Engenharia 360

Como calcular o tempo de execução de uma obra: dicas para acertar na hora de planejar

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/12/2023 5 min
Imagem de Denniz Futalan em Pexels

Como calcular o tempo de execução de uma obra: dicas para acertar na hora de planejar

por Redação 360 | 22/12/2023
Imagem de Denniz Futalan em Pexels
Engenharia 360

Todo mundo já ouviu a expressão "tempo é dinheiro", e ela combina demais com construção civil. Por exemplo, um dos aspectos mais importantes a serem considerados em projetos de engenharia é qual o tempo de execução de uma obra.

Com projeções baseadas em estudos rigorosos, assertivos e organizados consegue-se dimensionar os custos e o trabalho a ser aplicado, o que resultará em uma série de desdobramentos referentes às tarefas ligadas à profissão. Uma etapa importante é o cálculo do tempo de execução de obra. Confira detalhes neste guia Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tempo de execução de uma obra
Imagem de Davide Locatelli em Pexels

1. Avalie históricos

A primeira referência de quanto pode ser o tempo de execução de uma obra são as outras obras já executadas. Pensando nisso, o engenheiro responsável pelo projeto e/ou execução pode tomar como exemplo o próprio histórico da sua empresa ou de empresas concorrentes de sua empresa, estudando principalmente os padrões recorrentes em destaque na documentação.

2. Defina as atividades e suas respectivas produtividades

Depois que o projeto de engenharia foi desenvolvido, que cada etapa de execução foi bem determinada - ainda mais tomando as outras obras anteriores como referência -, fica fácil entender quais atividades serão realizadas na sequência. Inclusive, entender quais as suas respectivas produtividades em termos de quantidade de trabalho.

3. Elabore um cronograma de obras

A visualização de todas as etapas e tempo de execução de uma obra fica mais fácil se estiver em forma de cronograma, contendo em itens os serviços a serem executados e as datas de sua execução. Esse documento será depois usado como ferramenta de planejamento e controle.

tempo de execução de uma obra
Imagem de Akin Victor em Pexels

4. Tenha um bom planejamento pré-obra

O planejamento de cronograma é, portanto, só um dos vários documentos pré-obra necessários para garantir o sucesso do projeto. Mas voltando ao cronograma, vale ressaltar que é preciso estimar o tempo de execução de uma obra a curto, médio e longo prazo, considerando situações adversas que possam impactar as atividades. E, principalmente, contar com ferramentas de gestão para o decorrer da obra, organizando as tabelas, acompanhando o progresso e identificando possíveis problemas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Elimine atividades que não agregam valor

Caso haja atrasos no tempo de execução de uma obra, é bom identificar quais atividades possam ser eliminadas da lista, pensando em corrigir o calendário. Só atenção! Essas atividades são aquelas que não agregam valor e que, além disso, geralmente geram desperdícios de tempo e de recursos.

Dicas adicionais para otimizar o tempo de execução de uma obra

  • Comunique-se de forma eficaz: É importante manter a comunicação aberta e transparente entre todos os envolvidos na obra. Isso ajudará a evitar erros e atrasos.
  • Seja flexível: É importante estar preparado para lidar com imprevistos. Por isso, é importante ter um cronograma flexível que permita ajustes conforme necessário.
  • Realize um dimensionamento preciso: Dividir a tarefa macro em etapas é essencial. O dimensionamento adequado reduz complexidade e riscos.
tempo de execução de uma obra
Imagem de Davide Locatelli em Pexels

Como montar um cronograma de obras

Confira o passo a passo de como estabelecer um cronograma de obras claro e bem detalhado:

  1. Divida a tabela em pacotes de trabalho: Separe a obra em etapas, como preparação do terreno, fundação, estrutura, acabamentos, etc.
  2. Estime o tempo por etapas: Considere que a preparação do terreno pode levar 1 mês, a fundação 2 meses, a estruturação 4 meses, e assim por diante.
  3. Defina atividades predecessoras e dependências: Defina as atividades que dependem umas das outras. Por exemplo, a estruturação não pode começar antes da conclusão da fundação.

Técnica Benchmarking

Como citamos anteriormente, o histórico de obras da própria empresa ou de empresas anteriores é a melhor referência para a elaboração de uma estimativa de tempo de execução de uma obra. Então, o profissional responsável por estudar o projeto deve estudar também projetos similares. Por exemplo, se outro edifício foi construído em "X" meses, considere os fatores que levaram a essa duração.

Muitos engenheiros utilizam a técnica Benchmarking como caminho para otimizar os processos do seu negócio com base nas melhores práticas do mercado. Trata-se da análise comparativa de concorrentes em busca de estratégias bem-sucedidas que podem ser replicadas na sua empresa. Por exemplo, se um edifício similar levou "X" meses para ser concluído, avalie as possíveis razões para a diferença de tempo. A média determinada por esse estudo histórico revela quanto pode ser o tempo de execução de uma obra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Técnica PERT

PERT quer dizer, no inglês, "program evaluation and review technique"; na tradução literal para o português seria "técnica de avaliação e revisão de programas". Trata-se de mais uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos. Dá para utilizá-la também para calcular o tempo de execução de uma obra. Por exemplo, vamos supor que a média histórica levantada pela técnica Benchmarking varie entre 3 e 5 meses.

  • Cenário Pessimista (P): Considere 5 meses para a estruturação.
  • Cenário Mais Provável (MP): Utilize a média dos tempos históricos, 4 meses.
  • Cenário Otimista (O): Considere 3 meses para a estruturação.

Aplicando a fórmula P + 4 x MP + O / 6, temos (5 + 4x4 + 3) / 6 = 4 meses. Portanto, conforme a técnica PERT, a duração esperada para a estruturação é de 4 meses.

tempo de execução de uma obra
Imagem de Fernando Reyes em Pexels

Considerações finais

Calcular o tempo de execução não é apenas uma tarefa técnica, é um elemento estratégico crucial. Por isso, aprimorar continuamente os processos e buscar a melhoria constante são a base para garantir não apenas a entrega no prazo, mas a excelência na engenharia e arquitetura.

Mostramos neste texto como olhar para o passado e o presente para criar estimativas. Contudo, existem estudos mais sérios que determinam padrões de qualidade e eficiência na construção civil. Muito disso está descrito nas normas brasileiras. Veja, a seguir, o tempo de execução de uma obra conforme as NBRs:

Veja Também:


Fontes: Concrete Show.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo