Engenharia 360

Aumente sua produtividade no trabalho em apenas 5 minutos

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 13/06/2022 | Atualizado em 16/06/2022 4 min

Aumente sua produtividade no trabalho em apenas 5 minutos

por Simone Tagliani | 13/06/2022 | Atualizado em 16/06/2022

O que será que torna você uma pessoa improdutiva? Passa mais tempo pensando nas suas horas de lazer e descanso? Bem, talvez seja porque você está desmotivado! E qual o motivo disso? Pode ser por conta de um sentimento de insatisfação com o seu emprego, estudo ou outras tarefas. Mas nossas obrigações se acumulam, assim como as contas. Portanto, não desista! Vamos te ajudar a ficar motivado e conseguir dar conta do recado. Pronto? Então, acompanhe o texto a seguir!

Dicas de práticas para aumentar a motivação e criatividade

Nossa lista é baseada em um estudo do especialista em neurociência, Leah Borski, compartilhado em reportagem da Revista Exame. Se você seguir esse passo a passo, é possível que se torne uma pessoa menos estressada, mais feliz e, quem sabe, com muito sucesso, sem perder em nada a sua qualidade de vida ou mesmo descanso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Passo 1 – Meditação

Descanse! É isso aí! Não deixe de cumprir os seus intervalos regulares de descanso, pois os mesmos impulsionam energia produtiva, criatividade, liderança, mentalidade positiva, intuição e até memória. Uma vida muita agitada, sempre no 220 volts, alimentada de muitos cafés e energéticos não rende sempre tão bem quanto acreditamos. A única coisa que conseguimos com isso é o eterno estresse e sensação de exaustão.

Durante o período em que você estiver no trabalho, não poderá tirar cochilos, claro. Mas, no momento do intervalo, pode fazer uma meditação, fechando os olhos, assim liberando energia associada ao processamento de informações visuais, o que já trará um alívio considerável. Nesse momento, tente se concentrar na sua mente, tentando acessar as ideias inovadoras que possam lhe ajudar depois a resolver os seus problemas.

produtividade
Imagem de Pixabay

Dica 1: faça isso no ambiente mais aconchegante possível, até mesmo com uma música suave de fundo. É possível que, com esses estímulos agradáveis, você se sinta à vontade para “sonhar acordado”. Não tenha medo!

Deixe mesmo o pensamento fluir livremente, se desfazendo de toda a confusão mental. Se ainda assim sentir dificuldade de relaxar, faça o óbvio, pense em uma imagem ou paisagem relaxante para você, preferencialmente com tons de azul e laranja, respectivamente, estimulando a calmaria e a criatividade. Ah, e não esqueça de colocar o despertador, para não perder a hora de voltar ao trabalho!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

produtividade
Imagem de Pixabay

Dica 2: mantenha perto de você durante a meditação um bloco de papel e caneta. Até mesmo o gênio Leonardo Da Vinci fazia isso, sabia? A intenção é que, se você tiver qualquer lampejo de inspiração, possa rapidamente anotar antes que esqueça.

Passo 2 – Exercício de respiração

Sabia que, quando estamos tensos no trabalho, existem alguns exercícios físicos rápidos que podemos fazer para aliviar nosso cérebro? Um deles é massagear as nossas mãos, também a parte de trás das nossas orelhas e ainda mexer a cabeça de um lado ao outro, mexendo com a coluna. Outra é respirar profundamente algumas vezes – aspirando com o nariz e soltando o ar através da boca – oxigenando, assim, o cérebro.

Aliás, o cérebro de um adulto consome 20% do oxigênio, sabia? Então, pode-se dizer que ele é como o combustível que esse órgão precisa para executar tarefas, como tomada de decisões. Portanto, respirar profundamente algumas vezes vai te ajudar a se sentir mais relaxado e conseguir realizar melhor os processos mentais inconscientes, apoiando sua criatividade e produtividade.

produtividade
Imagem de Pixabay

Passo 3 – Alternância de atividades

Por fim, aqui vai uma sugestão que não foi dada pela Dra. Leah Borski, mas pela autora deste texto, que sofre de déficit de atenção. Às vezes, pode acontecer, pelo tipo de tarefa ou sua capacidade de concentração, de manter o foco no trabalho por mais de 5 ou 10 minutos. Algo que pode funcionar é intercalar dois afazeres ao mesmo tempo. Por exemplo, se está estudando para uma prova, alternar leitura de texto com exercícios.

produtividade
Imagem de Pixabay

Inclusive, não sei de você, mas a minha falta de concentração é tão grande que, para conseguir passar nas provas de todos os cursos que já realizei, sempre estudei realizando exercícios, como lendo um livro caminhando pelo pátio de casa ou ouvindo áudios de aulas pedalando bicicleta ergométrica. Tem dias que vou tocando meu trabalho até o momento que percebo que começo a perder a concentração, daí faça uma pausa e limpo ou arrumo algo em volta de mim, ou ainda adianto a pesquisa de outro trabalho. E se funciona para mim, pode funcionar para você!

Mas, atenção! Nesse processo, é importante estabelecer metas diárias, semanais e mensais, para não se perder. Até vale a pena anotar tudo em uma agenda. Por fim, depois que você se conhecer melhor e entender como pode potencializar o seu tempo no dia-a-dia, montar um esquema de horários em um mural de recados. Desse jeito, mesmo alternando tarefas, jamais descumprirá as suas entregas de aulas ou promessas realizadas à parceiros de negócios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Exame.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.