Engenharia 360

Conheça modelos de coletes à prova de balas e colete que aquece o corpo

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 4 min

Conheça modelos de coletes à prova de balas e colete que aquece o corpo

por Redação 360 | 15/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Por certo, você já ouviu falar da tecnologia dos coletes à prova de balas, não é mesmo? Pois bem, ela começou a ser desenvolvida na década de 1950, no período das guerras da Coreia e do Vietnã. Só que, naquela época, ela mais parecia uma armadura medieval, pois eram placas de aço costuradas em pano, muito pesadas e desconfortáveis. Na década seguinte, tudo mudou, com a criação do kevlar, uma fibra sintética de aramida muito resistente e leve, um polímero resistente ao calor e cinco vezes mais resistente que o aço por unidade de peso.

colete à prova de balas
Imagem reproduzida de Superinteressante
colete à prova de balas
Imagem reproduzida de Blog Gestão de Segurança Privada

Veja Também: Tecido eletrônico multifuncional acaba de ser desenvolvido

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Novos e melhorados coletes à prova de balas

Modelos em kevlar

O kevlar foi usado nos coletes à prova de balas até os anos de 1990, compondo várias camadas de proteção capazes de acolher as balas e achatar sua ponta, distribuindo seu impacto por todo o tecido, até paralisá-las por completo. E o reforço do colete era feito com placas rígidas de uma cerâmica especialmente resistente.

colete à prova de balas
Imagem reproduzida de Wikipédia
colete à prova de balas
Imagem reproduzida de Oficina da Net
colete à prova de balas
Imagem reproduzida de TecMundo

Modelo em polietileno

Na década de 1990, a empresa AlliedSignal patenteou a Spectra. Trata-se de uma fibra de polietileno muito mais resistente que o aço. Isso por suas moléculas serem esticadas uniformemente em uma só direção; e, desse jeito, elas simplesmente não deformam. Esta foi a tecnologia empregada nos coletes à prova de balas Spectra Shield, bem mais duráveis; sem perder a força em contato com a água; e, além disso, oferecem mais proteção com menos camadas, portanto com menor peso.

Aliás, os coletes à prova de balas Spectra Shield são compostos de duas camadas de fibra, coladas com resina e formando uma rede, selada com dois filmes de plástico e super segura ao impacto de balas, protegida de sujeira, cortes e outros danos.

colete à prova de balas
Imagem reproduzida de Superinteressante
colete à prova de balas
Imagem reproduzida de Dimensão Indústria – Grupo Dimensão

Um modelo de colete além dos coletes à prova de balas

Modelo que aquece

Nada de baterias e componentes eletrônicos, isolamento ou eletricidade. O colete Entropy Veste – perfeito para atletas se aquecerem nos primeiros minutos do seu treino diário – só não é mais legal que os coletes à prova de balas. Mesmo assim, ele consegue aumentar a temperatura corporal por conta do seu material, capaz de mudar de fase. Basta o usuário pressionar um interruptor mecânico. Depois, o calor é espalhado lentamente pelo torso da pessoa até atingir uma temperatura adequada, bem mais eficiente que os tecidos isolantes típicos ou sistemas de aquecimento eletrônico. É uma reação química surpreendente! E a melhor parte é que ele pode ser tratado, usado e lavado normalmente!

colete que aquece
Imagem reproduzida de TechBreak

Como é isso? Bem, o colete Entropy Veste é cheio de tubos preenchidos com um composto químico que pode armazenar e liberar energia. Enquanto está na fase líquida, a peça permanece fria. Mas no momento em que o usuário pressiona um botão, o líquido começa a mudar sua estrutura, liberando calor à medida que a reação progride pelo sistema vascular do colete, transformando-se em um “gel confortável”, que pode aquecer até 40 graus Celsius. Assim, à medida que o corpo naturalmente começa a aquecer com a sua atividade. o colete também aquece.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para finalizar, o Entropy Veste é reutilizável. Contudo, os especialistas acreditam que seu desempenho pode diminuir um pouco após muitos anos de uso. Por isso, é uma tecnologia ainda em aprimoramento. O que achou? Escreva nos comentários!

colete que aquece
Imagem reproduzida de el confidencial
colete que aquece
Imagem reproduzida de el confidencial

Fontes: Super Interessante, El Confidencial.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo