas encontradas forem 0,80 m, 0,95 m, 0,92 m, 0,81 m e 1,05 m, a altura média será de 0,906 m.

Calcular o Volume de Areia em um Caminhão Basculante
Imagem de IlyaYurukin formulário PxHere

Passo 3: Cálculo do Volume

Para encontrar o volume total de areia no caminhão, multiplique a área da caçamba pela altura média. Utilizando o exemplo anterior, o volume de areia será de 7,701 m³.

Passo 4: Estimativa de Custo

Por fim, estime o custo multiplicando o volume de areia pelo preço por metro cúbico. No exemplo, se o metro cúbico de areia custar R$ 97,00, o valor total será de R$ 747,00.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Segue Obra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo